Como visitar o Lago Negro Gramado
O Lago Negro em Gramado é um dos atrativos mais charmosos e visitados da cidade. O parque é lindo e, além de tudo, é gratuito. Dá para passar o dia e curtir com toda a família, tranquilamente.
Confira neste post de hoje como visitá-lo e o que fazer por lá!
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Nós já estivemos nele por duas vezes. Uma passagem bem rapidinha em 2016, durante o city tour no fumacinha Turismo. E outra em 2019, quando ficamos por algumas horas e aproveitamos ao máximo o espaço.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
LAGO NEGRO GRAMADO: ATRAÇÃO GRATUITA
O parque Lago Legro é todo rodeado de araucárias (algumas com mais de 70 anos), pinheiros, hortênsias azuis (no verão), azaleias (no inverno) e outras flores coloridas. Um espetáculo!
Lago Negro Gramado: o que fazer por lá
Descansar! Sentar por algumas horas, relaxar, contemplar a natureza lindíssima ou organizar um delicioso piquenique são as melhores coisas para fazer no Lago Negro.
Para aqueles que não esquecem o esporte nem na hora do lazer, fazer caminhada ou corrida pela trilha de 740 metros (que contorna todo o parque) também são ótimas opções.
Passeio de pedalinho
ATUALIZAÇÃO: em 2019 e 2022, nós voltamos a Gramado e curtimos tudo que o Lago Negro tem para oferecer.Andamos na trilha, parando a cada passo para fotografar aquelas lindas hortênsias que enfeitam o caminho.E fizemos o passeio de pedalinho. Muito bom e vale muito a pena.
Outras atrações
Além do lago, trilha e pedalinho, o parque ainda conta com restaurante e uma feirinha do lado de fora, com lembrancinhas da cidade, artesanatos, roupas e outros.
Alguns artistas de rua também completam a programação, tocando músicas ou dançando.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
História do Lago Negro de Gramado
É estranho e até curioso como uma tragédia pode se transformar em uma coisa tão bela como o Lago Negro. Isso porque o Lago foi construído após um incêndio. Em 1942, quando o parque ainda se chamava Vale do Bom Retiro e pertencia à família Bier, um incêndio que durou oito dias tomou conta de toda a reserva.
Para evitar que a tragédia se expandisse e atingisse mais lugares, o então administrador da área (o alemão Leopoldo Rosenfeldt) abriu, com ajuda dos moradores, uma grande fenda ao redor da mata, próxima à uma vertente. A água encheu a fenda e evitou que o fogo atingisse a mata nativa. Anos mais tarde, essa fenda deu origem ao lago, que, até então, não existia.
Também foi Rosenfeldt quem ajudou a construir o parque e mandou trazer os pinheiros da Floresta Negra, na Alemanha. É daí que vem o nome do Lago. Aliás, a coloração escura das águas do lago se dá devido ao sombreamento feito pelos pinheiros que o contornam.
Dados – O parque tem quase 90 mil metros quadrados, sendo 17.470 mil metros apenas do Lago Negro. Sua profundidade é de 14 metros.
Lago Negro
Funciona: aberto todos os dias – 24 horas. Os pedalinhos funcionam das 8:30 às 18 horas.
Endereço: Rua A. J. Renner – Planalto
Valor: entrada no parque – gratuita | pedalinhos – R$ 50 (cisne) e R$ 60 (cisne maior e caravela)
Obs.: preços de novembro de 2022
Leia outras dicas sobre o Rio Grande do Sul:
1 – Diário de bordo: Gramado, Canela e outras cidades.
2 – Hotel Sky: onde ficar em Gramado.
3 – Transfer e passeio na Serra Gaúcha: Brocker Turismo.
4 – Bela Vista Café Colonial: Café colonial em Gramado.
5 – O que fazer em Gramado de Graça: 24 atrações gratuitas.
6 – Atrações de Gramado: 26 lugares para visitar.
7 – Mini Mundo de Gramado.
8 – City tour em Gramado com Fumacinha Turismo.
9 – Lago Negro de Gramado: como visitar.
10 – Aldeia do Papai Noel de Gramado (RS).
11 – Snowland: parque de Neve de Gramado.
12 – Parque Terra Mágica Florybal, em Canela.
13 – O que fazer em Canela: 38 atrações.
14 – Vale dos Dinossauros em Canela.
15 – Bondinhos em Canela: como ver a Cascata do Caracol.
16 – Mundo Gelado em Canela: mais de 16 graus negativos.
17 – Casa do Capitão Jack em Canela, RS.
18 – Dreamland: Museu de Cera de Gramado, RS.
19 – Museu Harley em Gramado, RS.
20 – O Reino do Chocolate em Gramado, RS.
Outros posts
21 – Como visitar o Mundo a Vapor em Canela.
22 – O Luxo dos Super carros em Gramado.
23 – Parque Algum Lugar em Gramado e as maravilhas do mundo (o parque fechou).
24 – Hollywood Dream Cars em Gramado.
25 – Mundo Encantado de Gramado e suas miniaturas.
26 – Pizzaria Cara de Mau: pizzaria em Gramado.
27 – Tour Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul.
28 – O que fazer em Nova Petrópolis, RS.
29 – Tour Linha Bella em Gramado, RS.
30 – Restaurante Höppner: onde comer em Gramado.
31 – BusTour em Gramado e Canela: ônibus turístico.
32 – Passeio de Maria Fumaça no Rio Grande do Sul.
33 – Restaurante em Carlos Barbosa: Casa Borsoi.
34 – Restaurante Linha Bella: onde comer em Gramado.
35 – Rio Grande do Sul: post índice das matérias publicadas.
36 – Onde comer fondue em Gramado: Château Allemand.
37 – Roteiro Rio Grande do Sul: 9 dias.
38 – Vinícolas do Rio Grande do Sul: Miolo e Masotti.
Viagem de 2022
39 – Diário de bordo Gramado: nossos 8 dias em Gramado.
40 – Roteiro Gramado: quanto custou passar 8 dias em Gramado.
41 – Skyglass Canela: como funciona a plataforma de vidro em Canela.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
15 Comentários
[…] Como visitar o Lago Negro. […]
[…] A empresa, que atua no município gaúcho há cerca de 30 anos, faz um city tour panorâmico pelas principais ruas de Gramado e ainda tem uma paradinha de 20 minutos no Lago Negro. […]
[…] Alemanha Encantada é um parque que fica exatamente em frente ao famoso Lago Negro. Esta é uma região muito bonita, gostosa e bem tranquila, com muito […]
Complementando…O Lago Negro é ótimo para um piquenique em família. Além de você mesmo poder levar o seu farnel, há lojas por lá que fornecem todo o material necessário para um piquenique. Além disso, há bem em frente ao portão de entrada do LN o Parque Alemanha Encantada, com entrada gratuita [o único cobrado é a subida à Torre da Rapunzel, de onde se descortina o belo panorama no entorno do LN]. E no Alemanha Encantada você tem o restaurante com cardápio de comidas alemãs, um bar panorâmico onde se pode degustar deliciosos chopes e cervejas, nacionais e importadas, apreciando a bela vista do LN. Todos os anos vamos a Gramado e o LN é destino obrigatório, com direito a piquenique e visita ao Parque Alemanha Encantada.
Realmente, o Lago negro é maravilhoso. Nós estivemos na Alemanha Encantada nesta última visita que fizemos a Gramado. Em breve, tem post sobre ela no blog também. Muito obrigada por contribuir com nosso post. Seja sempre muito bem-vindo ao D&D Mundo Afora.
lindo D+
O lugar é lindo mesmo. Vale a pena e é de graça. Bom D+
Que lugar lindo! Eu adoro parques assim, quem sabe um dia eu conheço aí né?!
boas-depapo.blogspot.com
Sou gaúcha e apaixonada por esse lugar ♡
toobege.blogspot.com
Obrigada. Tem lugares maravilhoso e o Lago negro é um deles, né. E, sem contar, que é gratuito. Ou seja, todo mundo pode curtir sem problemas.
Gramado é espetacular, têm toda diversidade com muito glamour misturado com seus Parques e trilhas fantásticos, sempre estamos por lá e sempre têm muita coisa ainda pra conhecer, belo post.
É um lugar maravilhoso mesmo!!! Amei…
Oi!!! Adoro passear pelo Lago Negro! Fico muito feliz que vocês tenham curtido muito a viagem para Gramado! Bj
Oi Denise.. obrigada pela visita!!!!! Foi a primeira vez que estive em Gramado e amei… cidade linda.. e o Lago Negro é maravilhoso mesmo… pena ter ficado pouco tempo por lá!!!!!
Dani Querida, passando para uma visitinha 🙂 Não vou a Gramado há uns 25 anos e ver o pedalinho me lembrou de quando eu era criança. Adorava! Mas sofria pra pedalar porque nem alcançava direito o pedal! Adorei o post! Beijos