
Melhores Praias de Maragogi – Maragogi é um dos destinos mais incríveis do país. Localizado em Alagoas, na região da Costa dos Corais, abriga as praias mais lindas do Brasil. Ao total, são cerca de 23 quilômetros de mar com águas cristalinas e quentes. Um verdadeiro paraíso. Neste post de hoje, montamos um guia completo para você aproveitar ao máximo suas férias por lá: como chegar, melhor época, onde se hospedar e, claro, as suas 10 melhores praias. Confira! Ao final, aproveite para deixar seu comentário.
MARAGOGI: ONDE FICA
Maragogi está localizada no norte de Alagoas, a 128,3 quilômetros de Maceió, a 135 quilômetros de Recife e a 88,4, de Porto de Galinhas.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
O destino fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA), na Costa dos Corais – que ocupa 135 quilômetro da costa brasileira. Uma área de proteção ambiental no nordeste brasileiro que vai de Tamandaré (PE) a Maceió (AL), em um trecho de aproximadamente 200 km.
COMO CHEGAR A MARAGOGI
Para chegar a Maragogi, a melhor forma é ir de carro alugado ou de transfer.
DE TRANFER:
Para quem quer praticidade, o transfer é a opção mais acertada. É a que mais recomendamos e usamos, principalmente, por viajarmos com mamis. É possível contratar uma empresa antes de chegar no destino e ser recebido com todo conforto.
Se a intenção for se hospedar na cidade, o serviço privativo é a alternativa mais comum. Mas, se for apenas um bate e volta, saindo de Maceió ou Porto de Galinhas, por exemplo, diversas empresas fazem tanto tours exclusivos quanto compartilhados com outros turistas. Você vai cedinho, passa o dia e volta no final da tarde!
Nesta viagem, nós contamos com o apoio da Luck Receptivo, que é líder no nordeste, para fazer nossos transferes. Confira o post completo que fizemos sobre o receptivo.
D&D VIAGENS: além disso, nossa agência pode cuidar de toda a sua viagem para Maragogi. Tanto se você quiser fazer apenas passeios quanto se preferir se hospedar na cidade ou em qualquer destino do mundo. Para isso, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhastApp: 31 9 8727-3563.
DE CARRO:
Pra quem prefere alugar o carro e ter mais liberdade para andar pela região, o caminho vai depender de por qual aeroporto você vai chegar.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Com o veículo, além de explorar as praias da cidade, dá para conhecer um pouco da região que é linda: São Miguel do Milagres, Japaratinga, Porto de Galinhas e outros lugares lindos!
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças.
Chegando pelo aeroporto de Recife, são cerca de 125 quilômetros pela rodovia PE-60. Dependendo do trânsito, você vai gastar em torno de 2 horas e 30 minutos.
Se a chegada vier do aeroporto de Maceió, serão cerca de 2 hora e 10 minutos em um trajeto de aproximadamente 131 quilômetros pela rodovia AL-105.
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR SÃO MARAGOGI
Assim como os destinos do nordeste, a melhor época para visitar Maragogi é entre setembro e março (começo de abril).
É o período em que chove menos e quando a temperatura está mais alta. Além disso, o mar vai estar com a água mais cristalina e aquela cor impactante.
Em compensação, entre abril e agosto, apesar de fazer calor, é a época mais chuvosa. O índice pluviométrico pode chegar a quase 300 milímetros. Por conta disso, o mar vai estar mais turvo.
TEMPERATURA MÊS A MÊS EM MARAGOGI
JANEIRO – VERÃO
Dias bem quentes (mínima de 21º e máxima de 29º) e pouca chuva (média de 80mm). Alta temporada.
FEVEREIRO – VERÃO
Dia bem quentes (mínima de 22º e máxima de 30º) e Pouca chuva (média de 100mm). Alta temporada.
MARÇO – VERÃO
Dias quentes (mínima de 22º e máxima de 30º). Volume de chuva começa a aumentar (média de 140mm). Alta temporada.
ABRIL – OUTONO
Dias quentes (mínima de 21º e máxima de 29º). Muita chuva (média de 200mm). Baixa temporada.
MAIO – OUTONO
Dias quentes (mínima de 21º e máxima de 27º). Muita chuva (média de 230mm). Baixa temporada.
JUNHO – OUTONO
Temperatura começa a baixar, mas os dias ainda são agradáveis (mínima de 21º e máxima de 25º). Mês mais chuvoso do ano (média de 280mm). Baixa temporada.
JULHO – INVERNO
Dias frios. (mínima de 20º e máxima de 24º). Muita chuva (média de 260mm). Alta temporada.
AGOSTO – INVERNO
Dias ainda um pouco frios (mínima de 20º e máxima de 25º). Ainda muita chuva (média 160mm). Baixa temporada.
SETEMBRO – INVERNO
Temperaturas começam a subir (mínima de 20º e máxima de 26º). As chuvas começam a baixar (média 100mm). Baixa temporada.
OUTUBRO – PRIMAVERA
Dias quentes (mínima de 20º e máxima de 27º). Pouquíssima chuva (média 60mm). Baixa temporada.
NOVEMBRO – PRIMAVERA
Dias bem quentes (mínima de 21º e máxima de 29º). Pouquíssima chuva (média 60mm). Baixa temporada.
DEZEMBRO – PRIMAVERA
Dias bem quentes (mínima de 21º e máxima de 29º). Pouquíssima chuva (média 60mm). Alta temporada.
TÁBUA DA MARÉ
Além de verificar o período de chuva e de seca, quem vai para Maragogi deve se atentar à tábua da maré.
A tábua é um índice diário disponibilizado pela Marinha Brasileira que mostra os horários e os níveis da maré ao longo do dia. Quanto mais baixa, menor o nível do mar e é quando surgem as famosas e desejadas piscinas naturais.
ATENÇÃO: os passeios às piscinas naturais (tanto de Maragogi quanto de outros destinos, como São Miguel dos Milagres, Maceió, Paripueira e Porto de Galinhas) só acontecem quando a maré está baixa e até certo nível. Em torno de 0.6 é uma média máxima. Mas vai depender de cada lugar.
Onde ficar em Maragogi, Alagoas
Antes de mostrar as melhores praias de Maragogi, selecionamos 5 opções de hotéis na cidade. As hospedagens estão avaliadas como muito boa/fabulosa/fantástica.
Árvo Boutique Hotel – avaliação – 9,6 (excepcional)
Salinas Maragogi: avaliação – 9,4 (fantástico)
Maragogi Brisa Exclusive – avaliação – 9,3 (fantástico)
Pousada Portal do Maragogi – avaliação – 9,1 (fantástico)
Grand Oca Maragogi All inclusive – avaliação – 9,1 (fantástico)
MELHORES PRAIAS DE MARAGOGI
As praias de Maragogi são consideradas as mais lindas do Brasil. O mar tem águas quentes e uma coloração azul turquesa que faz inveja a destinos como Maldivas e Caribe. Não é à toa que a cidade é chamada de “Maldivas brasileira” e “Caribe brasileiro”.
No total, são cerca de 23 quilômetros de orla, passando por 10 praias maravilhosas.
Das que nós visitamos em 2023, elegemos a Praia da Bruna e a Ponta do Mangue (uma do ladinho da outra) como as mais incríveis que já visitamos.
1 – PRAIA SÃO BENTO – PRAIAS DE MARAGOGI
A Praia São Bento está localizada no extremo sul de Maragogi (a 5k do centro) e é um destino mais rústico e pouco badalado.
Seu destaque fica por conta da Croa de São Bento, uma ilhota cercada de recife, onde se formam piscinas naturais. O acesso é feito por jangadas e há um número limitado de visitantes por dia.
Como as praias de Maragogi, a de São Bento também tem águas calmas e quentinhas. A coloração é um pouco escura por conta da proximidade com a foz do rio Maragogi.
Além disso, é nesta região que fica a fábrica do famoso “bolos de goma”, um delicioso biscoito artesanal que é feito com coco e considerado uma das comidas típicas de Maragogi.
Nós visitamos o local de fabricação, durante um passeio de buggy pelo litoral do sul da cidade.

2 – PRAIA DO CAMACHO – MELHORES PRAIAS DE MARAGOGI
Localizada a 2,5 km do centro de Maragogi, na costa Sul, a Praia do Camacho é um lugar rodeado de mata nativa, coqueiros e margens de areia boas para caminhar.
O mar é um pouco mais agitado na maré alta, mas é tranquilo para banho na maré baixa.
É uma praia pouco frequentada (mais utilizada por moradores) e não conta com estrutura de apoio para visitantes. Tem um clima mais rústico. Por isso, é ideal para quem que fazer apenas uma paradinha de carro ou ter momentos de tranquilidade, sem a agitação de muitos turistas.

3 – PRAIA DE MARAGOGI – MELHORES PRAIAS
Esta é a praia mais famosa da região. Está localizada no centro de Maragogi e fica perto de lojas, bares, restaurantes e hospedagens. A estrutura é completa!

Como em todas as praias da região, o mar possui água azul-turquesa e é bem quentinho. É nela que estão as piscinas naturais mais movimentadas da região: as chamadas galés de Maragogi.
Formadas na maré baixa, elas são propícias para snorkeling e mergulho com cilindro, permitindo ver de perto a beleza dos recifes de corais, repletos de vida marinha.
Para chegar às galés é necessário ir de catamarã ou de lancha. Diversas empresas oferecem o passeio que é imperdível para quem vai a Maragogi.
Nós ficamos hospedadas em um hotel nesse trecho em 2023! E também fizemos o passeio para as galés tanto nesta oportunidade quanto em 2015, nossa primeira vez na região.

4 – PRAIA DE BURGALHAU – MELHORES PRAIAS DE MARAGOGI
Localizada a três quilômetros do centro, a Praia de Burgalhau é considerada uma das melhores de Maragogi. Apesar disso, sua infraestrutura é mais simples. E é menos frequentada do que as praias próximas, garantindo mais sossego.
Suas areias são clarinhas e o mar, muito calminho. Os coqueiros ao redor e os arrecifes vistos na maré baixa complementam o cenário.
É nessa praia que também fica a foz de um rio.

5 – PRAIA DE BARRA GRANDE – PRAIAS DE MARAGOGI
Localizada a sete quilômetros do centro, esta também é uma das melhores praias de Maragogi, sendo ideal, inclusive, para ficar hospedado.
Seu mar possui um azul cintilante (digno de destinos do Caribe e de Maldivas) e a sua estrutura é completa com quiosques, beach clubs e restaurantes para todos os perfis de viajantes.
É nesta praia que estão duas das atrações mais procuradas na região:
1 – o famoso Caminho de Moisés – um banco de areia que, na maré baixa (0.0), permite que o visitante caminhe por quilômetros mar adentro até as piscinas naturais.
2 – as galés de Barra Grande – uma das três piscinas naturais de Maragogi, localizadas a apenas um quilômetro de distância da areia. Para chegar à estas galés, também é possível ir de catamarã ou de lancha.
Nós passamos o dia em um beach club em frente à essa praia e foi maravilhoso. Fizemos passeio de lancha pela orla, fomos até as piscinas e curtimos muito.
6 – PRAIA DE ANTUNES – AS MELHORES
Localizada ao lado da praia de Barra Grande (a 7 quilômetros do centro), Antunes é considerada por muitos a mais linda de Maragogi e uma das mais belas do Brasil.
Sua infraestrutura é mais simples, pois não conta com restaurante e bares, apenas moradores que alugam cadeiras, guarda-sol e vendem petiscos e bebidas.
Mas o seu destaque fica para o cenário paradisíaco. O mar tem ondas fracas, com águas azuis, quentes e transparentes, oferecendo ao turista a melhor visão dos recifes de corais, principalmente na maré baixa. A areia é branquinha e o coqueiral extenso completa o cenário.
Apesar disso, por toda a sua beleza, é uma praia muito procurada pelos turistas e acaba ficando mais cheia em determinadas épocas.
7 – PRAIA DO XAREU / PRAIA DA BRUNA – A MELHORES
A oito quilômetros do centro e ao lado de Antunes, a Praia do Xaréu também é um espetáculo.
Apesar da pouca estrutura de barracas, a água é cristalina, azulzinha e muito quente. Um paraíso para os turistas!

Na maré baixa, a água desce ao nível da canela, formando uma espécie de lagoa, permitindo caminhar por vários metros mar adentro sem ondas. Isso é possível porque a praia está protegida por uma barreira de corais.
Além disso, esse é um dos pontos de paradas das lanchas que fazem o passeio pela orla. No local, tem rede, música e barco-bar. É possível relaxar, tomar bebidas e comer petiscos.
Nós estivemos no local por duas vezes. Uma, durante o passeio de barco e, depois, de forma individual, quando fomos a pé, saindo do resort Grand Oca Maragogi que fica pertinho. Nas duas oportunidades, não queríamos ir embora de tão gostoso que é o lugar!
A praia do Xaréu também é conhecida por “Praia da Bruna” em homenagem à famosa atriz brasileira que esteve no local nos anos 90. Foi lá que ela fez o inesquecível topless, marcando pra sempre a sua passagem e a região!
8 – PRAIA PONTA DE MANGUE – PRAIAS DE MARAGOGI
Ponta de Mangue é outra praia que também ganhou nosso coração. É nela que está localizado o resort Grand Oca Maragogi, onde ficamos hospedadas. Então, nós passamos alguns dias de frente para esse paraíso, curtindo toda a beleza.
Localizada a dez quilômetros de distância do centro (e ao lado da praia do Xaréu/Bruna), sua estrutura é bem simples, sem restaurantes ou bar de praia, mas o mar é surreal de tão lindo!
Possui uma extensa faixa de areia e suas águas são bem azuis, mornas e, na maré baixa, formam-se uma das três piscinas naturais de Maragogi que são ótimas para mergulho.
Nesta piscina, porém, só é permitido chegar de lancha. Os catamarãs são proibidos.
Os coqueiros completam o belíssimo cenário! As fotos ficam lindíssimas.
9 – PRAIA PEROBA – PRAIAS DE MARAGOGI
Localizada no litoral norte de Maragogi (quase na divisa com Pernambuco), a 13km do centro, a Praia de Peroba tem muitos coqueiros, águas clarinhas e mornas, além de muitos corais no mar e, consequentemente, piscinas naturais na maré baixa.
Sua estrutura não conta com muitas opções de restaurantes e barracas, por isso, não fica muito cheia. É ideal para quem quer sossego.

10 – PRAIA DO DOURADO – PRAIAS DE MARAGOGI
No norte de Maragogi, a praia do Dourado não é tão popular, mas tem um visual incrível.
Tem coqueiro ao longo da orla, boa faixa de areia e o mar é cristalino e calmo.
O local é bem sossegado porque é mais usado pelos moradores para coleta do marisco na areia. Além disso, não tem restaurantes ou comércio próximos, afastando os turistas.
BÔNUS: outra atrações em Maragogi
Além das praias, Maragogi também tem outros atrativos que merecem uma visitinha. Confira.
1 – RUÍNAS DE SÃO BENTO
É na região da Praia de São Bento que estão localizadas as ruínas do Mosteiro de São Bento, um monumento datado do século 17 que foi construído por volta do ano de 1643.
Na época, o mosteiro tinha por finalidade proteger a cidade das invasões de piratas. Também servia para a realização de festas em homenagem ao santo.
Como na década de 70, foi construída outra igreja mais perto da praia, a construção original foi abandonada e, hoje, só restam as ruínas.
O local pode ser visitado a pé ou durante o passeio de buggy, como nós fizemos. A entrada é gratuita e a vista lá do alto é linda.
2 – MIRANTE DO CRUZEIRO
Um dos lugares bacanas para ver Maragogi do alto é o o Mirante do Cruzeiro. Ele está localizado dentro da Pousada Alto do Cruzeiro e é preciso pagar uma taxa para entrada.
No local, além da vista panorâmica, tem o letreiro “Eu Amo Maragogi”, uma sorveteria, estátua em homenagem a Padre Cícero e um Oratório de Nossa Senhora das Graças.
O pôr do sol lá do alto é lindo. Vale a pena! Nós visitamos o mirante durante o passeio de buggy, no final da tarde.
Funciona: todos os dias
Endereço: Pousada Alto do Cruzeiro – R. Projetada III, 41 – Morro do Cruzeiro
Valor: R$ 3 por pessoa
*Atualizado em dezembro de 2023
3 – Fábrica de Bolo de Goma da Irmã Marlene
Um dos atrativos que também deve ser visitado em Maragogi é a fábrica do bolo de goma da irmã Marlene. Geralmente, a vista acontece durante um passeio de buggy, como foi nosso caso.
Os bolos – que na verdade, são biscoitos do tipo sequilhos – são deliciosos e feitos de puro leite de coco extraído na prensa, ovo, margarina, sal, açúcar e amido de milho. As versões de goiabada, doce de leite e brigadeiro são recheadas à mão, um por um.
A fábrica existe há quase 40 anos. No local, Marlene e outras seis mulheres (Fábrica de Sete Mulheres) produzem, cada uma, cerca de 15 quilos de massa por dia.
No local, é possível assistir à modelagem artesanal dos sequilhos em formato de conchinhas, provar os docinhos e, claro, levar vários pacotinhos para casa, como foi o nosso caso..
Funciona: todos os dias – das 8 às 18 horas
Endereço: Praia de São Bento – Marciel Monteiro – Rua Edvaldo M Monteiro, 432

4 – EcoPark Sol e Mar
O EcoPark Sol e Mar é uma espécie de zoo que abriga animais que não podem ser reintroduzidos na natureza, por conta de acidentes ambientais ou tráfico ilegal.
Está localizado dentro da pousada Pousada Sol e Mar que faz um trabalho de conscientização ambiental com cursos e treinamentos para o adequado manejo e segurança dos cuidadores e animais silvestres.
O parque conta com araras, tucanos, cobras, lagartos, furão, corujas, gavião, jacaré, cutia, gato do mato e muitos outros!
Durante a visita, o turista é acompanhado por um funcionário que explica sobre o local, sobre os animais e auxilia na interação com os bichinhos.
Funciona: todos os dias – das 9h às 16h
Endereço: R. Camorim, 484 – Barra Grande
Valor: R$ 50
*Atualizado em janeiro de 2024
5 – Zoológico Pet Silvestre
Inaugurado em 2018, o Zoológico Pet Silvestre possui uma proposta diferente dos zoológicos convencionais, trabalhando com educação ambiental.
Ele permite que o visitante conheça as diferenças físicas e comportamentais, curiosidades e particularidades dos animais que foram resgatados pelos órgãos ambientais e até mesmo dos que nasceram no local.
O zoo conta com cerca de cem animais de trinta espécies silvestres, entre corujas, araras, cobras, tucanos, macacos e répteis.
Funciona: de terça a domingo – das 9h às 16h
Endereço: AL 101, 51 – Peroba – Maragogi
Valor: gratuito (é possível fazer doação)
6 – Trilha do Visgueiro
Localizada na zona rural de Maragogi, na comunidade de Água Fria, a Trilha do Visgueiro é uma opção para quem quer fugir do tradicional na cidade.
Possui sete quilômetros de extensão por entre uma reserva de Mata Atlântica. No percurso, árvores do tipo visgueiro centenárias, algumas com mais de 500 anos de vida e mais de 20 metros de altura. É o caso do Gran Visgueiro, ponto alto da caminhada.
Durante o passeio, que começa na Associação das Mulheres de Fibra do povoado e dura em torno de duas horas, os guias (moradores dos assentamentos) mostram outras espécies de plantas e até de frutos exóticos que podem ser degustados. Também é possível tomar banho em um riacho.
Funciona: de segunda a sexta – das 7 às 16 horas | Sábado e domingo – das 7 às 14 horas (com agendamento)
Endereço Assentamento – Água Fria
7 – PISCINAS NATURAIS
Maragogi está repleta de piscinas naturais. As galés, Barra Grande e a Taocas são as três principais e as únicas que podem ser acessadas por catamarãs. Para chegar nas demais, somente com lanchas, como é o caso da de Ponta de Mangue.
Elas ficam perto da barreiras de corais e se formam na maré baixa. O passeio só pode ser feito quando a tábua da maré estiver em até 0.6. Além disso, só é permitida a visita de um número limitado de pessoas por dia.
As piscinas naturais fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais que é a maior área de proteção ambiental marinha da américa latina com 413 mil km² e a segunda maior barreira de corais do mundo com 123km de extensão.
Galés – foram as primeiras a serem visitadas na cidade. É a principal, a maior e a mais procurada pelos visitantes, localizadas perto da praia central de Maragogi. Das três, é a mais funda, com pequenas cavernas que abrigam grande diversidade de vida marinha. Permitida a visita de até 720 pessoas por dia.

Taocas – fica na praia de Burgalhau e é a menor das três piscinas. Também é a menos movimentada e um pouco mais rasa do que as Galés. Porém, dá para fazer mergulhos, tranquilamente. Permitida a visita de até 288 pessoas por dia.
Barra Grande – ficam na praia de Barra Grande, pertinho do Caminho de Moisés. Possui tamanho médio, mas é a mais rasa das três piscinas. Por isso, não é ideal para fazer mergulho com cilindro. Permitida a visita de até 576 pessoas por dia.

OUTROS POSTS SOBRE ESTA VIAGEM
Viagem para Alagoas: nossos 14 dias em Maragogi e Maceió.
Grand Oca Maragogi: 4 dias no paraíso alagoano.
Luck Receptivo Maceió e Maragogi: receptivo em Alagoas.
Roteiro Alagoas: quanto custa 14 dias em Maragogi e Maceió.
O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo.
Praias de Maragogi: as 10 melhores da região.
O que fazer em Maceió: inclui melhores Praias.
Praia de Paripueira: o que fazer neste paraíso em Alagoas.
Fotos Maragogi e Maceió – nosso álbum com mais de 1,2 mil fotos.
PARCEIROS DESTA VIAGEM
Grand Oca Maragogi | Luck receptivo (Recife e Alagoas)
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
2 Comentários
[…] em Maceió: inclui melhores Praias O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo Praias de Maragogi: as 10 melhores da região Roteiro Alagoas: quanto custam 14 dias em Maragogi e Maceió LUCK RECEPTIVO MACEIÓ: RECEPTIVO EM […]
[…] de viagem O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo Praias de Maragogi: as 10 melhores da região Roteiro Alagoas: quanto custam 14 dias em Maragogi e Maceió O que fazer em Maceió: inclui […]