Mercado de San Miguel Madrid: sabores de Madrid – com mais de 30 barracas dentro de um galpão estruturado em ferro e vidro, o Mercado de San Miguel é um dos atrativos imperdíveis na capital espanhola. Nós o visitamos por duas vezes, quando estivemos em Madri em 2019 e adoramos. Tantos cheiros, sabores e cores que até hoje, quando nos lembramos, nossas línguas chegam a salivar! E é sobre ele que vamos falar neste post. Confira e, ao final, deixe seu comentário.
Além de sua importância gastronômica, tanto que é considerado como um dos principais mercados gastronômicos do mundo, o San Miguel também foi intitulado “Bem de Interesse Cultural” na categoria de Monumento de Madrid.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
APROVEITE para conhecer 53 dicas de atrações para conhecer em Madrid, na Espanha
MERCADO DE SAN MIGUEL – HISTÓRIA
Localizado no coração de Madrid, no centro, o Mercado de San Miguel funciona desde 1916 no lugar onde antigamente, lá pelos anos de 1790, existia a igreja de San Miguel de los Octoes. Nesta época, o templo religioso sofreu um incêndio, foi restaurado e, então, demolido em 1809.
Em seu lugar, foi construída a Praça São Miguel, onde teve início a realização de um comércio a céu aberto. Com o seu crescimento, o mesmo acabou se transformando em um problema sanitário e de logística.
A solução encontrada veio apenas em 1835, quando foi criado um projeto para o novo mercado: todo fechado com vidro e com a estrutura em ferro. A inauguração aconteceu em 1916.
Aliás, atualmente, o espaço gastronômico é o único edifício construído em ferro ainda de pé na cidade. Todas as outras construções do gênero foram derrubadas. Além disso, em sua revitalização, foi conservada boa parte da sua estrutura original.
Após muitos anos em plena atividade, o San Miguel fechou suas portas e só reabriu em 2009, totalmente revitalizado.
E é desse jeito que está até hoje! Um espaço imperdível em uma das cidades mais lindas do mundo.
O que encontrar no espaço gastronômico de Madrid
Além de ser um ponto de encontro de moradores de turistas, quem visita o San Miguel vai encontrar o melhor da culinária espanhola.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Presunto ibérico, mariscos frescos vindos diariamente da Galiza, arroz mediterrânico, queijos especiais de Castela, Astúrias ou do País Basco.
E além disso, tem vinhos, frios, frutas, cervejas, doces, peixes, tapas, sanduíches, empanadas, massas, sucos, cafés, entre outras iguarias típicas da Espanha.
Em nossa visita, provamos uma saladinha de frutas que estava deliciosa. Mas o que mais gostamos de fazer lá dentro mesmo foi perambular pelos corredores para apreciar tanta variedade de comida.
Aliás, são vários corredores largos, mas bem cheios. Foi difícil achar um cantinho para saborearmos nossas frutas.
Como chegar ao Mercado de San Miguel
Chegar ao Mercado de San Miguel, a partir da região central, é bastante fácil, independentemente do meio de transporte escolhido.
De Carro: saindo do centro de Madri, o Mercado está a cerca de dez minutos de carro. Siga pela Calle Mayor até a Calle de San Miguel. Ao redor, tem estacionamentos pagos.
Transporte público: a maneira mais conveniente é usar o metrô. Pegue a Linha 1 (Azul Claro) até a estação Sol ou a Linha 2 (Vermelha) até a estação Ópera. De ambas, é uma caminhada curta de cerca de cinco a dez minutos.
A Pé: se preferir caminhar, a partir da Puerta del Sol, o Mercado San Miguel fica a apenas cinco minutos a pé. Basta seguir pela Calle Mayor em direção ao oeste até encontrar a Calle de San Miguel.
Informações úteis
Funciona: de domingo a quinta – das 10 às 24 horas | Sexta, sábado e véspera de feriado – das 10 às 01 hora
Endereço: Plaza de San Miguel – centro
Valor: gratuito
Você também poderá se interessar por outros posts sobre a Espanha:
– Diário de Bordo: 4 dias em Madrid e Toledo, Espanha.
– O que fazer em Madrid: 53 atrações
– O que fazer em Toledo: 36 atrativos.
– Roteiro Madrid: quanto custa viajar para Madri.
– O que visitar em Madri, Por Fátima Costa.
– O que fazer em Barcelona.
– Jardins de Sabatini: como visitar em Madrid.
– Catedral de Toledo, Espanha: como visitar.
– Mercado de San Miguel Madrid: sabores de Madrid.
– Catedral de Madrid: como visitar a catedral de la Almudena.
– Fotos Espanha e Portugal: um pouco da nossa viagem ao velho continente.
– Plaza Mayor e outras 11 praças em Madrid.
– Jardins de Sabatini: como visitar em Madrid.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.