Deserto de Ossos (Chris Bohjalian): Dica de livro
Para quem gosta de história, a dica de livro de hoje é uma verdadeira aula. Deserto de Ossos retrata um dos maiores genocídios praticados pelos turcos na Síria contra os armênios, durante a Primeira Guerra Mundial.
Talvez por retratar uma história real, o livro é, simplesmente, muito bom. Sua leitura causa diversas sensações no leitor: revolta, indignação, emoção, tristeza, compaixão, curiosidade …
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
É triste ver como o ser humano pode ser tão cruel com seus semelhantes por questões religiosas e políticas.
Também é revoltante saber que coisas tão cruéis ainda acontecem todos os dias, mas nem sempre são noticiadas pelos telejornais.
DESERTO DE OSSOS: A HISTÓRIA
A história de Deserto de Ossos é contada pela neta do casal que testemunhou in loco as atrocidades praticadas, durante a Primeira Guerra.
Armem Petrosian era um engenheiro armênio, que trabalhava na construção de uma ferrovia e tinha sede de vingança por conta da suposta morte de sua esposa e filha.
Elizabeth Endicott, uma jovem rica americana que foi com seu pai para Síria como voluntária em nome da Associação Amigos da Armênia.
Os dois se encontram na cidade de Alepo, na Síria, e, em meio a um cenário catastrófico (fome, violências, mortes e abandono), se apaixonam. Por conta das circunstâncias, eles se separam. Ele se alista no exército britânico e vai para o Egito, enquanto ela permanece em Alepo.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Durante um período, eles se comunicam apenas por cartas até poderem se reencontrar e viver juntos.
E é baseada nestas cartas, em um diário e em documentos de propriedade dos Amigos da Armênia, que a neta Laura reconta essa história de horror e sofrimento, mas também de amor, já que os dois constroem uma linda família.
Minha avaliação
Eu gostei muito livro e do modo como o autor vai fazendo a narrativa. Ele mistura fatos do passado, vivenciados pelos avós, e do presente, vividos pela neta Laura.
Sem contar que é uma temática que me chama a atenção. Milhões de pessoas morreram neste massacre da Síria e, por muitos anos, pouco se falou a respeito.
Editora: Companhia Editora Nacional
Autor: Chris Bohjalian
Ano: 2015
Número de Páginas: 344
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.