O que fazer em Maceió: inclui melhores Praias – Maceió é um dos destinos de praia mais visitados do nordeste. Também pudera. A capital alagoana tem praias maravilhosas e está em uma localização estratégica que permite conhecer diversas regiões ao redor facilimamente. Neste guia completo vou te contar o que fazer na cidade, como chegar, onde ficar e quando viajar. Confira o post até o final e deixe seu comentário.
COMO CHEGAR EM MACEIÓ
Capital de Alagoas, Maceió é um dos destinos mais queridinhos do nordeste. Possui uma das orlas mais bonitas do país e uma estrutura excelente que atende a todo tipo de viajante.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Devido à sua proximidade com com diversos destinos, chegar à cidade é uma tarefa muito fácil. A oferta de voos para o aeroporto Zumbi dos Palmares, inclusive diretos, é enorme. Tem opões durante todo o dia e até de madrugada, quando, geralmente, as tarifas são melhores.
Aliás, você pode pesquisar por passagens aqui nesse link no D&D Mundo Afora.
O aeroporto está localizado a cerca de 24 quilômetros (50 minutos de carro) da Praia da Pajuçara, a principal de Maceió, e a 26 km, da Praia de Ponta Verde.
Além disso, a cidade fica perto de outros destinos incríveis do nordeste, como Maragogi (130km), Recife (259km) e Porto de Galinhas (212km).
É muito comum fazer passeios bate e volta de carro ou transfer entre eles e até combinar a viagem, se hospedando alguns dias em cada lugar.
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR SÃO MARAGOGI
Assim como os destinos do nordeste, a melhor época para visitar Maceió é entre setembro e março (começo de abril).
É o período em que chove menos e quando a temperatura está mais alta. Além disso, o mar vai estar com a água mais cristalina e aquela cor impactante de fazer inveja às praias do caribe.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Em compensação, entre abril e agosto, apesar de fazer calor, é a época mais chuvosa. O índice pluviométrico pode chegar a quase 200 milímetros. Por conta disso, o mar vai estar mais turvo.
JANEIRO – VERÃO
Dias bem quentes (mínima de 24,10º e máxima de 28,6º) e pouca chuva (média de 76mm). Alta temporada. Ótimo mês para viajar, já que faz calor, chove pouco e o mar está no auge dos seus tons azul Caribe.
FEVEREIRO – VERÃO
Dia bem quentes (mínima de 24,30º e máxima de 28,8º) e pouca chuva (média 76mm). Alta temporada. Ótimo mês para viajar, já que faz calor, chove pouco e o mar está no auge dos seus tons azul Caribe.
MARÇO – VERÃO
Dias bem quentes (mínima de 24,4º e máxima de 28,8º). Pouca chuva (média 90mm). Alta temporada.
ABRIL – OUTONO
Dias bem quentes (mínima de 24,1º e máxima de 28,3º). Aumento no volume das chuvas (média 137mm). Baixa temporada.
MAIO – OUTONO
Dias quentes (mínima de 23,6º e máxima de 27,2º). Dias bem chuvosos (média 182mm). Baixa temporada.
JUNHO – OUTONO
Dias quentes (mínima de 22,8º e máxima de 26,1º). Dias muito chuvosos (média 195mm). É o mês mais chuvoso do ano. Baixa temporada.
JULHO – INVERNO
Temperatura abaixa, mas os dias ainda estão quentes. À noite, faz um friozinho (mínima de 22,1º e máxima de 25,4º). Muita chuva (média 186mm). É o segundo mês mais chuvoso do ano. Baixa temporada.
AGOSTO – INVERNO
Dias agradáveis, mas é o mês menos quente no ano (mínima de 21,9º e máxima de 25,4º). Ainda muita chuva (média 119mm). Baixa temporada.
SETEMBRO – INVERNO
Dias voltam a esquentar (mínima de 22,4º e máxima de 26º). Chuvas diminuem (média 80mm). Baixa temporada.
OUTUBRO – PRIMAVERA
Dias quentes (mínima de 23,1º e máxima de 27,1º). Pouca chuva (média 68mm). Baixa temporada.
NOVEMBRO – PRIMAVERA
Dias bem quentes (mínima de 23,6º e máxima de 28,1º). Pouquíssima chuva (média 50mm). Baixa temporada. Ótimo mês para viajar, já que faz calor, chove pouco e o mar está no auge dos seus tons azul Caribe.
DEZEMBRO – PRIMAVERA
Dias bem quentes (mínima de 24,1º e máxima de 28,6º). Pouquíssima chuva (média 45mm). Mês menos chuvoso do ano. Alta temporada. Ótimo mês para viajar, já que faz calor, chove pouco e o mar está no auge dos seus tons azul Caribe.
ONDE FICAR EM MACEIÓ
Antes de mostrar o que fazer em Maceió, selecionamos 5 opções de hotéis na cidade. As hospedagens estão avaliadas como muito boa/fabulosa/fantástica.
Brisa Praia Pajuçara – avaliação – 9,1 (fantástico)
Ibis Suite – avaliação – 8,9 (fabuloso)
Meridiano – avaliação – 8,6 (fabuloso)
Ritz Lagoa da Anta – avaliação – 8,3 (muito bom)
Ritz Home Suíte: avaliação – 8,3 (muito bom)
O QUE FAZER EM MACEIÓ
Maceió é um destino para todos os tipos de viajantes. A cidade conta com praias maravilhosas, feirinhas, museus, igrejas e ainda fica perto de lugares incríveis para onde é possível fazer passeios bate e volta.
Aliás, nossa dica é montar um roteiro com, pelo menos, sete dias para dar tempo de curtir a orla urbana e ainda fazer os tours tradicionais na região.
Entre os locais próximos que devem fazer parte da programação estão: São Miguel dos Milagres, Praia do Patacho, Maragogi, Praia do Gunga, Praia do Francês, Dunas de Marapé, Praia de Carro Quebrado, Foz do Rio São Francisco, Cânions do Rio São Francisco e Quilombos dos Palmares.
Neste guia completo, nós selecionamos 34 atrações, incluindo praias. Confira!
1 – PRAIAS – O QUE FAZER EM MACEIÓ
Com certeza, as praias são os principais atrativos de Maceió. A cidade possui 19 praias, entre urbanas, litoral sul e norte, distribuídas em uma orla de cerca de 54 quilômetros.
1.1 – Pontal da Barra
Localizada no litoral sul de Maceió, é mais frequentada por moradores, pois fica um pouco fora do agito das principais praias da cidade. Possui grande extensão, ampla faixa de areia e mar um pouco mais agitado com ondas, atraindo os surfistas. Não conta com muito infraestrutura.
1.2 – Praia do Sobral
Também no litoral sul, a Sobral é uma praia oceânica, de mar aberto. Tem boa faixa de areia fina e mar agitado com ondas. As águas são claras, ideais para banho. Ao redor, tem excelente infraestrutura com bares, restaurantes e comércios.
1.3 – Praia da Avenida
A Praia da Avenida fica próxima ao Memorial à República, em homenagem aos alagoanos Marechal Deodoro da Fonseca e a Marechal Floriano Peixoto. No local, o mar possui águas calmas e a faixa de areia é bem larga. Também conta com estrutura ao longo da orla.
1.4 – Praia de Pajuçara
Localizada na área urbana, é a principal e melhor praia de Maceió. Possui excelente infraestrutura com comércios, feiras de artesanato, restaurantes, bares, muitas opções de hotéis, ciclovia, pista de corrida e quadras de esportes. O mar é calmo, cristalino e a faixa de areia é extensa.
A dois quilômetros da costa, ficam as piscinas naturais da Pajuçara, para onde é possível fazer passeios de jangadas.
1.5 – Praia dos Sete Coqueiros
A Praia de Sete Coqueiros fica pouco para frente do Pavilhão do Artesanato. É uma praia tranquila e de onde saem jangadas até as piscinas naturais.
No local, o mar é próprio para banho com águas cristalinas e mornas. A faixa de areia é grande e margeada por muitos coqueiros.
A barraca de Praia Lopana fica no finalzinho dela. Mas tem vários outros restaurantes, bares, quiosques e hotéis ao longo da orla.
1.6 – Praia de Ponta Verde
A praia de Ponta Verde é a segunda melhor praia de Maceió. O mar é calmo com águas verdinhas e a orla é uma graça.
É onde estão a barraca de praia Lopana e a famosa cadeira gigante. A orla conta com uma ampla estrutura com restaurantes, bares, pista de caminhada, ciclovia e é cercada por coqueiros.
Na maré baixa, dá para ir andando até ao farol da Ponta Verde.
1.7 – Praia de Jatiúca
É a praia com ondas mais fortes de toda a orla de Maceió. Por isso, é ideal para prática de widsurf. Apesar disso, o mar é verdinho e com águas mornas.
Por ficar mais afastada das praias mais agitadas, é um lugar tranquilo para quem quer sossego. Conta com estrutura de restaurantes, bares e barracas.
1.8 – Praia Cruz das Almas
Localizada a 6 quilômetros da região central, a Praia de Cruz das Almas (Praia Lagoa da Anta) também possui mar mais agitado com ondas fortes.
Possui pouco movimento, mas conta com estrutura com bons hotéis, restaurantes, bares, ciclovia, quadras e outros serviços. A faixa de areia é estreita e com tons avermelhados. Seu nome foi dado por conta de um antigo cemitério existente na região.
1.9 – Praia de Jacarecica (LITORAL NORTE)
A Praia de Jacarecica fica a 9km do centro de Maceió, no litoral norte. Possui grande extensão, pequena faixa de areia, coqueiros ao longo da orla e mar com águas mais agitadas. Está dividida em duas partes: uma mais preservada e outra urbanizada com estrutura para os turistas.
1.10 – Praia de Guaxuma (litoral norte)
Também localizada na região norte de Maceió (a 10km do centro), a Praia de Guaxuma possui uma parte com mar de águas agitadas e outra, com piscinas naturais. A faixa de areia é grande e a orla conta com boa estrutura.
1.11 – Praia de Garça Torta (litoral norte)
Com uma estrutura mais simples, a Praia da Garça Torta, no litoral norte de Maceió, é pequena e conta com mar mais calmo, porém, com muitas pedras. A faixa de areia é extensa.
1.12 – Praia de Riacho Doce (litoral norte)
Praia tranquila e mais preservada. Conta com uma extensa faixa de areia dourada e o mar é um pouco agitado. As águas, porém, são claras e com temperatura agradável. Um rio de água doce se mistura ao oceano.
1.13 – Praia da Sereia (litoral norte)
Localizada a 16km do centro de Maceió, a Praia da sereia é uma das mais bonitas do litoral norte e point dos pescadores. O mar possui águas mornas e cristalinas, ótima para a prática do mergulho. É protegida por uma barreia de corais, formando piscina natural na maré baixa.
A praia ainda abriga a famosa estátua de Iemanjá e a esculta de uma sereia fincada entre os arrecifes no meio do mar. Diz a lenda que os pescadores escutavam seu canto ao saírem para pescar.
1.14 – Praia dos Casais / Pratagy (litoral norte)
A Praia dos casais (ou Praia de Pratagy por abrigar o resort de mesmo nome), fica a 15km do centro de Maceió. É o local onde o rio Meirim encontra com o mar. Possui ampla faixa da areia, águas calmas, piscinas naturais e poucas ondas. Não há estrutura de barracas ou comércios por perto.
1.15 – Praia de Ipioca (litoral norte)
Localizada a 20 km do centro de Maceió, a Praia de Ipioca é muito procurada pelos turistas, principalmente, por abrigar o famoso beach club Hibiscus.
No local, o mar é cristalino com águas quentes e calmas. A areia é clarinha e frequentada apenas por banhistas (não há ambulante, o que torna a experiência mais tranquila e agradável).
Na maré baixa, formam-se piscinas naturais entre os bancos de areia. Quando os ventos aumentam, a praia fica ideal para prática de esportes como windsurfe.
1.16 – Praia de Sauaçuhy (litoral norte)
Também no litoral norte, a Praia de Sauaçuhy possui faixa de areia larga e boa infraestrutura, com bares e restaurantes. O mar é calmo com águas cristalinas, propícias para o banho.
1.17 – Praia de Costa Brava (litoral norte)
Com boa estrutura turística, a praia da Costa Brava possui grande extensão, ampla faixa de areia e mar levemente agitado. É cercada por mata nativa.
1.18 – Praia de Paripueira (litoral norte)
A Praia de Paripuiera é outro destino imperdível no litoral norte de Maceió, a 30km do centro. Aliás, é um dos principais passeios bate e volta, saindo da capital alagoana.
Sendo uma das mais longas de Alagoas, possui mar com águas cristalinas e calmas. Na maré baixa, formam-se enormes bancos de areia e cerca de 25 piscinas naturais a pouco mais de 800 metros da costa.
Também conta com boa infraestrutura com bares e restaurante nas proximidades.
1.19 – Praia de Sonho Verde (litoral norte)
Localizada a 40km do centro de Maceió, no litoral norte, a Praia do Sonho Verde pertence à área preservação do Peixe-boi. Possui tamanho mediano, grande faixa de areia, mar com águas mornas e calmas como uma grande piscina. É frequentada por moradores e pescadores.
2 – Pavilhão do Artesanato de Pajuçara – o que fazer em maceió
Um dos lugares mais visitados em Maceió é o Pavilhão do Artesanato de Pajuçara. O local abriga dezenas de quiosques com produtos típicos, roupas, moda praia, souvenires, artesanato, bijuterias, bolsas, toalhas de mesa, entre outros itens que todo turista ama comprar.
O pavilhão tem dois andares e estrutura com banheiro e estacionamento na parte do fundo.
Funciona: todos os dias – das 10 às 22 horas
Endereço: Av. Dr. Antônio Gouveia, 1447 – Pajuçara
Valor: gratuito
3 – Feirinha de Artesanato da Pajuçara – o que fazer em maceió
Quase em frente ao Pavilhão tem outro espaço voltado para venda de produtos típicos em Maceió: é a feirinha de Artesanato da Pajuçara, que fica à beira-mar.
O local também conta com dezenas de barracas com centenas de opções, entre roupas, souvenires, enfeites para casa, toalhas de mesa, bonecos de palha, bolsas, entre outros.
Funciona: Todos os dias – das 9 às 22 horas
Endereço: Avenida Doutor Antônio Gouveia, 1350 – Pajuçara
4 – Cadeira de praia gigante – principais atrativos
Uma cadeira de praia gigante localizada em Ponta Verde é parada obrigatória para quem vai a Maceió. Aliás, é um atrativo bem concorrido e tem até fila para subir nela.
A atração é gratuita e você também não paga nada para fotografar em cima ou em frente à ela.
Porém, caso queira, no local tem um fotógrafo que tira foto com câmera profissional. Também tem um rapaz que faz filminho com drone e um senhor, responsável por alugar a escada para você subir na cadeira (ele ainda tira fotos com seu celular).
Em dezembro de 2023, os valores eram o seguinte:
- FOTO COM CÂMERA PROFISSIONAL: R$ 10
- FILME COM DRONE: R$ 40
- ESCADA PARA SUBIR NA CADEIRA + FOTO COM SEU CELULAR: R$ 10
Além da cadeira, Maceió tem ainda vários espaços criativos espalhados nas praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jaraguá.
Funciona: todos os dias
Endereço: Rua Valdo Omena – Ponta Verde
Valor: gratuito
5 – Marco dos Corais – atrações em maceió
O Marco dos Corais é um espaço inaugurado em 2022 na Praia de Ponta Verde. Está localizado onde ficava o antigo iate Clube Alagoinhas e funciona como um mirante sobre o mar.
Ele conta com uma passarela de alumínio e com transparência, de onde é possível ver o mar abaixo. Tem ainda bancos para descansar.
A vista de lá é linda. Dá para ver o farol da Ponta Verde e a orla da capital alagoana.
Funciona: todos os dias
Endereço: Praça Gogó da Ema, 485 – Ponta Verde
Valor: gratuito
6 – Catedral Metropolitana de Maceió – O QUE FAZER EM MACEIÓ
A Catedral Metropolitana de Maceió é dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade. Ela foi inaugurada em 1859 (com presença de Dom Pedro II e sua esposa Tereza Cristina) e está localizada no Centro Histórico da capital.
Mistura os estilos neoclássico e coríntio. Possui o altar-mor todo feito em cedro e mais dois altares laterais – o altar de São Sebastião e o altar de São Miguel.
Funciona: todos os dias – das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Endereço: Praça Dom Pedro II, /n – centros
Valor: gratuito
7 – Museu da Imagem e do Som – O QUE FAZER EM MACEIÓ
O Museu da Imagem e Som de Alagoas (MISA) foi criado em 1981 para preservar o patrimônio audiovisual do Estado.
Conta com um acervo completo que resgata a história e a cultura alagoana e do Brasil por meio de fotografias, CD’s, fitas K7, revistas, jornais, filmes, DVD’s, equipamentos audiovisuais e outros materiais. Além de exposição, o Misa também realiza eventos culturais e cinematográficos.
Funciona: de segunda a sexta – das 8 às 16 horas
Endereço: R. Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá
8 – Memorial à República
Criado em 2005, o Memorial à República é uma homenagem aos presidentes alagoanos Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. As estátuas de bronze dos dois ficam na parte superior do edifício.
Possui uma área de 2.500 metros quadrados, onde vários espaços estão distribuídos. Entre eles, hall, museu e auditório.
O memorial conta ainda com vista panorâmica para o mar, parlatório e 27 mastros para as bandeiras de todos os Estados brasileiros.
Também abriga uma exposição permanente do acervo pertencente ao Museu da República, do Rio de Janeiro.
Funciona: de terça a sexta – das 9 às17 horas | Sábado, domingo e feriado – das 14 às 17 horas
Endereço: Av. da Paz, s/n – Jaraguá
Valor: gratuito
9 – Memorial Teonônio Vilela
O memorial, criado em 2005, é uma homenagem ao menestrel alagoano Teotônio Vilela com projeto de Oscar Niemeyer.
É possível entrar dentro do monumento. Nesta parte interna, há uma linha do tempo que conta a vida do artista por meio de fotografias e textos de cada época e um grande vitral, da artista plástica Marianne Peretti, em formato e cores da bandeira do Brasil.
Já na parte externa, tem uma estátua de Vilela soltando um pombo. A ideia do artista Mestre Antônio Deodato era representar a luta pela paz.
Funciona: todos os dias – das 8 às 21 horas
Endereço: Av. da Paz, s/n – Jaraguá
Valor: gratuito
10 – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Inaugurada em 1835, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é mais antiga do que a Catedral Metropolitana.
A igreja é simples, mostrando que foi construída com pouco dinheiro. Porém, na sacristia, há um lavabo em mármore que, provavelmente, foi importado de Portugal.
Funciona: de segunda a sexta – das 5:30 às 17 horas | Sábado – das 5:30 às 13:40 horas | Domingo – das 10 às 13:40 horas
Endereço: Em frente à Travessa Rua do Sol com Av. Moreira Lima, Rua do Sol, S/N – Centro
Valor: gratuito
11 – Igreja Bom Jesus dos Martírios
A igreja do Bom Jesus dos Martírios teve sua construção iniciada em 1836 e, atualmente, é tombada como um importante patrimônio histórico de Maceió.
Na parte externa, segue o estilo neogótico. Já a parte interna é decorada com azulejos portugueses e adornos no estilo Rococó.
Endereço: Praça dos Martírios (acessada pela Rua Barão de Maceió)
12 – Museu Palácio Floriano Peixoto
Museu que conta com acervo de artistas alagoanos. Expõe objetos dos séculos 19 e 20, entre móveis, itens de decoração, quadros, entre outros. Está localizado na antiga sede do governo do estado e é tombado como patrimônio estadual.
Funciona: de segunda a sexta – das 9 às 16 horas
Endereço: Marechal Floriano Peixoto Square (Praça dos Martírios), 517
Valor: gratuito
13 – Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas
Museu que conta um pouco a história de Alagoas por meio de um acervo riquíssimo.
Entre os objetos em exposição estão, antigos engenhos de açúcar; documentos relativos à escravidão, a Quilombo dos Palmares, ao Quebra do Xangô e ao movimento abolicionista; Coleção Ciclo do Cangaço; pertences de Maria Bonita e Lampião; relíquias maçônicas do primeiro reinado; mobiliária antigo; materiais que foram usados na Guerra do Paraguai; armas dos bandeirantes; canhões franceses, portugueses e holandeses; artefatos de grupos indígenas que povoaram a região; coleção rara de cerâmicas marajoaras; entre vários outros itens de uso privado de personalidades que nasceram e viveram no estado.
O museu está localizado em um prédio construído no final do século XIX e já serviu de residência de Américo Passos Guimarães
Funciona: de segunda e sexta – das 9 às 12 horas
Endereço: Rua do Sol, 382 – Centro
Valor: gratuito
14 – Teatro Deodoro
Principal prédio cultural de Maceió, o Teatro Deodoro foi construído em 1910. No local, acontecem diversas peças teatrais, apresentações musicais e outros eventos.
Ao lado dele, funciona ainda o Complexo Cultural Teatro Deodoro e o Teatro de Arena com galeria de arte e estrutura para cursos de música, dança e teatro.
Funciona: visitas guiadas (com agendamento: 82 – 9 8884-6885 ) – terça e quinta – às 10h, às 11h, às 14h e às 15h
Endereço: Rua Barão de Maceió, S/N (Praça Marechal Deodoro) – Centro
Valor: a visita guiada é gratuita. Espetáculos: valor varia de acordo com programação
15 – Parque Municipal de Maceió
Área de preservação ambiental, o Parque Municipal de Maceió abriga várias espécies de animais e da Mata Atlântica. Entre eles, Jacarés-de-papo-amarelo, Frangos d’água, Tatus Bola, Cágados de Barbicha, Preguiças, Saguins, Gaviões Falcões, Corujas, Raposas, Tamanduás Mirim e Cobras.
Possui cinco trilhas que podem ser acessadas pelo público em geral: Trilha Cidadã, Trilha da Aventura, Trilha da Paz, Trilha do Pau Brasil e Trilha do Jacaré.
Funciona: de terça a domingo – das 8 às 16 horas
Endereço: Rua Marquês de Abrantes, s/n – Bebedouro
Valor: gratuito
16 – CAPELA DE SÃO GONÇALO
Primeira capela levantada em Alagoas por volta de 1890, a Capela de São Gonçalo está localizada em um antigo paiol de pólvora que foi adaptado para templo religioso.
Ela fica no alto do farol, antigo morro da Jacutinga, perto do Mirante de São Gonçalo.
Em 1821, foi criada a Paróquia de Maceió e a capela de São Gonçalo tornou-se a matriz de Maceió, sendo Nossa Senhora dos Prazeres a padroeira.
Funciona:
Missa: sábado e domingo – às 16 horas | terça – às 19 horas | 1º sexta do mês: às 19 horas
Endereço: Av. Aristeu de Andrade, 175 – Farol, Maceió
OUTROS POSTS SOBRE ESTA VIAGEM
Viagem para Alagoas: nossos 14 dias em Maragogi e Maceió.
Grand Oca Maragogi: 4 dias no paraíso alagoano.
Luck Receptivo Maceió e Maragogi: receptivo em Alagoas.
Roteiro Alagoas: quanto custa 14 dias em Maragogi e Maceió.
O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo.
Praias de Maragogi: as 10 melhores da região.
O que fazer em Maceió: inclui melhores Praias.
Praia de Paripueira: o que fazer neste paraíso em Alagoas.
Praia do Gunga: o que fazer na praia perto de Maceió.
PARCEIROS DESTA VIAGEM
Grand Oca Maragogi | Luck receptivo (Recife e Alagoas)
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
2 Comentários
[…] APROVEITE e leia nosso post com o que fazer em Maceió. […]
[…] de viagem Cruzeiro travessia Brasil Europa: 22 dias em um navio O que fazer em Maceió: inclui melhores Praias O que fazer em São Miguel dos Milagres, Alagoas: guia completo Praias de Maragogi: as 10 melhores […]