Sacré Coeur Paris: como visitar a basílica em Montmartre
A Sacré Coeur (ou Basílica do Sagrado Coração) é um dos principais atrativos de Paris ao lado da Torre Eiffel e do Museu do Louvre. Aliás, é o segundo monumento gratuito mais visitado na cidade-luz, atrás apenas da Catedral de Notre-Dame (que pegou fogo em abril de 2019). Claro que ela não ficou de fora de nossa primeira vez na capital francesa em 2018. Nós ficamos três dias em Paris e reservamos algumas horinhas para curtir com calma esta preciosidade que fica no alto de uma colina. Confira abaixo como visitar e o que ver na Sacré Coeur em Paris.
SACRÉ COEUR: UM POUCO DE HISTÓRIA
Um dos cartões-postais de Paris, a famosa Sacré Coeur foi inaugurada em 1914, após 34 anos de construção, e consagrada como basílica em 1919, no final da Primeira Guerra.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Possui estilo romano-bizantino, no formato de uma cruz grega (inspirado nas igrejas de Santa Sofia de Constantinopla e San Marco de Veneza), e quatro cúpulas. A central tem 83 metros de altura e pode ser avistada de vários pontos da cidade.
Por conta de seu material de construção – mármore travertino – ela é toda branquinha e se mantém desta forma mesmo com chuva ou poluição. Ela é meio que autolimpante, pois quando chove, a água solta a calcita que vai limpando o mármore.
Dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, atualmente, é a principal igreja de Paris e uma das mais importantes da Europa. São mais de 11 milhões de visitantes todos os anos.
SACRE COEUR: LOCALIZAÇÃO
A Sacré Coeur está localizada no ponto mais alto de Paris, a 130 metros acima do nível do mar. No alto da colina do bairro de Montmartre (o Monte dos Mártires), considerado um dos mais charmosos da capital francesa.
Esta não poderia ser uma localização melhor. E por vários motivos.
Primeiro porque, segundo os fiéis, era o lugar, onde poderiam estar mais próximo do céu (por estar tão alto).
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
E é também por este motivo que é considerado um dos melhores mirantes para contemplar a vista da cidade. Somando os 130 metros onde fica a sua base aos 83 até a cúpula, são 213 metros, o segundo ponto mais alto de Paris, atrás da Torre Eiffel com 300 metros.
Isso ainda faz com que a basílica possa ser vista de diversas partes da capital.
Montmartre: bairro charmoso e boêmio
Outro motivo também faz tantos turistas visitarem Montmartre. Além de abrigar a Sacré Coeur, o famoso cabaré Moulin Rougem fundado em 1889 está localizado no bairro e é ponto de parada para fotos tradicionais.
Esta é ainda considerada uma área boa para hospedagens, pois os preços costumam ser mais baratos.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
Tem também muitas lojinhas de souvenires (que deixaram mamis louca de vontade de gastar seus ricos e poucos euros), alguns restaurantes e bares.
CURIOSIDADE: E você sabia que importantes artistas frequentavam o bairro? Pois é, Van Gogh, Claude Monet, Pablo Picasso e tantos outros circularam por ali.
É um lugar muito gostoso. Vale a pena reservar um dia para curti-lo com calma.
Como visitar a basílica de Sacré Coeur em Paris
Olha que maravilha. A visita a Sacré Coeur em Paris é gratuita. Então, não tem desculpa. Você pode conhecer uma das basílicas mais lindas e emblemáticas do mundo sem pagar nada.
Porém, para visitar a famosa cúpula, com 83 metros de altura, será preciso comprar um ingresso à parte.
Para isso, é só ir até a lateral esquerda da porta principal (do lado de fora) e comprar o bilhete no guichê.
Nós não subimos, mas dizem que vale muito a pena.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Só tem um detalhe: para visitar o Duomo, é preciso subir “apenas” 280 degraus. Haja perna e preparo físico. E não tem elevador. Então: idosos e pessoas com dificuldade de locomoção não são aconselhados a subirem.
O que ver na Sacré Coeur – interior
Gente, não tem como falar diferente: a igreja é lindaaaa!
Como disse mais acima, ela tem o formato de uma cruz grega. Olha só esse mapinha disponível no site oficial.
Acima do altar central, tem um mosaico gigante (o mosaico do coro ou de Cristo na Glória), datado de 1923, que é o “tchan” da igreja.
Ele fica no alto e tem 475 metros quadrados, um dos maiores do mundo. A imagem representa o Cristo Ressuscitado, vestido de branco, com os braços bem abertos, revelando um coração de ouro.
Em volta, estão santos, papas, eventos históricos que ligam o Sagrado Coração de Jesus à França e várias outras cenas.
Além do mosaico, ao redor da nave, estão várias capelas dedicadas à Virgem Maria, a alguns santos (São José, São Miguel, São João Batista, Santa Ursula, São Francisco de Assis e outros) e às rainhas da França.
Tem ainda os vitrais belíssimos, instalados entre 1903 e 1920. Eles foram bombardeados em 1944 e refeitos em 1946. E um órgão, datado de 1898, que é considerado Monumento Histórico e um dos mais importantes da Europa.
Lá dentro tem também lojinha de artigos religiosos e uma livraria.
OUTRAS FOTOS DO INTERIOR DA BASÍLICA
O que ver na Sacré Coeur – exterior
Do lado de fora, além do tamanho que impressiona – são 83 metros de altura mais a torre na ponta, somando 91 metros – é possível contemplar a imagem do Sagrado Coração de Jesus ao centro.
Uma de suas mãos está abençoando a cidade de Paris. Na outra, tem o seu coração.
Em cada lado da fachada estão as estátuas de Joana D’Arc e São Luiz montados em cavalos.
Na parte de trás da basílica, tem um campanário, onde não é permitida a visitação, com três sinos. Um deles, é um dos mais pesados do mundo com 19 toneladas.
CURIOSIDADE: dizem que foram necessários mais de 20 cavalos para arrastar o sino até o alto da colina.
E tem mais:
Tem ainda a cripta – na parte inferior da basílica e acessada apenas em algumas datas – e a cúpula, no alto (aquela, com acesso pelos míseros 280 degraus).
Como chegar à Basílica
Para chegar à Basílica do Sagrado Coração (Basilique du Sacré-Cœur) em Paris, você tem a opção de ir de carro ou utilizar o transporte público.
DE CARRO
Se optar por ir de carro, partindo do centro de Paris, siga para o norte em direção ao bairro de Montmartre, utilizando vias principais como Boulevard de Clichy, Boulevard Rochechouart ou Rue des Martyrs, dependendo da sua localização específica.
Ao chegar a Montmartre, procure um estacionamento.
ATENÇÃO: estacionar em Montmartre pode ser desafiador devido às ruas estreitas e ao número limitado de vagas. Uma opção é o “Parking Montmartre” na Rue Forest.
DE TRANSPORTE PÚBLICO
Se preferir utilizar o transporte público, o metrô é uma boa opção. Pegue a linha 2 (azul) e desça na estação Anvers, de onde poderá seguir as placas até a basílica.
Outra alternativa é a linha 12 (verde), descendo na estação Abbesses, conhecida por seu design Art Nouveau e também próxima da Sacre Coeur.
Os ônibus também são uma opção, com as linhas 30, 31, 80 e 85 tendo paradas próximas à Basílica do Sagrado Coração.
SUBINDO ATÉ A BASÍLICA
Chegando nas proximidades da basílica (de carro, metrô ou ônibus), você poder subir até o alto de duas formas:
A primeira, a pé e de graça, subindo 234 degraus. Por este caminho, você pode ir parando e apreciando a vista.
E dá para ir tanto pela famosa escada da frente quanto pela que fica na lateral do funicular.
A segunda forma, a que nós escolhemos, é claro, é pelo funicular, implantado em 1900. A entrada dele fica perto da saída do metrô Anvers. O transporte liga a parte inferior da colina à basílica.
O trajeto tem 100 metros e é percorrido em um minuto e meio. Supertranquilo!
O bilhete do funicular de Montmartre está incluído no passe de transporte público de Paris (Navigo). Também dá para comprar um bilhete de metrô para utilizá-lo.
Na época de nossa visita, o valor era de 1,90 euros cada trajeto – o mesmo de uma passagem normal na cidade. Aliás, na entrada do transporte tem um guichê para comprar o bilhete.
Eu e Danubia, subimos de funicular e descemos a pé. Mamis, porém, subiu e desceu pelo bondinho elétrico.
ATENÇÃO: Acesso com elevador para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção disponível na rue du Chevalier de la Barre, 35, nas traseiras da basílica. Esta entrada está liberada das 8:30 às 19 horas.
Informações úteis:
Funciona:
Basílica: todos os dias – das 6:30 às 22:30 horas
Duomo/Cúpula: todos os dias – das 10:30 às 20:30 horas
Cripta: de terça a sábado (exceto sexta) – às 15:30 horas
Endereço: 35 Rue du Chevalier de la Barre
Valores:
Basílica: gratuito
Cripta: gratuito
Duomo: 8 euros
*Atualizado em setembro de 2024
Leia outros posts sobre a França.
1 – Diário de Bordo: 3 dias em Paris.
2 – Transfer em Paris em português: Telma France.
3 – Como visitar a Torre Eiffel em Paris.
4 – Roteiro 3 dias em Paris.
5 – O que fazer em Paris: principais atrativos.
6 – Melhores hotéis em Paris: 5 dicas de hospedagem.
7 – Louvre sem fila: como visitar o museu em Paris.
8 – Locais mais insólitos para conhecer na França.
9 – Palácio de Versalhes: guia completo sobre a visita.
10 – Arco do Triunfo: como visitar o monumento em Paris.
11 – Sacré Coeur Paris: como visitar a basílica em Montmartre.
12 – Catedral de Notre Dame de Paris.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
7 Comentários
[…] como visitar em Atenas, na Grécia Monte Etna: como visitar o vulcão mais ativo da Europa Sacré Coeur Paris: como visitar a basílica em Montmartre Praia do Francês, Alagoas: o que fazer na praia perto de Maceió Museu do Ipiranga: como visitar […]
A vista da Sacré-Coeur é mesmo sensacional! E eu fui uma das corajosas que subiu até a cúpula – posso dizer que valeu a pena. E fiquei apaixonada pelo bairro de Montmartre, achei lindinho demais.
Eu queria ter subido, mas confesso que fiquei com preguiça porque já tinha subido em outros locais kkk.haja perna para tanto topo, né kk; mas valeu a pena. Ela é linda mesmo.
A Catedral de Sacré Cour é um dos lugares mais belos de Paris! Senti saudade da cidade lendo seu post! Ótimas dicas!
também achei linda demais. Ainda quero voltar lá.
A basílica de Sacre Coeur é um clássico. Tem sempre uma boa vive, junto ao miradouro, com músicos e gente a descansar. Da última vez que estive lá subi pelo funicular e desci a pé. E, pela primeira vez, aproveitei para conhecer o muro Je t’aime
EU preciso voltar para ver o muro ainda….. nao deu tempo de ir.