Receita de Moqueca capixaba – a comida típica do Espírito Santo
Peixe, coentro, urucum. Estes são alguns do ingrediente utilizados no preparo da comida mais tradicional do Espírito Santo: a Moqueca Capixaba. Ela é o carro-chefe de praticamente todos os restaurantes local e muito apreciada por capixabas e turistas do Brasil e do mundo.
Diferente da moqueca baiana, ela não leva leite de coco e azeite de dendê (características da culinária africana), por isso seu sabor fica mais leve.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Além disso, um legítimo almoço que tenha a moqueca capixaba como prato principal também deve ser acompanhada de arroz branco e pirão (feito com a mistura do mesmo tempero da moqueca, pedaços do peixe cozidos e farinha de mandioca).
Origem da Moqueca Capixaba
Segundo dados históricos (Wikipédia), moqueca vem da palavra “moquém”, que na língua Tupi quer dizer secar. Isso porque os índios, na metade do século XVII, tinham por costume cozinhar a carne do peixe, lentamente, no seu próprio suco, envolta em folhas.
RECEITA DE MOQUECA CAPIXABA:
Rende 6 porções
Ingredientes
Modo de preparo:
Leia mais sobre nossa viagem ao Espírito Santo:
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
9 Comentários
Oi Tati. Pois é. E nós comemos uma moqueca aqui em MG na semana retrasada kkk. Mamis está precisando fazer em casa e testar a receita também.
Oba! Esses dias queria preparar uma moqueca mas não tinha a receita. Agora achei!
Vou fazer este fds mesmo.
Tati
É uma ótima ideia!!!!!!
Adorei a receita, vou fazer ela e vou harmonizar com uma cerveja do tipo White,
cervejaesabor.blogspot.com.br/