Playa Blanca: caribe colombiano em Cartagena
Nem tudo são flores. Mesmo no paraíso. Por que estou dizendo isso? Porque quando estivemos em Cartagena das Índias, fizemos questão de ver de perto a famosa Playa Blanca, conhecida por ser um dos paraísos colombianos.
Mas, apesar de ter aquela água espetacular, clarinha, transparente e quentinha, o lugar é péssimo. Não tem estrutura nenhuma, a higiene é zero, tem muita muvuca e ambulantes chatérrimos e o banho de mar é perigoso por conta de tanto jet sky quase atropelando os banhistas na água.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Sério? Sério. Apesar do paraíso, algumas situações podem acabar prejudicando o passeio.
Estamos desestimulando sua ida para lá? De forma alguma. Apenas queremos mostrar a realidade do lugar para você saber o que realmente vai encontrar.
Mas então será que não vale a pena ir passar o dia? Vamos contar nossa experiência e você pode tirar suas conclusões.
PLAYA BLANCA: VALE A PENA PASSAR O DIA NO CARIBE COLOMBIANO EM CARTAGENA?
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
Nós fizemos o tour com a Juan Ballena Travel, que é uma agência séria e nos atendeu superbem durante nossos quatros dias na cidade.
Como chegar à praia na Isla Baru
A Playa Blanca fica na Isla Baru, a 40 quilômetros de Cartagena. O acesso à ela é feito de duas formas. A mais comum é a de barco, combinando ou não o passeio com paradas nas Islas Rosários, onde tem até um Oceanário.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Dá para ir de catamarã (2 horas) ou de lancha (50 minutos).
Dizem que não compensa muito, se o objetivo for aproveitar a Playa Blanca, pois nela o turista fica apenas por duas horas para almoço.
Saiba o que fazer em Cartagena das Índias: 46 atrativos imperdíveis na cidade colombiana.
Até chegar à praia, vai encontrar dezenas de barracas improvisadas vendendo de tudo: cangas, boias, chapéus, roupas e uma infinidade de outros produtos.
Depois, ainda tem que descer umas pedras. Um acesso horrível e perigoso para quem é idoso ou tem mobilidade reduzida.
Até a gente achou bem difícil de descer.
Como comprar o passeio para Playa Blanca em Cartagena
Como é passar um dia na Playa Blanca: o caribe colombiano em Cartagena
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
Paraíso
Fomos caminhando até chegar à barraca parceria da empresa e onde o grupo iria almoçar. Para quem quisesse, era possível alugar cadeiras com guarda-sol por 30.000 pesos.
Como já não tinha nenhuma disponível, nós alugamos na barraca do lado, embora o rapaz do receptivo não tenha gostado muito.
Ele queria que a gente ficasse nas cadeiras lá do fundo, mais longe da praia, e disse que não teria como se responsabilizar por algo que acontecesse, pois as cadeiras não eram da barraca parceira da empresa.
É claro que nós alugamos as cadeiras que nós queríamos, né 😂😂😂. Ou você acha que iríamos ficar escondidas, longe da vista daquele mar azul-turquesa? De jeito nenhum!
O mar da Playa Blanca
Hora da comida:
Como disse, os passeios para Playa Blanca já incluem a comida no valor do pacote.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
A refeição típica da região é padronizada: arroz de coco, banana frita, peixe ou filé de frango frito, salada e uma garrafinha pequena de água ou de refrigerante.
Apesar disso, mamis não quis comer de jeito nenhum. Ela foi ao banheiro que fica nos fundos das barracas (detalhe: lá não tem água encanada e é tudo muito sujo) e viu a mulher cortando as bananas para fritar e as colocando em cima de uma janela toda suja.
Depois disso, não teve quem fizesse ela colocar qualquer coisa na boca que tivesse sido produzida lá kkk. Ela só bebeu água de coco e um suco industrializado.
Nós até vimos outros pequenos restaurantes vendendo outras coisas e com um aspecto melhor, mas as condições da maioria dos lugares seguiam o tipo da nossa barraca: era tudo bem precário.
E como já tínhamos alugado a cadeira para o dia todo (e a comida já estava dentro do tour), mamis não quis nem ir a outro lugar.
Olha só os cardápios de algumas barracas:
Falta de higiene
Vale a pena passar o dia na Praia Branca em Cartagena?
Passar o dia na Playa Blanca tem seus pontos positivos (sim, tem vários) e negativos.
Pontos positivos:
Mar maravilhoso com água azulzinha, clarinha e quentinha. Passeio relativamente barato com almoço incluso. Oportunidade de visitar um destino caribenho combinado com passeio histórico-cultural na cidade amuralhada em Cartagena.
Possibilidade de chegar por mar ou por terra (bom para quem enjoa ou não anda em barcos).
Pontos negativos:
Acesso precário; muita sujeita e mosquito. Completa falta de higiene. Esgoto na areia atrás das barracas. Não tem água encanada.
Os vendedores são chatos e insistentes. Muita muvuca. Banho de mar perigoso por conta dos jet skis (não tem controle. Os veículos aquáticos chegam na beiradinha da areia e “voam” a toda velocidade sobre a água).
Resumo
Apesar de todas as coisas negativas, valeu a pena ter ficado um dia na Playa Blanca. Foi uma experiência bacana e até que a gente se divertiu por lá!
A sua experiência vai depender da sua expectativa e do que experimentou em outros destinos de praia anteriormente.
Saiba mais sobre a Colômbia.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.