O que fazer em Vitória – a capital do Espírito Santo
Você sabia que Vitória é uma ilha? Pois é, a gente não sabia… Essa e outras informações nós obtivemos quando visitamos a capital do Espírito Santo em 22 de abril de 2015. De acordo com informações do Governo do Espírito Santo, Vitória é formada por 33 ilhas e uma porção continental, totalizando 93,38 quilômetros quadrados. E para interligar o arquipélago ao continente, a cidade possui sete pontes, sendo a mais famosa delas a Terceira Ponte (leia mais abaixo sobre ela). E é sobre o que fazer na capital capixaba que iremos falar nesse post. Ao final deixe seu comentário.
VITÓRIA: UM POUCO DE HISTÓRIA
Mas você sabe porque os espírito-santenses são conhecidos como capixabas? Porque, na língua indígena, capixaba quer dizer roça e haviam várias delas espalhadas em meio as áreas urbanas da ilha. Daí, quem nascia por estas terras também ganhava este nome.
ONDE FICAR EM VITÓRIA
Golden Tulip Porto Vitória: avaliação – 8,7 (fabuloso)
Ibis Vitória Praia de Camburi: avaliação – 7,9 (muito bom)
Confira as outras opções de hospedagem em Vitória.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
O QUE FAZER EM VITÓRIA – 12 DICAS DO QUE FAZER NA CAPITAL DO ESPIRITO SANTO
2 – Terceira Ponte;
3 – Parque da Cebola;
4 – Associação das Paneleiras de Goiabeiras;
5 – Praia de Camburi;
6 – Ilhas do Frade.
1 – Centro Histórico – o que fazer em Vitória
– Palácio Anchieta
Local abrigada o Colégio dos jesuítas
Em 1551, ano da fixação dos jesuítas no estado, o lugar abrigava o Colégio Jesuíta, que foi fundado pelos irmãos padre Afonso Brás (fundador da obra jesuítica no Espírito Santo) e Simão Gonçalves. Também já foi escola de alfabetização e centro de estudos de filosofia e teologia.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
O conjunto arquitetônico, onde o Palácio faz parte, ainda abrigava a igreja de São Thiago. Dizem que, durante as reformas, vários corpos foram encontrados enterrados no lugar.
É também no Palácio que está o túmulo simbólico do Padre José de Anchieta (enterrado no então altar-mor, em 1597).
Na época, Anchieta percorria a pé cerca de 100 quilômetros entre a Vila de Rerigitiba (hoje cidade de Anchieta) até a Vila de Nossa Senhora da Vitória, atual Vitória.
Tem até uma caminhada anual chamada Os Passos de Anchieta, que relembra esse trajeto. Veja mais detalhes sobre o passeio “Os Passos de Anchieta” neste post.
Endereço: Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta – Centro – Vitória.
Valor: Gratuito
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
– Catedral metropolitana
Endereço: Praça Dom Luiz Scortegagna, s/n – Centro – Vitória
– Teatro Carlos Gomes
– Convento Nossa Senhora do Monte do Carmo
– Convento São Francisco
2 – Terceira Ponte – o que fazer em Vitória
3 – Praias de Camburi – o que fazer em Vitória
Além dos monumentos históricos e culturais, nós também tivemos um tempinho para passar na praia de Camburi e na Ilha do Frade.
A Praia de Camburi tem seis quilômetros de extensão e é a única que fica no continente, compreendendo os bairros Jardim Cambui, Mapa da Praia e Jardim da Penha.
4 – Ilhas do Frade – o que fazer em Vitória
As Ilhas do Frade estão cercadas por casas de luxo e tem a menor praia de Vitória, frequentada pelos moradores.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
5 – Associação das Paneleiras de Goiabeiras – atrações em Vitória
Esse é o local ideal para conhecer a tradicional arte das paneleiras de Goiabeiras, onde são produzidas as autênticas panelas de barro capixabas, usadas na moqueca e outros pratos típicos.
As paneleiras moldam cada peça manualmente, usando técnicas passadas de geração em geração.
No local, os visitantes podem acompanhar o processo de produção, da modelagem até a queima das panelas. Além disso, é possível adquirir peças diretamente no local.
Funciona: de segunda a sábado – das 8 às 18 horas
Endereço: Rua das Paneleiras, 55 – Goiabeiras Velha – Vitória – Espírito Santo
Valor: gratuito
6 – Parque da Cebola
Com pouco mais de 100 mil metros quadrados, o parque tem uma área verde enorme e um trabalho paisagístico maravilhoso, com jardins lindos.
Refúgio verde no meio da cidade, ideal para caminhadas, piqueniques e contato com a natureza. A principal atração é uma rocha em formato de cebola.
Funciona: todos os dias – das 5 às 22 horas
Endereço: acesso pelas avenida Fernando Ferrari e rua João Batista Celestino – em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Valor: gratuito
OUTROS ATRATIVOS EM VITÓRIA
- Ilha das Caieiras: área de pescadores onde você pode experimentar pratos locais, como a tradicional moqueca capixaba, em restaurantes com vista para o manguezal.
Funciona: todos os dias dias – das 10 às 18 horas
Valor: gratuito - Praça dos Namorados: localizada à beira-mar, é ponto de encontro e cenário de feiras de artesanato nos fins de semana. Também possui pistas para caminhadas e espaço para piqueniques.
Funciona: todos os dias
Valor: gratuito - Mercado Capixaba: mercado tradicional de Vitória onde você encontra produtos locais, como as famosas panelas de barro, além de temperos e artesanato.
Funciona: de segunda a sexta – das 8 às 18 horas | Sábado – das 8 às 13 horas
Valor: gratuito
- Parque Municipal Gruta da Onça: parque com trilhas e mirantes com vista para a cidade, além de áreas verdes para relaxar. A gruta que dá nome ao parque é um dos pontos mais visitados.
Funciona: todos os dias – das 8 às 17 horas
Valor: gratuito - Museu Solar Monjardim: localizado em um casarão colonial, o museu conta a história de Vitória e dos costumes da época. Uma boa parada para quem gosta de cultura e história.
Funciona: de terça a sexta – das 9 às 17 horas | Sábado e domingo – das 13 às 17 horas
Valor: gratuito - Pier de Iemanjá: ponto turístico no final da Praia de Camburi, o Pier de Iemanjá é frequentado por quem gosta de caminhar e observar o mar. Tem uma estátua em homenagem à Iemanjá.
Funciona: todos os dias
Valor: gratuito
Leia mais sobre nossa viagem ao Espírito Santo:
O D&D Mundo Afora conheceu Vitória através da parceria com a Deni Táxi, que não nos cobrou o transfer até o local. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações aqui relatadas são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.