GUIA COMPLETO: O que fazer em Cartagena das Índias, Colômbia: 46 atrativos imperdíveis
Cartagena das Índias é um das principais e maiores cidades da Colômbia (está em quinto lugar no ranking). Fundada em 1533, foi colonizada pelos espanhóis e já foi o principal porto comercial colombiano.
Naquela época, a cidade recebia muitas mercadorias pelo mar, principalmente pedras preciosas, e isso fez com que fosse constantemente atacada por estrangeiros e piratas. Para conter esses ataques, foram construídas muralhas e várias fortificações de proteção.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Se, há mais de 500 anos, elas serviam de defesa, hoje, os 11 quilômetros de muralhas e as 18 fortalezas (o Castillo de San Felipe de Barajas é o mais importante) são os principais atrativos da cidade que, por toda sua história, também serviu de inspiração para os livros do famoso escritor colombiano Gabriel Garcia Marques.
Atualmente, Cartagena abriga um centro histórico (com seus casarios coloridos, ruas estreitas e floridas) muito bem preservado dentro da cidade amuralhada.
Por conta disso, foi declarada Patrimônio Nacional da Colômbia (1959) e Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (1984).
Dicas importantes antes de ir para Cartagena
Antes de organizar uma viagem para Cartagena é importante saber que a cidade é extremante quente e muito (muito) abafada.
Quando lá estivemos, ficamos de loja em loja abrindo os braços embaixo dos aparelhos de ar-condicionado para tentar amenizar o calor.
Por isso, a dica é visitar os atrativos na parte da manhã ou no finalzinho da tarde, quando está mais fresco.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Se não tiver jeito, reserve o meio do dia para as visitas em locais fechados (de preferência com ar-condicionado em pleno funcionamento kk).
Além disso, dá para alternar a visita em duas partes: o lado cultural na cidade amuralhada com seus quatro bairros (Centro, Getsemani, San Diego e Matuna) e regiões ao redor, como San Lázaro, e as praias da parte moderna ou as ilhas com mar azul turquesa típico do Caribe.
Outra dica importante é ficar atento aos vendedores que são muito insistentes. Chegam a ser chatos, pegajosos e inconvenientes de tanta abordagem.
Você acredita que até um cobrador de ônibus passou pendurado na porta do transporte coletivo, chamando a gente para entrar… kkk
Quantos dias ficar em Cartagena das Índias
Nós ficamos quatro dias em Cartagena. Deu para ver o principal como a cidade amuralhada, o Castillo de San Felipe, as praias do bairro Bocagrande e a Playa Blanca (na Isla Baru) e fazer o tradicional passeio de chiva.
Nesta viagem não incluímos a entrada em museus e nem andamos pelo famoso bairro Getsemani. Então, mais um dia pode ser adicionado ao roteiro caso queira fazer essas atividades.
Se quiser ainda conhecer o arquipélago do Rosário, em um passeio de barco, recomendamos incluir mais um dia.
Assim, acreditamos que seis dias sejam suficientes para uma primeira visita a Cartagena das Índias com calma.
Onde ficar em Cartagena, Colômbia
Hotel Sofitel Santa Clara: avaliação – 9,4 (fantástico)
Hotel Las Américas Casa de Playa: avaliação – 8,7 (fabuloso)
Getsemani Cartagena Hotel: avaliação – 8,7 (fabuloso)
| Confira as outras opções de hospedagem em Cartagena das Índias.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
O QUE FAZER EM CARTAGENA DAS ÍNDIAS: 46 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS
1 – Muralhas de Cartagena – o que fazer em Cartagena
As muralhas são cartão-postal de Cartagena das Índias. Seus 11 quilômetros de extensão cercam o centro histórico, fazendo com que o local seja chamado de cidade amuralhada.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Elas foram erguidas a pedido do Rei Filipe II para proteger a cidade dos ataques piratas que invadiam a cidade para roubar as pedras preciosas que chegavam nos navios.
Após a fundação da cidade em 1533, Cartagena se tornou um dos principais entrepostos comerciais da América espanhola.
E se antigamente as muralhas serviam como proteção, hoje elas são um dos principais atrativos turísticos da cidade.
Por cima delas, dá para caminhar sem pagar nada, assistir ao pôr do sol (é um dos melhores lugares da cidade para ver o espetáculo da natureza) ou tomar tomar uns drinks ouvindo música ao vivo no famoso Café del Mar.
2 – Cidade amuralhada – o que fazer em Cartagena
E se as muralhas são o atrativo mais significativo de Cartagena, as ruas e todo o patrimônio abrigados por elas também são o destino mais procurado pelos turistas.
Aliás, desde 1984, o centro histórico e suas fortificações foram inclusas na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.
A cidade amuralhada é formada pelos bairros Centro, Getsemani, San Diego e Matuna. É nela que também estão os principais pontos turísticos da região.
Destaque para os antigos casarões coloridos. Muitos deles preservam detalhes que refletiam o modo de vida da época.
Um dos exemplos é a aldrava das portas. Cada uma significava o modo de sustento da família que morava na casa.
O leão estava na porta dos militares. A cruz era dos que tinham ligação com a igreja. Aqueles que tinham um animal do mar como aldrava viviam do comércio marítimo. Já a iguana simbolizava uma família ligada à Casa Real da Espanha.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
3 – Castillo de San Felipe Barajas – o que fazer em Cartagena
O Castillo de San Felipe é uma fortificação militar erguida entre 1536 e 1657 no alto da colina de San Lázaro, 40 metros acima do nível do mar.
É a mais importante das 18 fortificações em Cartagena, com 70 metros de altura, o maior das Américas.
Junto com as muralhas, o castelo servia para proteger a cidade dos ataques estrangeiros e piratas. Hoje é uma das sete maravilhas colombianas.
O interior do castelo é recheado de túneis escuros. Também tem balaústres e canhões apontados para a cidade abaixo.
Telefone: +57 5 642 1293
4 – Museu Histórico de Cartagena / Palácio de la Inquisición – o que fazer em Cartagena
Por ter sido o local onde a Santa Inquisição foi mais atuante no mundo, funcionando entre 1610 até 1821, a cidade abriga um museu que conta um pouco desta história.
Seu acervo é composto por documentos, aparelhos de tortura, mapas, celas e outros objetos e espaços que eram utilizados nos julgamentos dos crimes contra a fé cristã.
O museu está instalado em uma casa do século XIII, onde funcionava o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição.
Funciona: de segunda a sábado – das 9 às 18 horas | Domingo e feriado – da 10 às 16 horas
Endereço: 46, Plaza de Bolivar, CRA 3
Telefone: +57 5 664-4570
Valor: 22 mil pesos colombianos | Idosos e crianças: 19 mil pesos
5 – Palácio do Governo (está fechado) – o que fazer em Cartagena
Localizado ao lado da Catedral, o Palácio del Gobierno é a sede do governo municipal. Sua arquitetura é uma imitação dos palácio da Vieja Castilla, na Espanha.
O Palácio é essa construção do lado esquerdo da foto. Mas no dia da nossa visita, ele estava sendo reformado. Ele também tem uma fachada em frente à Plaza Simon Bolivar.
Funciona: de segunda a sexta – das 7 às 15 horas (horário de expediente)
Endereço: Turbaco KM 3 – setor El Cortijo
Telefone: +57 5 651-7444
Valor: gratuito
6 – Las Bóvedas – dicas em Cartagena
Las Bóvedas é um centro comercial, considerado o principal centro de compras de artesanato de Cartagena. Está instalado em uma construção do período colonial colombiano (que já serviu como quartel espanhol e prisão durante a guerra civil no século XIX) com 47 arcos e 23 abóbodas.
Atualmente, abriga lojas de artesanato e galerias de arte. Tem bolsas, roupas, chaveiros, imãs, canecas, quadros, redes, sapatos, tapetes e vários outros itens personalizados.
Os preços, porém, não são convidativos. Nos centros comerciais do bairro Bocagrande, é tudo mais barato.
Funciona: todos os dias – das 8:50 às 19 horas
Endereço: Carrera 2 – perto do Baluarte Santa Catalina
Telefone: +57 315 831-2478
Valor: gratuito
7 – Igreja e Monastério de São Pedro Claver – atrações em Cartagena
Construída em 1580 e reconstruída pelos jesuítas no século XVII, é a mais importante de Cartagena. No monastério morou Pedro Claver, chamado de protetor dos escravos e dos negros. Atualmente, seus restos mortais estão no altar-mor.
Abriga ainda o museu arqueológico.
Funciona: missas – de segunda a sábado – às 18 horas | domingo – às 7 horas, às 10 horas, às 12 horas, às 18 horas
Endereço: Plaza de San Pedro Claver – CRA 4
Telefone: +57 5 660-0774
Valor: gratuito
8 – Praça São Pedro Claver – o que fazer em Cartagena
Uma das principais praças da cidade amuralhada, abriga além da Igreja de San Pedro Claver, vários restaurantes e lojinhas.
Também tem algumas esculturas feitas de sucata, de autoria de Edgardo Carmona, e uma estátua de San Pedro feita por Enrique Grau.
Funciona: todos os dias
Endereço: Plaza San Pedro Claver
Valor: gratuito
9 – Praça Santo Domingo – o que fazer em Cartagena
É considerada a praça da vida noturna dentro da cidade amuralhada. Além de restaurantes, cafés, bares, joalherias e antiquários, abriga ainda a igreja de Santo Domingo. Também é nela que está a famosa escultura “Gertrudis”, ou “La Gorda’ como é conhecida, do artista Fernando Botero.
Funciona: todos os dias
Endereço: CL 35 – Plaza Zanto Domingo
Telefone: +57 5
Valor: gratuito
10 – Museu del Oro Zenú
Inaugurado em 1982 pelo Banco da República, o museu reúne uma coleção de ouros e cerâmicas pré-colombianas da cultura indígena Zenú.
Endereço: CRA 4, 33 – centro
Telefone: +57 5 660-0778
Valor: gratuito
11 – Monumento Los Zapatos Viejos – o que fazer em Cartagena
Uma escultura de bronze do artista plástico Héctor Lombana em homenagem ao poeta de Cartagena, Luis Carlos López, autor do poema “A Los Zapatos Viejos”.
Endereço: Cl 31
Valor: gratuito
12 – Convento de Santa Cruz de La Popa – atrações em Cartagena
Endereço: Calle 37
Telefone: +57 5 664-3700
Valor: 12 mil pesos colombianos
13 – Catedral Basílica Santa Catalina de Alejandría – o que fazer em Cartagena
Sede episcopal de Arcebispo de Cartagena, foi construída entre 1577 e 1661, sendo uma das mais antigas da América.
Funciona: em horários de missas
Endereço: Calle de los Santos de Piedras, CRA 4 – Praça da Proclamação – centro
Telefone: +57 5 664-5308
Valor: gratuita (missas) | 13 mil pesos colombianos (visita com áudio guia)
14 – Plaza de los Coches – atrativos de Cartagena
A Plaza de los Coches está localizada em frente à Torre do Relógio, entrada oficial da cidade amuralhada.
Endereço: Cra 7 – Plaza de los Coches – centro
Valor: gratuito
15 – Pier Los Pegasos – o que fazer em Cartagena
Cais de Cartagena onde está localizado o famoso monumento aos Pégasos. Ele é formado por duas esculturas de cavalos alados gregos.
Endereço: CL 32 – Píer Los Pégasos
Valor: gratuito
16 – Plaza de la Aduana
A Plaza de la Aduana, ou conhecida como Praça da Alfândega, é a maior de Cartagena. Foi nela que morou o fundador da cidade, Pedro de Heredia.
Funciona: todos os dias
Endereço: Plaza de la Aduana – centro
Valor: gratuito
17 – Plaza Simon Bolivar
Endereço: Plaza Simon Bolivar
Valor: gratuito
18 – Plaza de la Proclamación
Funciona: todos os dias
Endereço: Cra 5 – Plaza de la Proclamación – centro
Valor: gratuito
19 – Plaza de San Diego
Endereço: Cra 8 – Plaza San Diego – centro
Valor: gratuito
20 – Plaza Fernandez de Madrid
Endereço: Cra. 8 #calle 38, Centro
Valor: gratuito
21 – Portal de los Dulces
O portal de los Doces é na verdade um espaço onde são montadas barraquinhas para vendas de doces típicos colombianos.
Endereço: Plaza de los Coches – Cra 5 – centro
Valor: gratuito
22 – Torre del Relógio/porta da cidade amuralhada
Construída em 1601, a Torre do Relógio é um dos símbolos de Cartagena e a porta oficial da cidade amuralhada. Ao passar por ela, chega-se à Plaza de los Coches, com a estátua do fundador Pedro de Heredia.
Endereço: Plaza de los Coches – cidade amuralhada
Valor: gratuito
23 – Museu Naval do Caribe
Endereço: San Juan de Dios, 62
Telefone: +57 5 664-2440
Valor: 16 mil pesos colombianos
24 – Monumento La India Catalina
Escultura de bronze da índia Catalina, feita por Eladio Gil Zambrana em 1974. Catalina foi uma das indígenas mais importantes da Colômbia.
Endereço: Avenida Venezuela
Valor: gratuito
25 – Praias urbanas: Bocagrande, Castillo Grande, La Boquilla, La Marbella e El Laguito
A praia de Bocagrande, que foi onde ficamos hospedadas, é a mais famosa e frequentada em Cartagena.
– Holiday Inn Express Bocagrande.
– Hampton by Hilton.
– Estelar Cartagena de Índia.
➨ Outros hotéis no bairro Bocagrande.
Valor: gratuito
26 – Museu de Arte Moderno
Endereço: Cl 31 – Plaza de San Pedro Claver
Telefone: +57 5 664-5815
Valor: 8 mil pesos colombianos
27 – Teatro Heredia: teatro Adolfo Mejía
Construído sobre a antiga igreja das Mercês (datada de 1625), o teatro foi inaugurado em 1911 após passar por restaurações. Possui o estilo dos teatros de ópera da Europa dos séculos 18 e 19.
Endereço: Cra 4 – Plaza de la Merced
Telefone: +57 5 664-6023
Valor (visita guiada): 11 mil pesos colombianos
28 – Museu do Cacau/Chocolate
Localizado dentro de uma loja/cafeteria, o Museu retrata um pouco da história do chocolate.
Endereço: Cra 8 – em frente à Plaza Fernandez Madrid
Telefone: +57 5 664-1816
Valor: gratuito
29 – Parque Espírito del Manglar
Parque fora da cidade amuralhada com espaços para lazer e recreação.
Endereço: Calle 30 – Parque Espiritu del Manglar
Telefone: +57 5 643-7275
Valor: gratuito
30 – Casa de Gabriel Garcia Marquez
Casa onde o escrito e nobel de literatura morava dentro da cidade amuralhada.
31 – Casa Museu Rafael Nuñes
Endereço: Cra 2
Telefone: +57 5 660-9058
32 – Museu Arqueológico
Funcionando em um antigo claustro dos jesuítas na igreja de San Pedro Claver, desde 1950, o museu resgata a memória de San Pedro Claver, conhecido como o protetor dos escravos e dos negros.
Endereço: santuário de San Pedro Claver
Telefone: +57 5 664-4991
Valor: 9 mil pesos colombianos
33 – Igreja de Santo Toribio de Mogrovejo
Telefone: +57 5 664-5347
Valor: gratuito
35 – Plaza Santa Tereza
Esta praça do lado esquerdo da primeira foto e do lado direito, na segunda, é um charme. Ela fica a alguns passos da muralha e em frente ao Museu Naval. Ao redor, tem ainda restaurantes, lojinhas e vendedores ambulantes.
Fim de tarde na Plaza Santa Tereza – O que fazer em Cartagena, Colômbia |
Endereço: Cra 2 – Plaza Santa Tereza
Valor: gratuito
36 – Parque del Centenário
Endereço: Ave Daniel Lemaitre – Parque del Centenário
Valor: gratuito
37 – Igreja e Convento de Santo Domingo
Fundada em 1551, é a igreja mais antiga de Cartagena, pertencente aos Dominicanos. Em estilo barroco, abriga uma imagem de Jesus talhada em madeira do século XX.
Endereço: Calle Mayor, 28
Telefone: +57 968 50-4759
Valor: gratuita nos horários de missa (às 11 e às 17 horas)
38 – Vulcão de Lama Totumo
O Vulcão não fica em Cartagena, mas em Santa Catalina, a 40 quilômetros de distância. Mas é uma opção de atrativo para quem vai à cidade.
Endereço: Santa Catalina
Valor do Tour para o Vulcão: 162.800 pesos colombianos / 49 dólares
➨ RESERVE AQUI seu banho de lama no Vulcão Totumo.
39 – Oceanarium Rosário Island
Quem faz o passeio de barco até as Ilhas Rosário poderá fazer a visita ao Oceanário. Ele é uma das ilhas e abriga mais de cem espécies de animais marinhos, englobando em torno de mil indivíduos entre golfinhos, peixes, raias, lagostas, tubarões, tartarugas, corais e outros.
Endereço: Ilha San Martin de Pajarales – Islas del Rosario – Parque Nacional Corais do Rosario
Telefone: +57 301 414-1483
Valor: 30 mil pesos colombianos
40 – Passeio de Carruagem
Valor: varia conforme o trajeto
41 – Casa Museu de la Presentación
Inaugurado em 2013 em um antigo colégio que funcionou por 120 anos, é um espaço que mistura café, galeria de arte e museu.
42 – Arquipélago do Rosário
O arquipélago do Rosário é onde estão localizadas as praias mais bonitas de Cartagena, tipicamente caribenhas. É formado por várias ilhas com praias particulares pertencentes aos hotéis.
43 – Museu de las Fortificaciones
Museu inaugurado em 1994 que conta a história das fortificações de Cartagena. Funciona em um lugar onde os espanhóis guardavam objetos de guerra, no Baluarte de Santa Catalina.
Funciona: todos os dias das 8 às 18 horas
Endereço: Avenida Pedro de Heredia – Baluarte de Santa Catalina
44 – Playa Blanca
Funciona: todos os dias
Endereço: Isla Baru
45 – Palenqueras
46 – Passeio de Chiva
Valor: varia de acordo com a empresa. Nós pagamos 60 mil pesos por pessoa
Saiba mais sobre a Colômbia.
Dicas extras:
– Para quem tiver mais um tempinho na Colômbia, vale a pena saber quanto custa viajar para San Andres. Confira no blog Viciada em Viajar.
– Confira como ir da Praia de Bocagrande até San Pedro, em Cartagena no blog Me Leva Embora.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
1 Comentário
[…] demoramos três anos para conhecer Cartagena das Índias, na Colômbia. Nas duas primeiras vezes, a passagem aumentou tanto que na hora de comprá-la, […]