O que fazer em Nova Veneza (SC) – Casas de Pedra Nova Veneza
A curiosidade em saber como viviam os primeiros imigrantes italianos em Santa Catarina e no Brasil é grande e é um sentimento compartilhado por muitas pessoas. Onde moravam? Como eram suas casas? E a rotina dos colonos, como era? Como eles se sustentavam? As respostas para essas perguntas podem ser obtidas em uma visitinha às Casas de Pedra de Nova Veneza, em Santa Catarina.
CASAS DE PEDRA NOVA VENEZA
Leia também:
➠ Saiba tudo que aconteceu no Encontro Rota Sul neste diário de bordo
➠ Confira 14 dicas de atrativos para se conhecer em Nova Veneza
A família Bratti (que, mais tarde, deu origem aos Bortolottos) é, aliás, a proprietária do Museu do Imigrante e do Restaurante Veneza, empreendimentos que foram passados de geração em geração.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Na foto, em cima: descendentes da família no Restaurante Veneza. Nas duas fotos de baixo: Museu do Imigrante – o que fazer em Nova Veneza |
As melhores hospedagens com os menores preços
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
O conjunto foi restaurado em 2002, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2011 e, hoje, faz parte dos Roteiros Nacionais da Imigração, organizados pelo Iphan.
Aliás, até a estrada que leva os visitantes às casas – a Via Centenária – foi aberta pelos colonos italianos há mais de cem anos.
As construções centenárias das Casas de Pedra Nova Veneza
As Casas de Pedra de Nova Veneza foram erguidas com técnica de construção vernacular chamada cantonaria trazida pelos primeiros imigrantes da Itália, com utilização de barro e pedra de basalto.
Pausa para explicação: O que é construção verrnacular? De acordo com dicionário, é todo tipo de construção em que se usa materiais e recursos próprios do ambiente. Isso dá à ela caráter regional ou local.
Ou seja, em Nova Veneza, as Casas de Pedra foram erguidas do mesmo jeito que as residências da Itália na época, porém, utilizando os materiais que estavam disponíveis da então comunidade. As construções demoraram cerca de dez anos para serem concluídas.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
O conjunto arquitetônico é composto por três casas. A primeira que foi construída é o sobrado que fica mais no alto, à esquerda de quem entra na propriedade. Ela abrigava os quartos, a estrebaria e o celeiro, onde a família armazenava grãos.
O que fazer em Nova Veneza – Casas de Pedra (primeira casa de pedra construída na propriedade da família Bratti) |
As outras duas de baixo (uma delas também de dois andares) foram feitas quando os filhos se casaram. E o que mais me chamou a atenção foi saber o motivo dos cômodos serem divididos entre as duas construções.
Em uma (o sobrado), ficava a residência com quarto, sala e o sótão. Na outra (térrea), funcionava a cozinha. Essa divisão era feita porque os imigrantes tinham medo de que o local pegasse fogo durante a noite, enquanto eles estivessem dormindo. Essa preocupação era muito comum na época.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
O que ver nas Casas de Pedra Nova Veneza
A visita ao conjunto Casas de Pedra é um momento para voltar ao passado, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram à região do sul catarinense.
Durante o tour, além de vermos como era a parte arquitetônica das edificações, nós ainda tivemos a oportunidade de conhecer como elas eram por dentro.
Os móveis, os utensílios, os quadros, os retratos e as ferramentas. Tudo que está em exposição é original, foi utilizado pela família e está bem preservado.
O entorno das construções também é muito lindo. A propriedade conta com uma extensa área verde. Em frente tem até um pasto com cavalos, bois e vacas.
Casas de Pedra
Telefone: +55 48 3436-1168 / 3436-5173
Leia outros posts sobre Santa Catarina:
1 – O que fazer em Balneário Camboriú
2 – Tour de Compras em Brusque
3 – Onde ficar em Balneário Camboriú – review Marambaia Cassino Hotel
4 – O que fazer no Beto Carreiro – Santa Catarina
5 – O que fazer em Blumenau – Santa Catarina
6 – Diário de Bordo: Encontro Rota Sul em Santa Catarina
7 – Ibis Criciúma: hotel em Criciúma, Santa Catarina
8 – Mina de Carvão: Mina de Visitação em Criciúma
9 – Roteiro santa Catarina: 4 dias em no sul catarinense
10 – Museu Augusto Casagrande: o que fazer em Criciúma
11 – O que fazer em Criciúma, Santa Catarina
12 – O que fazer em Nova Veneza, Santa Catarina
Outros posts
13 – Um dia na Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina
14 – O que fazer em Orleans, Santa Catarina
15 – Museu ao ar livre: o que fazer em Orleans
16 – Museu do Imigrante: o que fazer em Nova Veneza
17 – Serra do Rio do Rastro: onde comer
18 – Cervejaria Lohn Bier: visita à fábrica em SC
19 – Casas de Pedra: o que fazer em Nova Veneza
20 – Santa Catarina: álbum de fotos
21 – Onde comer em Nova Veneza: 2 opções de restaurantes
22 – Onde comer em Criciúma, Santa Catarina
23 – Parque das Nações: o que fazer em Criciúma
Blogs participantes do Encontro Rota Sul
Mapa na Mão
Viajando em 3,2,1
Casa de Doda
Vem que te Conto
D&D Mundo Afora
Bagagem de Memórias
Viajando sem Medo
Vivi na Viagem
Dicas e Roteiros de Viagens
Tire a Bunda do Sofá
Rota Terrestre
Viajei Bonito
Parceiros do Encontro Rota Sul
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
1 Comentário
[…] Aliás, isso era bem comum na época e é possível ver em outros museus que retratam a vida dos primeiros italianos, como no Conjunto Casas de Pedra em Nova Veneza. […]