A Acrópole é um dos cartões-postais de Atenas. Com mais de 2.400 anos, é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo e também um dos mais visitados da Grécia. Ela está localizada no alto de uma colina a 150 metros acima do nível do mar e, de lá, é possível avistar uma boa parte da cidade. E para te ajudar a aproveitar ao máximo sua visita à esta maravilha da antiguidade, montamos esse guia completo com tudo que você precisa saber.
O que é a Acrópole de Atenas
De forma bem simplificada, “Acrópole” (do grego akrópolis.eos) quer dizer “cidade alta”. Tida sempre como uma área nobre, funcionava como proteção e também abrigava construções importantes como palácios e templos da época antiga.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Embora muitos associem a Acrópole à Atenas, existem centenas delas pelo mundo. Porém, a da capital grega é tão famosa que já virou sinônimo para a palavra.
ONDE FICA A Acrópole de Atenas
A Acrópole de Atenas está localizada no centro da cidade em uma colina a 150 metros acima do nível do mar. Por sua posição, é possível enxergá-la de vários pontos.
Datada do século 4 a.C., é um dos sítios arqueológicos mais importantes da humanidade e um dos mais visitados da Grécia. É onde está localizado o famoso Partenon, o principal templo grego.
O local abrigava reuniões, espetáculos, cultos aos deuses e outras manifestações políticas e civis.
O que ver na acrópole
Com certeza, quando se pensa em Acrópole, a primeira imagem que vem à cabeça é a do Partenon.
Realmente, o templo é a principal construção do local. Porém, o sítio arqueológico abriga diversos outros atrativos.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Confira em detalhes cada um deles!
1 – Partenon – ACRÓPOLE DE ATENAS:
O Partenon é o templo mais famoso da Acrópole, dedicado à deusa Atena. Sua arquitetura clássica, colunas dóricas e a escultura que o decorava faziam dele um verdadeiro marco da Grécia Antiga.
Ele foi construído no século V a.C. pelo governador Péricles e é considerado um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade.
Durante séculos, desempenhou um papel central na vida religiosa e política de Atenas. Era o local onde a grande estátua de Atena Partenos, também criada por Fídias, estava abrigada. Além disso, serviu como um tesouro para guardar riquezas e oferendas dedicadas à deusa.
O templo foi construído em mármore de alta qualidade e, originalmente, decorado com esculturas em relevo que retratavam cenas mitológicas e históricas.
2 – EreCTEION:
O Erecteion é um antigo templo grego que faz parte do complexo da Acrópole.
Construído durante o século V a.C. no lugar mais sagrado do sítio arqueológico (onde a deusa Atena fez florescer a primeira oliveira das terras grega), é dedicado à três personalidades: Atena Polias, Poseidon e Erecteu, um antigo rei mítico de Atenas.
É famoso por abrigar as Cariátides, colunas esculpidas em forma de mulheres que sustentam a estrutura do templo. Estas figuras femininas elegantes não servem apenas como suportes inovadores, mas também são obras de arte impressionantes. As Cariátides são representações da beleza e da harmonia, características marcantes da arquitetura jônica.
Essas esculturas das Cariátides são réplicas. As originais estão guardadas no Museu da Acrópole.
Além das Cariátides, o Erecteion é conhecido por sua localização privilegiada na Acrópole, com vista para a cidade de Atenas e o Mar Egeu.
O templo também possui relevos esculpidos em suas paredes que retratam cenas mitológicas e eventos históricos, acrescentando uma camada adicional de significado à sua estrutura.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
3 – Propileus:
O Propileu era o portal de entrada para a Acrópole e, ainda hoje, é por onde os visitantes chegam no ponto mais alto do sítio arqueológico.
Com sua escadaria impressionante, é uma obra-prima da arquitetura grega antiga.
Sua localização estratégica na base da colina oferece aos visitantes uma vista panorâmica da cidade e marca o início da jornada ao explorar a Acrópole.
Construído em mármore branco do monte Pentélico no século V a.C., possui uma série de colunas que sustentam um pórtico imponente e combina elementos dos estilos dórico e iônico.
4 – Templo de Atena Nike:
Este é o templo dedicado à deusa da vitória, Atena Nike. Pequeno, foi construído no século V a.C. com arquitetura em estilo iônico. Possui colunas e frisos esculpidos que retratam cenas de batalhas e divindades gregas.
Além de sua beleza, ocupa uma localização estratégica na Acrópole, com vista panorâmica de Atenas.
5 – Odeão de Herodes Ático:
Situado nas encostas da Acrópole, o Odeão de Heródes é um antigo teatro ao ar livre construído no ano de 161 a pedido de Tibério Claudio Herodes Ático em homenagem à sua esposa falecida.
Notável exemplo de arquitetura romana, possui capacidade para acomodar cerca de cinco mil espectadores em assentos feitos de mármore branco.
Antigamente, o Odeão era usado para apresentações musicais, teatrais e competições atléticas e funcionou até 267 d.C..
Atualmente, como ainda abriga concertos e outros eventos, não é permitida a entrada no seu recinto. O visitante consegue visualizá-lo do topo (já que não tem mais o seu teto original), durante o trajeto até o alto da Acrópole.
6 – Teatro de Dionísio:
Um dos teatros mais antigos do mundo e um dos mais importantes da Grécia antiga, o Teatro de Dionísio fica dentro da Acrópole.
Construído no século V a.C., durante o auge da democracia ateniense, era dedicado a Dionísio, o deus do teatro e do vinho.
Por centenas de anos, o local foi palco dos famosos festivais de teatro em honra ao deus grego, onde as tragédias e comédias, duas formas distintas de dramaturgia grega, eram apresentadas.
Naquela época, dramaturgos renomados como Sófocles, Ésquilo e Eurípides estrelaram muitas de suas peças neste palco, influenciando profundamente o desenvolvimento da dramaturgia ocidental.
Com capacidade para milhares de espectadores, suas arquibancadas em semicírculo proporcionaram uma experiência teatral imersiva.
O teatro também servia como um espaço de reflexão política e social, onde as peças frequentemente abordavam questões morais, éticas e políticas da época.
7 – Areópago:
Localizado na área noroeste da acrópole, o Areópago é uma colina onde os gregos antigos realizavam reuniões públicas, discutiam lei e julgamentos. Era formado por um conselho de anciãos, representantes das famílias mais nobres do país.
O local abriga uma rocha de bronze onde pregou o Apostolo Paulo (por volta do ano 50 da era Cristã) e onde se encontra o seu famoso discurso “sermão oficial em Mars Hill” (Atos 17,16-34).
Este é um dos primeiros textos em que se trata diretamente da relação entre gregos e cristãos. O discurso é emblemático, pois representa o primeiro encontro entre filosofia grega e fé cristã no interior do Novo Testamento.
Naquela época, Paulo discutia com filósofos epicureus e estoicos sobre sua nova doutrina. O apóstolo havia ficado confuso com o número de deuses que eram adorados na cidade antiga. Da mesma forma, os antigos atenienses ficaram surpresos ao ouvi-lo falar sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Segundo relatos, a mensagem do apóstolo não foi muito bem recebida, pois os atenienses não acreditavam no conceito de ressurreição. Apenas algumas pessoas se converteram, entre elas, o conhecido ateniense, Dionísio.
Como chegar a Acrópole
A Acrópole está localizada no centro de Atenas e é bem simples chegar à ela.
1 – Metrô
Para quem preferir utilizar o transporte público, a maneira mais eficiente de chegar é por meio do metrô. A cidade possui uma excelente malha ferroviária e o sítio arqueológico tem sua própria estação chamada “Acropoli” (Linha 2 – Linha Vermelha), que fica a dois minutos a pé.
Se estiver vindo do aeroporto, pegue a linha azul até a estação Syntagma e faça baldeação para a linha vermelha na direção de Elliniko. A estação Acropoli fica a apenas uma parada da Syntagma.
Outra opção é pegar a linha azul #M3 para Monastiraki e seguir a pé por 12 minutos até o sítio arqueológico.
Por fim, tem ainda a linha verde até Thissio, a14 minutos da Acrópole.
2 – Ônibus
Quem preferir ir de ônibus, é possível utilizar várias linhas:
- Linha 230: parada no ponto para Akropolē – a oito minutos a pé da Acrópole
- Linhas 24, 40, 126, 134, A2, A3, A4, e 57: parada no ponto Makriyianni – a cerca de 10 minutos a pé.
- Linha 035: parada no ponto Monastiraki – a 14 minutos de distância.
- Linha X95 (saindo do aeroporto): parada na estação Syntagma – a cerca de 1,5 km da Acrópole.
3 – De Carro
Se você optar por ir de carro, há estacionamentos gratuitos e pagos em ruas próximas.
Nós fomos de Uber, saindo do centro e foi bem tranquilo. Na volta, também pegamos o carro por aplicativo até chegar às proximidades do Museu da Acrópole.
Como COMPRAR O INGRESSO PARA a Acrópole
Se você está planejando visitar a icônica Acrópole de Atenas, aqui está um guia rápido para adquirir seus ingressos de forma simples e eficiente.
Onde Comprar
- Site Oficial: é possível comprar diretamente no site da Acrópole e dos sítios arqueológicos.
- Bilheterias Locais: também dá para adquirir nas bilheterias, mas pode ter filas e pode ser que não tenha ingresso disponível, principalmente, na alta temporada.
- Sites parceiros: a melhor opção para reservar é por meio do site da Get Your Guide. São inúmeras opções de ingressos individuais, combos e até passeios no mundo inteiro.
TIPOS DE INGRESSOS
- Ingresso Individual: este ingresso permite o acesso exclusivo à Acrópole e ao Parthenon, possibilitando uma imersão total na história e na arquitetura da antiga Grécia.
- Ingresso Combinado: para quem que deseja explorar mais, o bilhete combinado é uma excelente opção. Ele oferece acesso não apenas à Acrópole, mas também a outros importantes sítios arqueológicos em Atenas, como:
- Ágora Antiga
- Museu da Ágora Antiga
- Biblioteca de Adriano
- Cerâmica (Kerameikos)
- Templo de Zeus Olímpico
- Ágora Romana
- Liceu de Aristóteles
DICAS ÚTEIS
- Comprar Antecipadamente: para evitar filas e garantir sua entrada, é recomendável comprar os ingressos online com antecedência.
- Horários e Temporadas: verifique os horários de funcionamento e a disponibilidade dos ingressos, especialmente durante feriados e eventos especiais.
- Descontos e Gratuidade: estudantes da União Europeia, idosos e crianças podem ter direito a descontos ou entrada gratuita.
Informações úteis: ACRÓPOLE
Funciona: todos os dias
– Inverno: das 08h às 17h
– Verão: das 8h às 20h
Endereço: Athens 105 58
Valor: a partir de 25 euros (a partir de 52 euros – combo 6 sítios: Acrópole, Ágora Antiga, Ágora Romana, Biblioteca de Adriano, Escola de Aristóteles (Lykeion) e Olympieion Kerameikos)
*Atualizado em junho de 2024
COMPRE AQUI SEU INGRESSO ACRÓPOLE COMBO
Outros posts sobre nossa viagem de 18 dias pela Grécia e Turquia
GRÉCIA:
1 – Viagem Grécia: 4 dias em Atenas no nosso diário de bordo.
2 – Cruzeiro Ilhas Gregas: 8 dias a bordo de um navio – diário de bordo.
3 – O que fazer em Atenas, Grécia.
4 – Acrópole: como visitar a famosa Acrópole de Atenas.
5 – Museu da Acrópole: como visitar em Atenas, na Grécia.
6 – Templo de Zeus Olímpico: como visitar em Atenas, Grécia.
7 – Praça Syntagma: a praça mais importante de Atenas.
8 – Jardim Nacional de Atenas: como visitar na Grécia.
9 – Troca da Guarda em Atenas, Grécia.
10 – Quebra pratos e o jantar grego: tradição e cultura.
TURQUIA:
1 – Viagem Turquia: nossos 4 dias em Istambul – diário de bordo.
2 – O que fazer em Istambul, Turquia.
GRÉCIA E TURQUIA:
1 – Roteiro Grécia e Turquia: quanto custa uma viagem de 18 dias.
2 – Fotos da Turquia e Grécia: álbum de fotos da nossa viagem.
O MEU CHIP: INTERNET EM MAIS DE 165 PAÍSES
Durante nossa viagem pela Europa em 2023, contamos com um parceiro fundamental que possibilitou que a gente ficasse conectada 24 horas por dia: o “O Meu Chip“.
Atualmente, a empresa conta com 16 planos: 11, para uso com chip comum e cinco, no e-SIM. Mas isso é, constantemente, atualizado para melhorar a cobertura em todo o mundo.
Cada plano tem suas características, valores e podem ser utilizados entre 5 e 120 dias.
Temos um post completinho para te ajudar a contratar o melhor plano para sua viagem.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
3 Comentários
[…] Melhor época para ir para Porto de Galinhas Praia do Gunga: o que fazer na praia perto de Maceió Acrópole: como visitar a famosa Acrópole de Atenas 2 irmãs adultas que viajam pelo mundo ao lado da mamis na terceira […]
[…] Melhor época para ir para Porto de Galinhas Praia do Gunga: o que fazer na praia perto de Maceió Acrópole: como visitar a famosa Acrópole de Atenas D&D Mundo Afora completa 10 anos Ondas gigantes de Nazaré, em Portugal 2 irmãs adultas que […]
[…] Melhor época para ir para Porto de Galinhas Praia do Gunga: o que fazer na praia perto de Maceió Acrópole: como visitar a famosa Acrópole de Atenas D&D Mundo Afora completa 10 anos Ondas gigantes de Nazaré, em Portugal Campo de concentração […]