Valle Nevado no verão. Farellones no verão. Vale a pena?
Valle nevado no verão. Vale a Pena? A primeira coisa que pensamos ao ouvir sobre Valle Nevado é que se trata de um destino de inverno. É lá que estão as duas maiores estações de esqui do Chile: Valle Nevado Ski Resort e Farellones. Mas também tem outras, como La Parva e El Colorado.
Nós estivemos nesta região durante a viagem que fizemos ao Chile em abril de 2019. O passeio acontece regularmente o ano todo. No verão, a Destino Chile, empresa parceira do blog chama o tour de Sunset Valle Nevado.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Vou contar como foi a nossa experiência para você ver se, realmente, vale a pena ir até lá nesta época, de acordo seu perfil.
Aqui você vai ler sobre:
1 ➨ Estações de esqui no Valle Nevado.
2 ➨ Farellones e Valle Nevado no verão: valem a pena?
3 ➨ Altitude no Valle Nevado: é perigoso?
4 ➨ Passeio Sunset no Valle Nevado.
Estações de esqui do Valle Nevado
As estações de esqui lá da região do Valle Nevado no Chile ficam a uma altura de três mil metros acima do nível do mar.
A temporada de inverno abre em meados de junho ou quando começam as nevascas, e vai até setembro ou outubro.
Entre as estações de esqui da região tem o Parque Farellones, a 2500 metros; La Parva (2800 metros); El Colorado; e o Valle Nevado Ski Resort, que é o mais famoso e o mais alto, a 3 mil metros.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Para chegar até lá, é preciso encarar 60 curvas. Mas não são quaisquer curvas, não. São curvas fechadas. A estrada vai contornando as cordilheiras dos Andes e fica à beira de um abismo.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
FARELLONES E VALLE NEVADO NO VERÃO – VALEM A PENA?
Então, agora que vem a nossa experiência no Valle Nevado no verão. Antes de mais nada, é preciso informar que as estações de esqui ficam abertas quase o ano todo, inclusive no verão. E até dá para fazer algumas atividades. Já te conto.
Nosso tour
Nosso passeio começou por volta do meio-dia, quando o motorista Andrés da Destino Chile nos buscou no hotel para fazermos o tour Sunset no Valle Nevado.
A primeira parada foi feita em um minimercado para irmos ao banheiro e para compramos algumas coisas para comer e água. Essa foi uma sugestão do guia já que os preços no Valle Nevado são altíssimos.
Como era domingo, estava tudo fechado e neste local onde paramos não tinha mais nada para comprar direito.
Pegamos três pedaços de bolo, um café e suco de garrafa. Tudo deu 5.150 pesos.
Depois, fomos encarar as tais 60 curvas até o Valle Nevado. Quando o guia nos falou da quantidade de curvas, não imaginávamos o que estava por vir.
São curvas beeem fechadas e uma subida para botar qualquer atleta “no chinelo” kk.
Mamis ficou impressionada e ficou de olhos bem arregalados olhando pela janela as pirambeiras abaixo.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Confesso que dava medo mesmo de olhar. As rodas da van passavam na beiradinha. Uma curva malfeita e lá íamos nós rolando por três mil metros de altitude. Já pensou?
E olha que era no verão com estrada sequinha e visibilidade boa. Imagina no inverno? Tudo coberto de neve. Calçamento escorregadio. #Deusmelivremasquemmedera.
Dica: Por isso nós aconselhamos a ir com uma agência. O pessoal vai todo dia e já conhece a estrada de dia ou de noite. Faça chuva ou faça sol. Com ou sem neve. É mais seguro do que ir por conta própria.
Farellones no verão
Durante os 40 minutos em que ficamos por lá, era como se estivéssemos em uma daquelas cidades fantasmas de filme.
Lojas de aluguel de roupas fechadas. Restaurantes fechados. Bilheteria fechada. Pelo menos o banheiro (bem pequeno por sinal – não sei como dá conta quando tem muita gente) estava aberto.
Farellones no inverno
Já no inverno, dizem que o parque Farellones é o melhor local para iniciantes. As pistas são mais tranquilas e tem outras coisas para fazer para quem não quer ou não sabe esquiar, como esquibunda na boia, tobogã na neve, caminhada na neve e outros.
Valle Nevado Ski Resort
Depois de 40 minutos em Farellones, encaramos mais 20 curvas e chegamos na tão esperada curva 60 para conhecermos o famoso Valle Nevado Ski Resort.
Ele tem a maior área para esquiar e praticar Snowboard da América Latina a 60 quilômetros de Santiago.
No verão, dá para ir ao restaurante, comprar coisinhas na lojinha de souvenir que fica aberta, andar de teleférico, de bike ou a cavalo e caminhar sobre as montanhas (sem neve, é claro).
O passeio no teleférico dura em torno de 40 minutos em um percurso de 4600 metros (3600 metros de altitude).
Mas todos que estavam no passeio (17 pessoas no total, incluindo crianças) resolveram apenas caminhar pelas montanhas e ver de pertinho as cordilheiras dos Andes.
Mesmo sem neve, é incrível.
E sabe o que mais ficamos pensando ao ver aquelas montanhas tão altas? Como tem gente que tem coragem de descer tudo aquilo escorregando na neve com aqueles dois pauzinhos servindo como prancha? kkkkk.
Tá longe de ser atividade para esta família medrosa aqui. Até que Danubia encararia uma aula de esqui. Mas eu e mamis, de jeito nenhum 😂😂😂.
Nós ficamos no local por umas quatro horas até o pôr do sol. Enquanto mamis preferiu ficar apreciando a paisagem lá do restaurante, Danubia e eu fomos caminhar um pouco.
Almoço no Valle Nevado
Depois, nós fomos almoçar. Isso mesmo: almoçar. O passeio foi na parte da tarde e não tínhamos almoçado antes de sair. No restaurante tem várias opções.
Nós escolhemos comer uma pizza com café e refrigerante. Custou 20.300 pesos.
Estrutura do Valle Nevado
O Valle Nevado Ski conta com uma área de mais de nove mil hectares.
No total, são 27 pistas de esqui (para todos os níveis de atleta e não-atletas), além de nove teleféricos, áreas para fazer atividades na neve, vários restaurantes, bares, três hotéis, academia, piscinas quentes, escola de esqui, minimercado, entre outros espaços.
Dizem que dá para ficar lá por vários dias no inverno e ainda vai ter coisa para fazer!
Altitude no Valle Nevado: é perigoso?
Quando eu e Danubia estivemos no Peru em 2002 (veja tudo que publicamos sobre o Peru nesta página), chegamos a 3765 metros em Tambomachay, mas não sentimos nada a não ser um leve cansaço – tipo quando você subiu um morrinho.
Lá no Valle Nevado, felizmente, também não tivemos qualquer problema. Nem mamis. Nem parecia que ela estava em um lugar tão alto assim.
Só no retorno que falamos para ela que a altura poderia causas alguns sintomas, como falta de ar, dor de cabeça, enjoo e tontura.
Algumas pessoas passam mal e até precisam de oxigênio. Mas, dizem, não é muito comum de acontecer.
Porém, é bom estar prevenido e tomar algumas precauções: tomar muita água para se hidratar, levar protetor solar e labial (mesmo sem sol, pois o clima é bem seco), usar boné ou chapéu e óculos escuros (o clarão da neve pode incomodar os olhos).
Não se esqueça de contratar seu seguro viagem para ir ao Chile. Ele não é obrigatório, mas indispensável, principalmente, para idosos e para quem for viajar para lugares em altas altitudes ou praticar esportes radicais, como esqui na neve.
Consulte e compare aqui as melhores seguradoras e garanta uma viagem tranquila. E usando o cupom DEDMUNDOAFORA5 você ainda ganha 5% de desconto.
Passeio Sunset no Valle Nevado no Verão
Como não tem neve para ver no Valle Nevado no verão, o passeio que fizemos teve um diferencial.
Nesta estação do ano, algumas agências, como a Destino Chile, levam os turistas para fazerem um piquenique no alto da montanha, enquanto assistem ao pôr do sol.
É, realmente, muito lindo. Apesar do vento lá no alto, o visual compensa.
Um diferencial da Destino Chile é que o piquenique acontece em um local mais reservado, no alto da montanha, onde pudemos apreciar o pôr do sol e comer os petiscos de forma mais confortável. Vimos algumas agências com turistas e mesas na beirada da estrada.
Sem contar o capricho na decoração da mesa e a escolha dos produtos que estavam todos deliciosos. Destaque para os morangos, não é Andrés?
Embora não tenha neve, é um passeio que vale a pena. Você conhece a região e fica sabendo como funciona na época de inverno.
E se você for ao Farellones no verão, antes de ser fechado para a preparação da estação de esqui, pode aproveitar outros atrativos e se divertir.
Não se esqueça: vá com uma empresa que conheça o local e a estrada para não prejudicar o seu passeio.
Leia mais sobre o Chile nestes posts:
1 – Diário de Bordo Chile: 8 dias em Santiago.
2 – Roteiro Chile: 8 dias em Santiago e arredores.
3 – Destino Chile: empresa de passeios no Chile.
4 – O que fazer em Santiago: 50 atrativos.
5 – Valle Nevado no verão: vale a pena?
6 – Embalse el Yeso em Cajon del Maipo com piquenique.
7 – Curtindo Ternas de Colina em Cajon del Maipo, Chile.
8 – O que fazer na cidade de Viña del Mar em um dia.
9 – O que fazer em Valparaíso em algumas horas.
Outros posts
10 – Vinícolas Chilenas: Valle Casablanca e Concha y Toro.
11 – Sky Costanera: maior prédio da América Latina.
12 – Museu Chileno de Arte Pré-colombiana em Santiago.
13 – Trocar dinheiro em Santiago: onde fazer câmbio.
14 – Hotéis em Santiago: 5 hotéis na capital do Chile.
15 – La Sebastiana: casa de Pablo Neruda em Valparaíso.
16 – Cerro de San Cristobal e o teleférico de Santiago.
Dicas extras:
– Para quem quiser ficar mais tempo na região do Valle Nevado, o blog Vamos por Aí tem dicas de hotéis em Farellones.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.