Como visitar o Mercado Modelo Salvador
Localizado na cidade baixa de Salvador, o Mercado Modelo é um dos cartões-postais da capital baiana. Ele fica entre o Elevador Lacerda e a Bahia de Todos os Santos e se tornou parada obrigatória para quem vai à cidade.
Ali tem de tudo um pouco: artesanato dos mais variados tipos (imãs, canecas, porta-retrato, fitinhas do Senhor do Bonfim, chaveiro e afins), lembrancinhas, roupas, rendas, cangas, bolsas, chapéus, quadros, berimbaus, enfeites, estátuas, imagens de santo, bijuterias, xilogravuras, redes…
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Enfim, uma infinidade de produtos.
Mas se engana quem pensa que para por ai: ainda sobra espaço para comidas e bebidas em restaurantes, lanchonetes e bares.
Ao todo, são dois andares e mais de 260 boxes.
E além dos boxes-lojas, dos restaurantes e lanchonetes, o Mercado Modelo, considerado o maior shopping de artesanato do Brasil, ainda conta com Posto de Informação e da Polícia Turística, agência dos Correios, caixa eletrônico, banheiros e barbearia.
MERCADO MODELO SALVADOR: PRÉDIO TOMBADO PELO IPHAN
Para comportar tudo isso, só mesmo os 8410 metros quadrados do antigo prédio histórico datado de 1861 em que o Mercado foi instalado.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
O prédio foi projetado pelo arquiteto polonês André Przewpdoswski e construído para ser utilizado como terceira alfândega de Salvador.
Possui arquitetura em estilo neoclássico e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Dizem que Dom Pedro II inaugurou a obra da casa alfandegária antes dela ser finalizada em 1861.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
Outros espaços no Mercado Modelo Salvador
Além da parte visível, o local ainda conta com tuneis subterrâneos que podem ser visitados. Na época que funcionava como alfândega, o subsolo (construído em uma estrutura feita de arcos de pedra) era utilizado para guardar produtos que precisavam ficar fora do calor, como vinhos.
Nós, infelizmente, não sabíamos da existência do lugar e perdemos a oportunidade de conhecer essa outra parte do Mercado Modelo de Salvador. Fica para a próxima.
Apesar disso, depois do nosso retorno, descobrimos em meio às histórias sobre o mercado que esses túneis são palco de inúmeras lendas. Dizem que ali eram “guardados” os escravos a espera de serem vendidos. E que até hoje algumas pessoas ouvem o barulho de suas correntes.
Incêndios
Verdade ou não, o fato é que o Mercado Modelo de Salvador guarda muitas histórias, algumas delas trágicas e de superação.
Isso porque, desde que foi inaugurado em 1912, ele sofreu vários incêndios (cinco, no total) nos anos de 1917, 1922, 1943, 1969 em 1984. E mesmo assim, em todas as ocasiões, conseguiu se reerguer.
Até 1971, ele funcionava onde hoje está o Monumento ao Povo da Bahia, uma escultura do artista plástico Mário Cravo, localizada em frente ao atual endereço.
Atualização: em 2019, o monumento pegou fogo e ficou completamente destruído.
Na época, o Mercado era o principal centro de abastecimento da cidade com comercialização de todo tipo de produtos, desde frutas, verduras, charutos, peixes, entre outros artigos.
De todos os incêndios, o pior foi o que aconteceu em 1969, destruindo todo o prédio e obrigando os responsáveis a transferirem o Mercado para o atual endereço, a antiga casa de alfândega, em 1971.
Mas, mesmo neste local, o Mercado ainda passou pelo quinto sinistro de sua história no ano de 1984, quando os comerciantes perderam tudo novamente.
A visita ao Mercado Modelo de Salvador
Dependendo do seu perfil consumista, a visita ao Mercado Modelo de Salvador pode demorar mais ou menos. Mamis ama loucamente comprar e nós ficamos lá em torno de uma hora.
Foi pouco tempo, pois estávamos voltando de um passeio à Praia do Forte e já eram cinco horas da tarde. Naquele dia, um sábado, como o movimento estava fraco, o Mercado fechou as portas às 18 horas.
Mas, para falar a verdade, apesar da quantidade de boxes e de produtos disponíveis, tudo era muito igual e os preços não estavam tão convidativos.
Nós conseguimos comprar lembrancinhas nas lojas do Pelourinho com melhores preços.
Além dos preços serem caros, ao redor do mercado é um pouco malcuidado e, aparentemente, perigoso.
É preciso ficar atento, pois ambulantes insistem em vender fitinhas, colares e outros objetos e chegam a seguir os turistas até a entrada do Mercado. Isso aconteceu com a gente.
Mercado Modelo de Salvador
Funciona: de segunda a sábado – das 9 às 19 horas | Domingo e feriado – das 9 às 14 horas (restaurantes até às 16 horas)
Endereço: Praça Visc. de Cayru, s/n – Cidade Baixa
Telefone: +55 71 98701-7013
Valor: Gratuito
Mais posts sobre a Bahia:
1 – O que fazer em Porto Seguro.
2 – Diário de Bordo: Salvador e Praia do Forte.
3 – Passeios e transfer em Salvador: Luck Receptivo.
4 – Stella Maris Resort: onde ficar em Salvador.
5 – O que fazer em Salvador: 90 atrações.
6 – Igrejas de Salvador: 52 igrejas na capital baiana.
7 – Guia de praias de Salvador: 26 dicas.
8 – O que fazer na Praia do Forte.
9 – Como visitar o Projeto Tamar Praia do Forte.
10 – Farol de Itapuã – o que fazer em Salvador.
Outros posts
11 – Castelo Garcia D’Ávila na Praia do Forte.
12 – O que fazer no Pelourinho.
13 – Mercado Modelo em Salvador.
14 – Costa do Sauípe: resort all inclusive na Bahia.
15 – Transfer Costa do Sauípe: Mais Bahia Turismo.
16 – Elevador Lacerda em Salvador.
17 – Igreja e Convento São Francisco em Salvador.
18 – Igreja do Bonfim em Salvador.
19 – Tudo sobre o Farol da Barra em Salvador.
20 – Como é a visita na Casa de Jorge Amado em Salvador.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.