O que fazer em Canoa Quebrada em algumas horas
O tempo foi pouco para curtir todas as atrações de Canoa Quebrada, vilarejo localizado na cidade de Aracati, a 160 quilômetros de Fortaleza. Afinal, a nossa visita fazia parte do passeio Três Praias, oferecido por várias operadoras de turismo da capital cearense (nós fomos com a OceanView), que ainda incluía uma passadinha pelas falésia de Morro Branco e pela Praia das Fontes.
Então, no final das contas, foram apenas três horas para curtir aquele paraíso. Foi rápido? Foi. Compensa? Se tiver pouco tempo, compensa. Mas se tiver outra opção, prefira ficar um pouco mais na cidade para relaxar e aproveitar melhor as opções de atrativos.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Onde ficar em canoa Quebrada, Ceará
Refúgio Jardim de Canoa: avaliação – 9,3 (fantástico)
Pousada Tranquilandia Village: avaliação – 9,1 (fantástico)
| Confira as outras opções de hospedagem em Canoa Quebrada.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA, CEARÁ: TOUR DE ALGUMAS HORAS
Nessas rápidas três horas, não dá para fazer muita coisa (quase nada, kkk).
Mas dá para aproveitar a praia central – a praia de Canoa Quebrada – que junto com as falésias vermelhas formam o cartão-postal da vilinha de pescadores, que ficou conhecida internacionalmente na década de 70 após um grupo de hippies chegar ao local.
Eles se apaixonaram pelo vilarejo, divulgaram e transformaram o lugar em um destino desejado por turistas do mundo inteiro.
Praias – o que fazer em Canoa Quebrada
Não é para menos que tanta gente procure todos os dias para ficar em Canoa Quebrada. A região é maravilhosa e conta com cerca de 15 praias.
Elas estão distribuídas em 75 quilômetros de litoral até chegar ao Rio Grande do Norte, passando pela costa do Sol Nascente e tendo como companhia as falésias vermelhas, que são formadas pela ação do vento e chegam a 30 metros de altura.
Você sabia?
O lindo cenário de Canoa foi escolhido pela TV Globo para gravar muitas das cenas da temporada 2009 de Malhação.
E foi exatamente curtindo esse paradisíaco cenário da praia principal que gastamos nossas poucas horinhas em Canoa Quebrada.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Nosso ponto de parada foi na megaestrutura do restaurante e barraca Antônio Coco, que fica na ponta esquerda da praia.
Almoço em canoa Quebrada
Como estava na hora do almoço, nossa primeira providência foi pedir um delicioso filé com arroz, feijão, batata frita, porção de camarão à milanesa e duas jarras de suco. Tudo deu R$ 152.
A Antonio Coco é uma das várias barracas de praia de Canoa Quebrada.
Ela conta com um espaço muito bom com ampla estrutura para os banhistas como restaurante, cadeiras e espreguiçadeiras, piscina (valor cobrado à parte), banheiros, chuveiros e lojinha de conveniência.
Fica bem localizada na parte alta, de frente à praia.
Falésias e símbolo de Canoa: o que fazer em Canoa Quebrada
Depois do almoço, eu e Danubia fomos caminhar pela praia atrás do símbolo do vilarejo: a lua e a estrela esculpidas nas falésias vermelhas.
Como estávamos em um extremo da praia e a arte fica no outro extremo, tivemos que andar por cerca de meia hora até chegar lá.
No caminho tem várias outras barracas, estruturas para os banhistas e outro símbolo de Canoa Quebrada.
Atenção: esta não é a arte oficial. Apesar disso, vale uma paradinha para fotografar.
Monumento esculpido nas falésias: o oficial
Depois de caminhar sob um sol fortíssimo – afinal, Canoa Quebrada tem um clima estável que a deixa com temperaturas altas (entre 27 e 30 graus) praticamente o ano todo – chegamos ao famoso e oficial monumento esculpido nas falésias.
Mas engana-se quem pensa que é só chegar, admirar e tirar algumas dezenas de fotos em frente ao símbolo. A fila para posar condiz com a fama do lugar. Tem de ter paciência e aguardar!
E, apesar da demora na espera, quando chega a sua vez, você tem poucos minutos (talvez segundos) para se posicionar e tirar a sua foto.
Afinal, dezenas de outras pessoas também estão esperando. Algumas com cara feia porque o fulano da frente está demorando no seu momento modelo (kk).
Mirante sobre as falésias
Depois da foto, dá para subir em cima das falésias em uma escada gigante (kk) que fica ao lado.
Vale a pena para ter uma visão ampla da praia. É lindo!
Depois de descer das falésias, tivemos sorte de não encontrar ninguém na fila para tirar foto em frente à estrela e à lua. Deu para aproveitar para fazer mais alguma poses, inclusive a minha tradicional foto com pulinho.
Curtindo o mar
No retorno até a barraca, aproveitamos para entrar no mar. A água de Canoa Quebrada é cristalina e quentinha, porém, um pouco agitada.
Como surgiu o símbolo de Canoa Quebrada
O símbolo de Canoa Quebrada surgiu em 1986, quando uma moradora do vilarejo recebeu um casal paquistanês em sua casa. Na ocasião, ela os levou até o artesão Chico Eliziário para que ele fizesse uma lembrança do local.
Eliziário, então, desenhou uma meia-lua e uma lua no casco de tartaruga. A partir daí, o artesão resolveu fazer do desenho o símbolo de Canoa Quebrada.
Realmente, para todo lugar que você olhar, vai se deparar com este símbolo: nas camisas, nos chaveiros, nas bijuterias, no chão e por aí vai.
O que fazer em Canoa Quebrada – outra atrações
Mas além de curtir a praia, relaxar nas estruturas das barracas, caminhar até o símbolo esculpido nas falésias vermelhas, tem várias outras atrações para fazer na cidade em um dia inteiro ou em mais.
6 – fazer um passeio de jangada. Várias pessoas ficam à beira da praia, oferecendo essa atividade;
Nós não tivemos tempo, mas dizem que é bem bacana caminhar pela rua, que tem vários restaurantes, bares, pousadas e lojinhas com lembrancinhas e moda praia.
Dicas extras:
- Os queridos Cleber e Fábio do blog Viagens Cinematográficas têm um post superbacana com mais dicas. Vale a pena ler e anotar tudo!!!
- Aproveite a temporada no Ceará para conhecer a Praia de Lagoinha. O blog Vamos por Aí tem um post bacana.
Leia também outros posts sobre o Ceará:
1 ➤ Diário de bordo: 5 dias no Ceará.
2 ➤ O que fazer em Fortaleza – 58 atrações
3 ➤ Passeio de um dia em Jericoacoara
4 ➤ O que fazer em Canoa Quebrada em algumas horas
5 ➤ Um dia no Beach Park.
6 ➤ Dica de Hotel Bom e Barato em Fortaleza: Hotel Aquarius.
7 ➤ Transfer e passeios em Fortaleza e Jericoacoara: CM Turismo e CoopJeri.
8 ➤ Passeios em Fortaleza e Região: OceanView.
9 ➤ Pedra Furada em Jericoacoara, Ceará.
10 ➤ Lagoa do Paraíso em Jericoacoara e suas redes na água.
11 ➤ Dunas do Pôr do Sol: o que fazer em Jericoacoara.
12 ➤ Morro Branco e Praia das Fontes: Tour Três Praias.
13 ➤ Taxa de turismo em Jericoacoara: como pagar.
14 ➤ Passeios em Fortaleza e nas praias do nordeste.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
3 Comentários
[…] também:➤ O que fazer em Canoa Quebrada em algumas horas➤ Morro Branco e Praia das […]
[…] Nós já falamos um pouco de como foi o passeio a Canoa Quebrada neste post O que fazer em Canoa Quebrada em algumas horas. […]
[…] também:1 – Saiba como foi nossa viagem para o Ceará.2 – O que fazer em Canoa Quebrada em algumas horas3 – Passeio de um dia em Jericoacoara4 – Morro Branco e Praia das […]