Arcos da Lapa e Escadaria Selaron – Rio de Janeiro
O nosso passeio pelos Arcos da Lapa e Escadaria Selaron, no Rio de Janeiro, foi muito rápido, quando visitamos a cidade maravilhosa. Para conhecer cada ponto turístico, como já disse no post O que fazer no Rio de Janeiro em cinco dias, contratamos um táxi, que nos cobrou R$ 100 para passear, durante todo o dia, por vários locais.
COMO VISITAR OS ARCOS DA LAPA NO RIO DE JANEIRO
E nossa primeira parada foi nos famosos Arcos da Lapa.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Para quem não conhece, o Aqueducto da Carioca, popularmente conhecido como os Arcos da Lapa, é um dos principais cartões postais da cidade, no Rio Antigo.
É considerada a obra arquitetônica de maior porte do período colonial.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
A imponente construção em estilo romano, localizada no bairro da Lapa, tem 17,6 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos em estilo romano, que ligam o bairro de Santa Teresa ao Morro de Santo Antônio.
Os estudos para trazer as águas do rio Carioca para a cidade começaram nos primeiros anos do século XVII, mas as obras de instalação de canos de água no Rio de Janeiro só tiveram início um século depois.
Como chegar aos Arcos da Lapa:
– Ao chegar ao Centro, seguir pela avenida Chile ou avenida República do Paraguai e deixar o carro no estacionamento da Catedral Metropolitana e caminhar até o local. Ou se preferir, estacionar nas ruas da Lapa.
VISITANDO A ESCADARIA SELARON
Além disso, assim que o turista chega perto escada, já é abordado por pessoas que se oferecem para tirar fotos. Caso haja interesse, é possível tirar o retrato e imprimi-lo em um azulejo para levá-lo para casa como recordação.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Nós compramos. Custou, em abril de 2014, R$ 20,00.
Autoria das obras na Escadaria Selarón
A obra na escadaria teve início em 1990, quando Selarón resolveu “dar um jeito” nos degraus em frente à sua casa. Na época, os vizinhos riam das suas combinações de cores, que eram sempre muito misturadas.
O que era para ser apenas um passatempo, porém, acabou virando uma obsessão que consumiu praticamente todo seu dinheiro.
Por conta disso, passou a vender suas pinturas para financiar a empreitada e, após vários anos de exaustivo trabalho, a escadaria tornou-se um sucesso, convertendo-se em um belo cartão-postal da cidade.
Título – Em 2005, a prefeitura da cidade deu a Selarón o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro e tombou a escadaria como patrimônio.
Morte: Jorge Selarón morreu aos 65 anos, em 10 de janeiro de 2013. Foi encontrado morto, queimado, nas escadarias da Lapa.
Onde fica a Escadaria Selarón
Como Chegar à Escadaria Selarón
4 – De carro – Na Praça Tiradentes, virar a esquerda na avenida Gomes Freire. Virar, novamente, na rua Riachuelo e seguir até a Ladeira Santa Tereza
| Confira outros posts sobre o Rio de Janeiro
Outros posts
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
1 Comentário
[…] Arcos da Lapa e Escadaria Selaron – Rio de Janeiro15➠ Sambódromo no Rio de Janeiro16➠ Roteiro: primeira viagem de navio17➠ Roteiro 1 dia em […]