Diário de bordo: 4 dias em Madrid e Toledo, Espanha
Nossa viagem pela Europa em 2019 se encerrou na Espanha, após 13 dias percorrendo as estradas de Portugal. Nesse país, passamos por Porto, Fátima, Nazaré, Óbidos, Algarve, Lisboa e Sintra.
Em terras espanholas, ficamos por quatro dias (entre 13 e 16 de novembro) e visitamos as cidade de Madrid e Toledo.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Quantos lugares incríveis nós conhecemos. Quantas experiências maravilhosas.
E sobre isso que vamos contar aqui hoje neste diário de bordo.
Confira!
Diário de Bordo: 4 dias em Madrid, na Espanha
Dia 1: 13 de novembro – 4 dias em Madrid
Após pegarmos um avião no aeroporto de Lisboa, chegamos em Madrid por volta das 10 horas. Pegamos um Uber que deu 34 euros e seguimos direto para o Hotel Cortezo, onde ficamos hospedadas.
Ele é muito bem localizado, a 450 metros da Plaza Mayor e a 1 km do Palácio Real. Vale bem a pena.
Na verdade, enquanto chegávamos, ficamos um pouco receosas com o lugar. O Uber passou por umas ruas um tanto quanto estranhas. Pareciam lugares perigosos. Quase em frente ao hotel, por exemplo, vimos algumas pessoas dormindo no chão.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Mas depois de andarmos um pouco mais, a má impressão passou.
Após o check in no hotel, nossa primeira providência foi seguir para a Plaza Mayor, onde encontramos um restaurante para almoçarmos.
Nossa escolha foi o Restaurante Liana, onde pedimos o menu do dia com entrada + prato principal + bebida e sobremesa: paella, lasanha, refrigerante e pudim.
Também pedimos 2 pratos de macarrão a bolonhesa + 2 sucos. Tudo deu 35 euros e a comida estava ótima.
Em seguida, fomos fazer umas comprinhas no Mercado Carrefour para levarmos para o hotel. Pão, peito de peru, suco e outras coisinhas. Tudo deu 12,30 euros.
Depois de nos organizarmos, voltamos para a rua e começamos a desbravar esta cidade linda. Voltamos à Plaza Mayor e entramos em tudo quanto é lojinha em volta da praça.
Mamis aproveitou para comprar tudo quanto é souvenir espanhol kkk. Imã, caneca, bolsinha, avental, camiseta e até leque.
Tudo deu 52,90 euros. Imagina gastar quase R$ 250 apenas com essas coisas inúteis 😱😂.
Olha que legal, na praça tem uns bonecos sem cabeça para a gente tirar fotos como dançarinos de flamenco. Tem que pagar 1 euro.
Nós não pagamos, mas deu para fazer uma gracinha, nos posicionando de longe kkk.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Nossa próxima visita foi feita ao mercado de San Miguel. Ele é bem antigo. Foi construído em ferro em 1916 e abriga mais de 30 barracas, com vinhos, queijos, frutas, cervejas, doces, peixes, sanduíches, sucos, cafés, entre outras iguarias típicas da Espanha.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real..
Também visitamos a linda Catedral de Santa Maria a Real de Almudena.
Ela é linda. Uma das mais bonitas que já visitamos. Sede da diocese de Madri, é dedicada à virgem Maria e é o principal templo católico da cidade e a primeira catedral da Espanha.
A catedral fica em frente ao Palácio Real. Lá do alto da cúpula (a 73 metros de altura), é possível ter a melhor vista do Palácio.
Antes de continuarmos nossas caminhada pela cidade, também visitamos a cripta da catedral que fica abaixo dela.
É um lugar bonito e de muito silêncio. O espaço conta com 20 capelas ao redor e vários túmulos de pessoas importantes dentro delas e espalhados pelo chão.
Na volta deste passeio, já à tardinha, passamos pela também famosa Plaza Puerta del Sol. É lá que fica o marco zero de Madrid desde 1862. E onde foi proclamada a República em 1931.
O local abriga o prédio mais antigo da cidade: o Real Casa de Correos com um relógio do século XIX que faz a contagem regressiva para a passagem do ano.
É lá que também estão as famosas estátuas do Urso e do Mendonheiro ou Oso y El Madroño (símbolos de Madri, construído em 1967).
Para fechar este primeiro dia em terras espanholas, aproveitamos para visitar a gigante loja da Primark. Ela tem cinco andares e fica na avenida Gran Via, uma das mais importantes da cidade.
Construída em 1929, a Gran Via tem 1,36 quilômetros de extensão entre a rua de Alacalá e a Praça da Espanha. Abriga restaurantes, lojas de marcas famosas (como a Primark), cinema, teatro, entre outros espaços comerciais.
Dia 2: 14 de novembro – 4 dias em Madrid
Acordamos um pouco mais tarde hoje e saímos do hotel quase às 10 horas. Paramos em algumas igrejas como a da Santa Cruz e de São Miguel e seguimos para a Catedral de la Almudena.
Enquanto mamis ficou lá dentro da catedral, eu e Danubia visitamos o museu que fica na parte traseira e também subimos na cúpula.
O museu conta a história da construção da catedral e da diocese em Madrid. Tem vestimentas religiosas, mosaicos, coroas, imagens, pia batismal, códice, ostensórios e outros objetos religiosos.
Tem algumas salas (onde é proibido fotografar e/ou filmar) e, depois, é preciso subir algumas dezenas de escadas para chegar à cúpula.
Entre um lance e outro, tem algumas maquetes, como esta do complexo da catedral + Palácio Real.
A cúpula fica a 73 metros de altura e de frente ao Palácio Real. Aliás, é de lá do alto que se tem a melhor vista do lugar.
Depois dessa visitinha e de modelarmos em frente aos portões do Palácio (que optamos não entrar), passamos pela Plaza Oriente e resolvemos ir, novamente, até a Primark.
Fizemos umas comprinhas, comemos no MC Donald’s, passamos pela Porta do Sol novamente e vimos a famosa estátua Oso Y El Madroño.
A escultura Oso Y El Madroño é do século XX e tem um urso e uma árvore, representando o brasão de Madri.
Por fim, fomos até o Jardim de Sabatine, que fica atrás do Palácio Real. É um lugar muito bonito.
Ele foi construído em 1978 em estilo neoclássico. Possui três níveis com muito verde e onde estão distribuídos espelhos d’água, lago, piscina, bancos, flores e várias esculturas dos reis espanhóis.
Nós também íamos até a Plaza de Espanha, mas ela estava sendo reformada e, por isso, fechada.
Ainda entramos na loja de departamento El Corte Inglés, onde a vista do 9º andar é linda da cidade. Pena que estava chovendo e não deu para fotografar direito.
Chegamos no hotel por volta das 17 horas.
Dia 3: 15 de novembro – Toledo
Nosso dia começou bem cedo. Após o café, fomos visitar a cidade de Toledo que fica a 74 quilômetros de distância e é um dos Patrimônios da Humanidade pela Unesco.
Nós contratamos um passeio de um dia no site da Get Your Guide (que é nossa parceria e você pode comprar ingressos em todo o mundo de forma fácil, prática e segura).
Bem cedinho, fomos para o ponto de encontro no Paseo del Prado (que fica em frente à Fonte de Neptuno e ao lado do famoso Museu do Prado) e encontramos com o restante do grupo.
O tour (que custou 23 euros por pessoa) teve duração de quase nove horas.
Assim que chegamos em Toledo, após uma hora de viagem, subimos para a parte histórica que fica bem no alto de uma colina
Para chegar até lá, é preciso subir várias escadas rolantes (cerca de seis delas).
Assim que chegamos lá em cima, nos reunimos na Plaza Zocodover, na parte central. Ali, o grupo se dividiu em dois: os que entrariam em alguns atrativos e os que fariam o passeio guiado a pé apenas por fora.
Nós ficamos neste segundo grupo que faria o walking tour pelas ruas da cidade medieval.
Depois desse tour guiado, tivemos ainda um tempo para andar por conta própria pelas ruazinhas da charmosa cidade.
É uma experiência incrível andar por aquelas ruas medievais que tiveram sua origem no século III a.C.
Toledo é conhecida pela fabricação de suas armas de aço de qualidade e incrivelmente duros, como espadas e armaduras.
É lá também a terra do famoso Don Quixote de La Mancha, do autor espanhol Miguel de Cervantes.
Nas ruas têm varias estátuas do personagem e é claro que mamis tinha que tirar foto com algumas delas, né kk.
Durante todo o passeio, visitamos muitos lugares.
Entre eles: Igreja de São Tomé, Alcázar de Toledo (Castelo de Toledo), El Greco Museum, Sinagoga del Tránsito, Ponte de San Martin, Museu de Santa Cruz, Plaza de Zocodover, Mirador del Valle, Sinanoga de Santa Maria la Blanca, Monastério de San Juan de los Reyes e Mirador del Azor.
Outro lugar que visitamos e que vale muito a pena é a Catedral de Toledo. Ela é maravilhosa por dentro.
A entrada, que inclui o museu, custa caro: 10 euros por pessoa. Mas vale cada centavo. Até agora estamos sem palavras para descrever a beleza daquela igreja.
Lá dentro tem capelas, altares gigantes, obras de artes, cripta, claustro e museu.
Além da catedral, é possível subir na torre por um valor adicional. Porém, na época de nossa visita ela estava sendo reformada e não tinha como subir.
Nosso almoço foi no restaurante Café & Te, na Plaza Zocodover. Pedimos 3 lasanhas + combo de frango, bolinho de queijo e batata frita + 2 sucos. Tudo deu 70,15 euros.
Olha que paisagem deslumbrante.
Chegamos de volta ao hotel em Madrid já tarde da noite. Mas foi um passeio incrível.
Dia 4: 16 de novembro – 4 dias em Madri
Nosso último dia em Madrid foi muito aleatório. Depois do café, andamos sem rumo pela cidade. Como nosso voo para São Paulo era só por volta da meia-noite, deu tempo de andar à toa pelos mesmos lugares dos outros dias.
Tudo a pé. Não pegamos transporte em nenhum dia em Madrid.
No caminho, aproveitamos para assistir à troca da guarda no Palácio Real. Ela acontece na parte de trás. Perto da Plaza Oriente.
Nós chegamos no finalzinho, mas é bem interessante.
Também passamos em frente ao belíssimo prédio da prefeitura de Madrid e chegamos até a Porta de Alcalá.
A porta foi inaugurada em 1778 para ser porta de entrada da cidade. Com 22 metros de altura, o monumento tem cinco portas, sendo duas retangulares e três em formato de arcos.
E para finalizar nosso dia em terras espanholas (e europeias), passamos (pela terceira vez) na Primark kkk.
O problema foi que as malas já estavam fechadas e não cabia nem mais uma agulha nelas.
Mas nós queríamos comprar, né. E o que foi que fizemos? Vestimos as compras por baixo das roupas kkkk. Estava frio mesmo!!
Antes de voltarmos ao hotel, ainda deu tempo de assistir à uma missa na igreja Nossa Senhora del Carmen e San Luis.
E assim terminaram nossos 17 dias na Europa. Além de Madrid e Toledo, passamos por Portugal e visitamos Porto, Fátima, Nazaré, Óbidos, Algarve, Lisboa e Sintra.
Você também poderá se interessar por outros posts sobre a Espanha:
– Diário de Bordo: 4 dias em Madrid e Toledo, Espanha.
– O que fazer em Madrid: 53 atrações
– O que fazer em Toledo: 36 atrativos.
– Roteiro Madrid: quanto custa viajar para Madri.
– O que visitar em Madri, Por Fátima Costa.
– O que fazer em Barcelona.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.