Troca da guarda em Londres: como funciona e como assistir
Para quem não vive o regime da monarquia, visitar um país com reis e rainhas é um tanto quanto inusitado, né. Pelo menos, foi para nós quando estivemos em Londres em 2018.
Chegar perto de castelos de verdade (como o de Buckingham) e até poder ver (se der sorte) uma rainha, como Elizabeth II, ou um rei, é uma experiência bem diferente e superbacana.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
E são várias as atividades e cerimônias que envolvem o dia a dia da realeza. Em Londres, por exemplo, uma delas (supertradicional) é a troca da guarda real.
É um verdadeiro espetáculo. Sabe aqueles guardas que a gente sempre vê com um chapéu cumprido – ou sei lá como chamam aquilo – todo cheio de pelos e de roupa vermelha e preta? Pois é, são estes aí que participam desta atração imperdível em Londres.
Mas para poder acompanhar essa troca, que é uma das mais conhecidas do mundo, é preciso se planejar para ver tudo de pertinho.
Por isso, hoje vamos te contar como se organizar e em quais dias e horários a troca da guarda em Londres acontece.
TROCA DA GUARDA EM LONDRES: COMO FUNCIONA E COMO ASSISTIR
Antes de mais nada, é bom saber que existem três trocas de guardas em Londres: em frente ao Palácio de Buckingham, no Castelo de Windsor e a Horse Guarda Parade em frente ao espaço dos estábulos reais.
Mas nós vamos te contar apenas a troca que acontece em frente ao Palácio de Buckingham que foi a que a gente assistiu.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Troca da Guarda em Londres no Palácio de Buckingham
O Palácio de Buckingham foi construído em 1703 para residência do primeiro duque de Buckingham John Sheffield. É, desde 1837, a morada oficial dos integrantes da monarquia britânica, quando a rainha Vitória se instalou no local. Também é lá que mora a rainha Elizabeth II e o restante da realeza.
E este palácio é “guardado” pela Guarda Real ou a Guarda da Rainha. Ela é composta pelos destacamentos dos palácios de St. James e de Buckingham e formada por soldados da infantaria e da cavalaria desde o reinado de Carlos II em 1660. Eles são os mais antigos do exército britânico.
A quantidade de oficiais que cuida do Palácio varia. Quando a rainha está em sua residência, são três oficiais e 40 guardas dispostos em quatro fileiras e quatro sentinelas. Já quando a soberana não está em casa, o número passa para três oficiais, 31 guardas e dois sentinelas.
E além de garantirem a segurança da família real, os guardinhas também participam de alguns momentos cerimoniais. Um deles é a troca da guarda.
O que acontece na troca da guarda em Londres
Para muita gente essa cerimônia militar pode até ser uma coisa corriqueira. Isso porque, de uma forma bem simples, uma troca de guarda nada mais é do que o momento em que os guardas de um turno passam seu posto para os companheiros que entrarão em serviço.
Em Londres, a velha guarda (Old Guards) passa as chaves do Palácio para a nova guarda (New Gurads). Mas é só isso? É sim, mas com toda a pompa e circunstância que a guarda britânica tem e que faz valer muito a pena assistir.
Mas como tudo acontece?
Então: a cerimônia é o seguinte: toda uniformizada com casaco vermelho, luva branca e chapéu de urso (parece que, no inverno, a vestimenta é substituída por um sobretudo cinza), a Old Guards sai lá do Palácio de St. James pela The Mall e segue marchando em direção ao palácio de Buckingham, onde outros componentes da velha guarda – que também estão encerrando o turno – estão aguardando no pátio.
Ao mesmo tempo, outro grupo de guardinhas reais (os News Guards) sai lá do quartel Wellington Barracks, ao lado do Museu da Guarda Real (onde eles são inspecionados), e marcha pela Birdcage Walk também em direção a Buckingham.
Trajeto ao som de marchas e clássicos
Todo o trajeto é feito ao som de marchas militares e outros clássicos (inclusive de filmes) executados pela banda regimental. Tudo muito bem ensaiado e sincronizado. É muito lindo de assistir.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
Depois que os dois destacamentos da Guarda Real passam pelos portões do Palácio, acontece lá dentro do pátio a troca oficial da guarda com apresentação das armas e a entrega simbólica das chaves.
A velha guarda, então, bate em retirada a pé ou a cavalo e termina o espetáculo.
Por fim, essa cerimônia demora em torno de 45 minutos.
Olha só na foto abaixo o guardinha real deixando a cerimônia de troca. Eles são muito sérios.
Mesmo após o expediente, não param, não falam com os turistas e nem riem kk. E durante toda o trabalho, também ficam tão parados que parecem de cera kk.
Qual melhor lugar para assistir à troca da Guarda em Londres
Antes de dizer o melhor lugar para assistir à troca da guarda em Londres, é preciso lembrar da pontualidade britânica. Sim, ela existe e funciona até mesmo com essa solenidade militar.
Então, para ficar no melhor local é preciso chegar cedo para a acompanhar à cerimônia que começa a tomar forma às 10:30 horas.
Quando fomos, chegamos cerca de 30 minutos antes e ficamos em um lugar distante da entrada do palácio e que tinha a visão bloqueada dos pontos principais. Mesmo assim, ainda deu pra ver.
São dois os melhores locais para assistir. Um dele é exatamente ao lado dos portões de entrada de Buckingham. Esse da foto abaixo.
Vale lembrar que toda a área em frente é cercada e monitorada por guardas comuns. Olha só esse oficial de verde ao lado esquerdo da foto. Tem vários deles na região impedindo os visitantes de chegarem perto da tropa real, durante a marcha.
O segundo lugar é no Monumento em homenagem à Rainha Victoria, o Victoria Memorial (esse da foto abaixo, do lado direito). Ele fica em frente ao Palácio de Buckingham.
Como o lugar é mais alto, os turistas sobem em cima para terem uma ampla visão do espaço onde acontece o espetáculo.
Quando acontece a troca da Guarda em Londres
Depois desse momento, que para nós, turistas, já é um pequeno ensaio e um aperitivo para o que vem em seguida, as duas tropas começam a marchar em direção a Buckingham.
Às 11 horas em ponto, a nova guarda entra para o pátio da residência real para a troca propriamente dita; às 11:40 horas, a velha guarda bate em retirada; e às 11:45 horas, a nova guarda que vai assumir o posto em St. James também sai de Buckingham, encerrando a solenidade militar.
Vale a pena assistir à troca da guarda em Londres?
Visita ao Palácio de Buckingham
Além de ver a troca da guarda real, quem visitar Londres ainda pode conhecer as dependências do Palácio de Buckingham.
A visita acontece apenas no verão, quando a rainha não está no local, entre os meses de julho e outubro, e com hora marcada. Durante o tour, é possível ver a Sala de Estado, Presentes Reais, jardins e estábulo.
Palácio de Buckingham e troca da guarda real
Visitas internas (quartos): diariamente (de julho a setembro) – das 9:30 às 18 horas
Endereço: Westminster, London SW1A 1AA
➥ ADQUIRA AQUI ingressos e tours para o Palácio de Buckingham.
Leia outros posts sobre Londres:
1 – Diário de Bordo – 5 dias em Londres.
2 – Transfer em Londres em português: Chofer em Londres.
3 – Como usar o Oyster card em Londres.
4 – London Pass: vale a pena comprar? Como usar.
5 – Harry Potter em Londres: tour no estúdio Warner Bros.
6 – Roteiro 5 dias em Londres.
7 – London Eye: como visitar a Roda-gigante de Londres.
8 – Madame Tussauds: como visitar o Museu de Cera de Londres.
9 – De Londres a Amsterdam: como ir de navio.
10 – Museu Britânico de Londres: o mundo no British Museum.
Outras dicas de Londres
11 – O que fazer em Londres: 48 atrações.
12 – Troca da Guarda em Londres: como assistir.
13 – Abadia de Westminster: como visitar em Londres.
14 – Catedral de St. Paul: como visitar a catedral de São Paulo em Londres.
15 – Plataforma 9 3/4: a estação do Harry Potter fica em Londres.
16 – Museu de História Natural de Londres: como visitar.
17 – National Gallery: como visitar a Galeria Nacional de Londres.
18 – Catedral de Westminster: igreja católica em Londres.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
11 Comentários
Que legal
É uma cerimônia imperdível!
Que pena… é muito bonito de assistir. vale bem a pena!
Passamos em frente… mas não deu tempo ver… hahahahah….