Costa do Sauípe resort – como é ficar em um resort all inclusive na Bahia
Sabia que eu, Danubia e mamis ficamos hospedadas em um dos primeiros resorts all inclusive do Brasil? Ele fica lá na Bahia, pertinho de Salvador e é um lugar maravilhoso para relaxar e curtir os momentos de folga em família. Nós três aproveitamos muito. Mamis, então, se esbaldou nas pinãs coladas, água de coco, doces, pizzas e outras iguarias servidas à vontade no Sauípe Resorts.
Quer saber como foi essa nossa experiência? Acompanhe este post até o final. Tem muita coisa bacana.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Ah, e aproveite para fazer sua reserva em algumas das três hospedagens lá do Complexo Sauípe. É bem fácil. Basta clicar em um dos links abaixo:
COSTA DO SAUÍPE RESORT – MATA SÃO JOÃO, BAHIA
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
A região da Costa do Coqueiros é linda e conta com praias de águas calmas e quentes com tons de verde e azul. É um paraíso!!!
E quem gosta de sol e calor também vai aproveitar muito já que é um lugar onde a temperatura gira em torno de 24 e 33 graus o ano inteiro. Nós pegamos dias com 36 graus em novembro.
Curiosidade
E você sabe o que quer dizer Sauípe?O nome do distrito é uma referência ao rio homônimo e, em tupi (saûí’ype), quer dizer no rio dos saguis.
O COMPLEXO COSTA DO SAUÍPE RESORT – RESORT ALL INCLUSIVE NA BAHIA
O mais antigo resort all inclusive do Brasil, inaugurado em 2000, o Costa do Sauípe é um grande empreendimento turístico-hoteleiro que se estende por 176 hectares no litoral norte baiano.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Nós estivemos no resort em novembro de 2017 e adiantamos: o tempo foi pouco para curtir e aproveitar tudo que o complexo oferece, já que ele é gigante.
Só para ter uma ideia, são cerca de 1550 quartos distribuídos entre os vários blocos das três hospedagens: 1 – Sauípe Resort, 2 – Sauípe Premium e 3 – Sauípe Pousadas.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking.
No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
Qual o melhor?
Qual deles é o melhor? Depende do seu perfil. Resumidamente:
1 – O Sauípe Premium oferece serviços mais exclusivos e personalizados, como room service 24 horas, atendimento na piscina e na praia e possibilidade de fazer atividades extras sem custo adicional. Os quartos também são maiores. Ou seja, é a hospedagem top do complexo.
2- O Sauípe Resort é onde ficam as quatro alas (Água, Mar, Sol e Terra) – antigamente, quatro antigos hotéis – também funcionando no sistema tudo incluído, com exceção de algumas atividades esportivas. A maior parte das acomodações está distribuída entre essas alas.
3 – O Sauípe Pousadas é formado por cinco pousadinhas all inclusive ao redor da Vila Nova da Praia, o centrinho do Complexo Sauípe. Elas estão instaladas em casinhas coloridas muito bonitinhas e também contam com piscinas. Ah, esta é a forma de hospedagem mais barata do complexo.
Localização – Costa do Sauípe – resort all inclusive na Bahia:
Como disse mais acima, o complexo Costa do Sauípe está localizado na cidade de Mata de São João, a 107 quilômetros do centro de Salvador.
Do aeroporto internacional até lá, são cerca de 1 hora e 15 minutos, de carro.
Nós fomos com o transfer da Mais Bahia Turismo, uma empresa ótima e que nós recomendamos. Tanto na ida quanto no retorno, eles foram pontuais e muito profissionais.
Viaje para mais de 200 países com plano de dados ilimitados da O Meu Chip. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.
Além disso, o caminho para chegar ao complexo é muito tranquilo e bem bonito. Todo cercado por vegetação nativa com muitos coqueiros.
A Costa também é linda e possui uma orla de seis quilômetros de extensão, onde estão localizadas várias praias maravilhosas, entre elas, Praia Tranquila, Praia da Oca e Praia Selvagem.
Além de Salvador, Sauípe também fica pertinho de cidades como Praia do Forte (a 30 quilômetros de distância), Feira de Santana e Camaçari, na Bahia; e de Aracaju, em Sergipe.
Dá para fazer bate e volta e conhecer outros destinos na mesma viagem.
➠ Veja o que você pode fazer na Praia do Forte
➠ O que fazer em Salvador
O que fazer na Costa do Sauípe – resort all inclusive na Bahia
Além dessa enorme quantidade de quartos (cabe mais gente lá do que na cidade de Catas Altas, onde trabalho em Minas Gerais, que tem cerca de cinco mil habitantes kk), o complexo conta com uma estrutura excepcional composta de restaurantes, bares e áreas de lazer.
Durante nossa estadia, ficamos sabendo que são cerca de 150 opções de atividades destinadas à toda família. Elas acontecem nos Sauípe Náutica, Sauípe Country, Sauípe Circus, Sauípe Spa, Sauípe Sports e nas áreas das hospedagens.
Se você estiver hospedado lá, é possível: curtir uma das 15 piscinas distribuídas entre as alas dos resorts e das pousadas. Beber drinks e coquetéis, sucos, cervejas, água de coco e refrigerantes nos dez bares, sendo alguns deles molhados.
Apreciar a culinária local, lanches e petiscos servidos em um dos cinco restaurantes. Fazer uma massagem relaxante no spa. Participar de aulas de dança, hidroginástica, surfe, yoga ou futebol em vários espaços. Praticar esportes, como futebol ou tênis nas quadras poliesportivas.
Dá ainda para passear a cavalo nas dunas ou na praia. Brincar e aprender a se equilibrar no trapézio do circo. Caminhar na pista que contorna todo o entorno do complexo. Assistir a shows e/ou participar de eventos na vilinha ou na arena Sauípe.
Ainda dá para curtir uma baladinha à noite. Visitar uma minifazendinha com cavalos, galinhas e bois. Fazer ginástica na academia. Descer de tirolesa. Pescar. E até andar de pedalinho ou caiaque na lagoa da Vaca Tonta do Sauípe Náutico.
Sauípe Kids
E além de tudo isso, ainda tem um espaço só para as crianças, o Sauípe Kids, com brinquedos, piscinas e até restaurante exclusivo.
Relax e muito verde
Mas se quiser, também pode ficar apenas na varandinha de seu apartamento apreciando a vista deslumbrante.
Toda a estrutura do complexo é cercada por uma vegetação bem cuidada e preservada com coqueiros, mangue, dunas e pela praia de águas verdes. Um paraíso!!!
Ufa! Viu quanta coisa dá para fazer por lá. Aposto que você pensou que ficar em um resort all inclusive se resumiria em apenas comer, beber, nadar nas piscinas e dormir!
E para saber quando e onde cada coisa está acontecendo, basta conferir a programação nos cartazes que estão espalhados em vários pontos do resort. No elevador, por exemplo, tem um.
Em quase quatro dias, a gente conseguiu fazer bastante coisa. Veja alguns destes momentos.
E sabe o que é melhor?
Praticamente tudo que você vai fazer lá no Costa do Sauípe está incluído no sistema all inclusive (saiba mais abaixo como o sistema funciona). Huhu!!!
Sauípe Resort – all inclusive na Bahia
Dentre os três tipos de hospedagens do Complexo Sauípe, nós ficamos no lindo Sauípe Resort e, por isso, neste post, vamos detalhar a experiência que tivemos lá.
O Sauípe Resort é formado por quatro alas: Água, Terra, Mar e Sol. Cada uma possui, praticamente, a mesma estrutura e configuração: quartos, piscinas de adulto e de crianças, bares e restaurante, onde são servidos café da manhã, almoço, brunch no final do dia, jantar e ceia.
Além disso, cada ala possui uma pulseira com uma cor de identificação. A nossa, a terra, era verde.
A única diferença entre cada ala é a disposição das áreas. Na Terra, por exemplo, que foi a que nós ficamos, os blocos dos apartamentos estão envoltos em uma mata.
Para chegar à piscina ou à praia, é preciso caminhar por trilhas cimentadas e por pontes que dão acesso à área de lazer. Nas outras alas, porém, não notamos uma característica física que a diferenciasse.
Resort com muita gente
Apesar de ser um resort all inclusive (de certa forma, de luxo), notamos que ele estava muito cheio. Ficamos até um pouco espantadas, pois não imaginávamos encontrar tanta gente por lá.
E, de todas a alas, a Terra era a que tinha a maior quantidade de pessoas. Acreditamos que isso se deve ao fato de ser a maior área do complexo. Pensa em uma muvuca e eleva ao quadrado (kkk). Era assim a ala terra.
Muita gente entrando com bebida e comida na piscina. Falta de espaço perto do bar molhando. Filas gigantes para buscar petisco no bar da piscina. E muita disputa por mesas e cadeiras nos restaurantes nos horários de almoço e jantar.
PARÊNTESES: notamos uma enorme falta de consciência das pessoas ao utilizarem os espaços públicos dentro do resort. Vimos muitas delas derrubando batata frita e cerveja na água. Uma vergonha.
Mas o que nos deixou mais espantadas, foi o fato dessa aglomeração não ter acontecido em um feriado e nem em período de férias escolares.
Foi uma semana normal de novembro. Chegamos em uma sexta por volta das 13 horas e fomos embora na segunda à tarde. Agora imagina se fosse carnaval, natal ou algum feriado prolongado?
Apesar disso, como hóspede do Sauípe Resort, é possível usufruir das dependências de qualquer uma das alas, menos a do Premium. Quem fica no Premium, tem acesso livre em qualquer área do complexo. Já os das pousadas podem usar apenas uma ala.
Então, se não gostar do ambiente, pode trocar e encontrar o melhor lugar. Mas é bom procurar cedo, pois, mais tarde, enche e fica difícil achar espreguiçadeiras vazias.
Check in no Costa do Sauípe Resort
E, claro, por ter tanta gente chegando no mesmo horário, o check in também demorou um pouco no dia de nossa hospedagem. Mas, embora a entrada seja permitida somente às 15 horas, o nosso quarto já estava liberado antes das duas. Ponto positivo para a equipe eficiente.
Caso queira agilizar, é possível fazer o chek in on-line antecipadamente. Na recepção, tem algumas informações, mas vale perguntar na hora da reserva.
Acomodações do Costa do Sauípe Resort – resort all inclusive na Bahia:
Com cerca de 36 metros quadrados, ele é composto por três camas de solteiro enormes, sendo que duas delas estavam dispostas como uma big-mega-ultra cama de casal.
Eu e mamis ficamos mais longe dormindo na mesma cama do que lá em casa, dormindo em camas separadas (kk).
Além das camas, o apartamento estava mobiliado com guarda-roupa, rack, frigobar abastecido com refrigerantes e água, mesas com cadeiras no quarto e na varanda, TV LCD a cabo, ar-condicionado e ventilador de teto.
O banheiro também é bem espaçoso, com uma bancada grande, espelho e box. Amenities com sabonetes, shampoo, condicionador e kit de higiene (lixa de unha, touca de banho e cotonete) são disponibilizados para o hóspede.
Além dos apartamentos com vista para piscinas, praia ou coqueiros, a ala Terra ainda tem quartos conectantes e suítes executivas.
Serviços oferecidos pelo Complexo Costa do Sauípe:
– Café da manhã
No cardápio à disposição: pães, tapiocas e omeletes feitos na hora, bolos, roscas, frios, frutas, geleias, cereais, sucos, leite (puro, quente, frio, achocolatado e com café), cafés coado e expresso, chás de vários sabores, iogurtes, pão de queijo, croissant, aipim na manteiga, linguiça, salsicha e ovos mexidos.
Sem contar as opções típicas e as internacionais, como cuscuz, feijão, bacon, ovos fritos, saladas, entre outras iguarias.
Durante o café, uma tapioqueira preparava tapiocas doces e salgadas e também omeletes.
E não bastasse a quantidade e a variedade, tudo estava muito gostoso e fresquinho. Nós nos esbaldamos!!!
A reposição dos itens também era bem rápida mesmo com muita gente se servindo ao mesmo tempo. O único inconveniente (mas que não atrapalhou a nossa estadia) era ter que esperar um pouco mais pelo reabastecimento de copos, xícaras e pratos que acabavam muito rápido.
Ah, sentimos falta de uma sanduicheira para fazer misto-quente. Mas quem estava de olho nas tapiocas, como eu e Danubia (é claro), isso nem fez muita diferença.
O espaço do restaurante também merece ser destacado. Ele é bem amplo e arejado, comportando bem a multidão de gente que estava ali para tomar seu breakfest ou nos horários das outras refeições.
– Internet
– Recepção 24 horas
– Room service
– Sistema All inclusive – bebidas e refeições
O que achamos do sistema no Sauípe Resort?
Na verdade, é muito bom saber que temos à nossa disposição todas as opções de refeições e bebidas a qualquer hora do dia e até da noite. Mas algumas coisas não agradaram muito, embora não tenham prejudicado a nossa estadia.
Um exemplo é a água de coco. Tantos coqueiros à disposição e a água servida era industrializada. O pessoal que trabalha nos bares abre os pacotes (igual aqueles saquinhos de leite) e despeja o líquido nas jarras para que os hóspedes possam encher os copos (de plástico).
Algumas outras bebidas, como a pinã colada, também não estavam lá estas coisas. Mas dava para beber!
Além disso, achamos que houve uma falha quanto a quantidade suficiente de alimentos e bebidas em alguns momentos. No domingo, por exemplo, acabou a água de coco, faltou pratos na hora do almoço e do jantar e a máquina de refrigerante quebrou.
Sabemos que a grande quantidade de pessoas atrapalha um pouco a realização de um serviço mais cuidadoso e em menor escala, mas são situações que, infelizmente, não tem como não observarmos.
Reforçando: isso não atrapalhou a estadia e nem desmereceu o resort, mas é um ponto a melhorar.
– Outras refeições
Quem vai para um resort all inclusive quer aproveitar ao máximo o serviço.
A vantagem do sistema é poder consumir todas as refeições, incluindo bebidas alcoólicas e não alcoólicas, durante todo o tempo da estadia.
No Sauípe Resort não é diferente.
O hotel oferece cinco refeições em horários específicos: café da manhã – das 7 às 10:30 horas (ou até às 11 horas aos finais de semana); almoço (das 10:30 às 15:30 horas); brunch (das 17 às 19 horas); jantar (das 19 às 22 horas); e ceia (das 23 às 5 horas da manhã).
Além dos restaurantes, no bar molhado, as bebidas começam a ser servidas às 10 horas e vão até às 18 horas. Já nos bares da área da piscina e do lounge da recepção, das 10:30 até às 18 horas.
Ou seja, praticamente, o hóspede só fica sem opção de refeição das 5 às 7 horas da manhã. Porque no restante do dia e até de madrugada, pode comer à vontade. Tudo é servido em estilo buffet.
E além de um horário tão amplo para as refeições, o cardápio é bem variado.
No almoço e no jantar: arroz (de diversos tipos, como arroz de pato, com camarão ou integral), feijão (também variados – de corda, verde ou no tropeiro), carnes diversas (frango, filé mignon, linguiça, peixes, lagosta, camarão, salmão, carne de sol), paeja de frutos do mar, saladas, queijos, ovos, macarrão feito na hora, purês de batata e de cenoura, crepe, sushi e sashimi, batatas assadas, pizzas, feijoada, lasanha, strogonoff, grelhados, pães e até opções para quem é vegetariano.
Viu quanta coisa!!! E tem mais opções, que não sabemos os nomes (kk).
Dá até água na boca, só de lembrar!!!
Além dos espaços para a grande variedade de comida, tinham alguns específicos, como estações da pizza, vegetariana, das massas e dos crepes. |
Opções no Refeições no Costa do Sauípe Resort – all inclusive na Bahia – ala Terra |
As sobremesas também não perderam em nada: tinham opções mais tradicionais (frutas, pudim, sorvete, compotas, tortas, rocambole, calha de chocolate, cuca de banana, doce de leite, cocadas, bem-casados e outros), regionais (compota de abacaxi, cocada seca preta, doce de caju e mais alguns itens) e as dietéticas.
No Brunch: para quem quer fazer um lanchinho rápido antes do jantar, tem pães, bolos, sucos, café, leite e chás.
Já na ceia: sopas, pães, sucos, leite, chás e refrigerantes e outros pratos leves para quem chegou de madrugada, voltou de algum passeio ou, simplesmente, está voltando dos shows ou festinhas na vilinha.
Não temos fotos, pois não visitamos o espaço neste horário. Afinal, o dia seguinte nos aguardava!!!
No bar molhado e nos da praia e do lounge: bebidas variadas – cervejas, drinks, coquetéis de frutas com e sem álcool, espumantes, bebidas de doses, sucos, refrigerantes, água de coco e água mineral.
Nos bares das áreas da piscina: além das bebidas acima, tem ainda petiscos – batata frita, peixe frito, hambúrguer, cachorro quente, bolinhos, pães, bolos, frios e frutas.
No horário do almoço, também são servidas algumas opções de pratos quentes, como arroz, feijão, salada, macarrão e carnes assadas na hora.
Ah, ainda tem uma baiana que prepara acarajé na área das piscinas. Foi a primeira vez que provamos e até que não é ruim kk.
– Vila Nova da Praia
Além dos espaços dos resorts, o complexo conta ainda com uma vilinha que fica bem pertinho das alas sol e mar. Tem até um caminho, atrás da igrejinha, que dá acesso aos hotéis. As pousadas ficam dentro da vila.
O vilarejo conta com algumas lojinhas de roupas, sapato, artesanatos e outros itens (com preços um pouco caros).
Tem ainda uma base do Projeto Tamar, onde é possível comprar lembrancinhas e fazer passeios ecológicos para conhecer um pouco mais sobre as tartarugas marinhas.
A vila da Costa do Sauípe é ponto de encontro dos hóspedes e também um lugar onde acontecem algumas atividades incluídas no sistema all inclusive, como shows, danças e performances.
Tem ainda caixa eletrônico, farmácia, brinquedoteca, posto médico, um coreto supercharmoso que fica no centro da praça e uma igreja, onde são celebradas missas aos sábados e domingos.
– Sauípe Kids e berçário
Outros espaços disponíveis aos hóspedes é o Sauípe Kids e o berçário. Funcionam das 9 às 22 horas, com intervalo entre as atividades e são destinados para crianças de até 12 anos com seus pais.
Conta com piscinas adequadas aos pequenos, brinquedoteca, playground, áreas para oficinas de arte e culinária, salas de jogos e de TV e teatro. Tem ainda o restaurante exclusivo.
Alguns serviços são cobrados à parte, como Clube do Uippinho (funciona na vila) que é uma brinquedoteca para crianças de até sete anos; serviço particular de baby-sitter; e locação de carrinho de bebê.
– Outros serviços
Como o complexo é enorme, para ir até a alguns espaços, como academia, fazendinha, circo e Sauípe náutico, é preciso andar um tantinho bom ou usar o serviço gratuito de micro-ônibus.
Eles passam em frente aos hotéis, pousadas e atrativos a cada 20 minutos. É só aguardar, entrar e seguir para onde quiser. Depois, fazer o mesmo no retorno. Bem prático e funciona muito bem. Nós usamos e aprovamos.
Na hora do check in também é possível escolher entre aderir ao plano de saúde do complexo, que custava, em novembro de 2017, R$ 14 por dia e por hóspede, ou, caso for necessário, solicitar o serviço médico, pagando algo em torno de R$ 120 por consulta.
É possível ainda contratar um Day Use pelo valor de R$ 240 por pessoa.
Festinha surpresa no Costa do Sauípe
Limpeza:
Atendimento: Costa do Sauípe – resort all inclusive na Bahia:
Também tiveram outros que merecem nossos parabéns, entre eles o maitre do restaurante; o responsável pelo guest,que providenciou um bolo especial para celebrar o aniversário de Danubia durante o jantar no dia 26 de novembro; e vários outros garçons e garçonetes do complexo.
A todos, o nosso muito obrigado pela atenção!!!
Resort é adequado para idosos/melhor idade?
Como viajamos com mamis para todos os lugares, os hotéis precisam estar de acordo com as necessidades dela também. E o Costa do Sauípe atendeu muito bem durante nossa estadia.
Se mostrou elderly friendly: conta com elevadores, rampas de acesso, refeições adequadas e leves para aqueles que precisam.
Uma das piscinas tinha degraus mais largos e corrimão, o que para mamis foi importante, pois ela só consegue entrar em espaços que tenham essa ajudinha extra.
A única dificuldade (pequena) que percebemos é para quem se hospeda nos quartos mais afastados, pois fica um pouco longe do elevadores e tem que andar muito.
Quem tem mobilidade reduzida vai cansar um pouquinho. Neste caso, peça um apartamento que esteja próximo dos elevadores.
Dicas e considerações:
Conclusão – Costa do Sauípe – resort all inclusive na Bahia:
Nota D&D Mundo Afora:
Acomodações: 10
Estrutura: 9,5
Café da manhã: 10
Limpeza: 9
Atende a idosos/pessoas com dificuldade de locomoção: 10
Atendimento: 9
Funcionamento da Internet: 7
Outros serviços: 9
Localização: 9
Nota geral: 9,15
Testado e aprovado pela Família D&D Mundo Afora!!!
Costa do Sauípe
Telefone: +55 71 3480-5780
Site: www.costadosauipe.com.br
Mais posts sobre a Bahia:
1 – O que fazer em Porto Seguro.
2 – Diário de Bordo: Salvador e Praia do Forte.
3 – Passeios e transfer em Salvador: Luck Receptivo.
4 – Stella Maris Resort: onde ficar em Salvador.
5 – O que fazer em Salvador: 90 atrações.
6 – Igrejas de Salvador: 52 igrejas na capital baiana.
7 – Guia de praias de Salvador: 26 dicas.
8 – O que fazer na Praia do Forte.
9 – Como visitar o Projeto Tamar Praia do Forte.
10 – Farol de Itapuã – o que fazer em Salvador.
Outros posts
11 – Castelo Garcia D’Ávila na Praia do Forte.
12 – O que fazer no Pelourinho.
13 – Mercado Modelo em Salvador.
14 – Costa do Sauípe: resort all inclusive na Bahia.
15 – Transfer Costa do Sauípe: Mais Bahia Turismo.
16 – Elevador Lacerda em Salvador.
17 – Igreja e Convento São Francisco em Salvador.
18 – Igreja do Bonfim em Salvador.
19 – Tudo sobre o Farol da Barra em Salvador.
20 – Como é a visita na Casa de Jorge Amado em Salvador.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
12 Comentários
Obrigada!!!
Oi. Não fomos ao Viva Gastro. Mas ouvimos falar que é um espaço para adultos, já que é um bar. Mas na Vila tem vários espaços para crianças, shows. É muito bacana.
Parabéns pelo post!!! Muito completo!!! Poderiam me dizer por favor se viram crianças no Viva GastroPub?? Grata