Convento da Penha Vila Velha, Espírito Santo
Uma das primeiras paradas, durante nossa visita a Vila Velha, no Espírito Santo, foi no Convento da Penha. Localizado no alto de um penhasco de 154 metros de altura, o Convento é um importante monumento histórico e turístico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). E é sobre ele que vamos falar neste post de hoje. Ao final, deixe seu comentário.
HISTÓRIA DO CONVENTO DA PENHA EM VILA VELHA
A história do Convento da Penha teve início bem antes dele ser construído, quando o Frei Francisco Pedro Palácio chegou a Vila Velha.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Nesta época, ele se abrigou em uma gruta (batizada, posteriormente, de Gruta do Frei Pedro Palácio), trazendo consigo um painel de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo.
Dizem que esse painel sumiu por três vezes e, em todas elas, foi reencontrado no alto do penhasco, onde hoje está o convento, entre duas palmeiras (entre o Morro do Moreno e a Enseada da Praia).
Por conta deste fato, em 1560, o Frei iniciou a construção de uma capela no lugar – Ermida das Palmeiras.
Algum tempo depois, em 1651, o filho de Vasco Palácio (português que deu início a Vila Velha e ao Espírito Santo, ao tomar posse das terras doadas a ele pela coroa portuguesa), iniciou uma série de modificações na capela, resultando no atual Convento da Penha.
É lá que é celebrada, anualmente, a Festa da Penha, reunindo milhares de fiéis, e para onde seguem procissões vindas de diversos locais da cidade.
No Convento também são celebradas missas diárias e você pode se informar melhor no site da paróquia e Convento da Penha.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Convento da Penha: o que ver
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
Interior do Convento da Penha
Convento da Penha: localização e como chegar
Como chegar ao Convento da Penha:
É possível chegar até o convento de carro ou de van (pagando uma taxa por pessoa pela passagem). Também dá para ir a pé, pela ladeira da penitência, mas é cansativo.
De carro:
Para quem vai de carro, o acesso é fácil pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, a principal via que leva até o bairro da Prainha.
Chegando à base do Convento, é possível estacionar e subir a pé ou, para maior conforto, seguir com o veículo até o estacionamento no topo (com limite de vagas).
A subida é uma estrada íngreme, mas bem pavimentada. O trajeto oferece vistas encantadoras ao longo do caminho.
De transporte público:
Há linhas de ônibus que saem de diferentes pontos de Vila Velha e de Vitória, como a linha 634, que passa pelo centro de Vila Velha e chega à Prainha.
Ao desembarcar, a subida ao Convento pode ser feita a pé, por meio de uma trilha de cerca de 1 km, que é bastante tranquila e agradável, com trechos sombreados e vistas panorâmicas.
Por passeios turísticos:
Outra opção é optar por passeios turísticos, que normalmente incluem o Convento da Penha como uma das principais paradas.
Diversas agências de turismo oferecem esse tipo de serviço, muitas vezes combinado com outros pontos turísticos da região, como a fábrica de chocolates Garoto e o Morro do Moreno. Ideal para quem quer explorar o local com comodidade e informações adicionais sobre sua história.
Nós optamos por essa forma, visitando o convento com a Denis Táxi. Uma empresa receptiva maravilhosa no Espirito Santo. É a melhor opção, com certeza, pela praticidade e comodidade, principalmente se estiver com idosos, como nós duas e nossa mamis, e com crianças.
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
Nossa experiência
Convento da Penha
Funciona:
Visitas: de segunda a sábado – das 6 às 17 horas | Domingo – das 4 a 17 horas
Acesso ao campinho: de segunda a sexta – das 6 às 16:45 | Sábado – das 6 às 16:45 horas (a partir das 6h, sobem os 50 primeiros automóveis apenas para a Missa das 7h. Ao longo do dia a subida é proibida) | Domingo – das 4h às 16:45 (a partir de 4h, sobem os 50 primeiros automóveis apenas para a Missa das 5h. Ao longo do dia a subida é proibida)
Missas na capela do convento: de segunda a sábado – 7h, 9h, 11h e 15h (também transmitida pelas redes sociais) | Domingo – 5h, 7h, 11h e 15h
Missas no campinho do Convento: Missa da Saúde (quarta, às 15 horas; domingo, às 9 horas)
Endereço: Rua Vasco Coutinho, s/n – Vila Velha – Espírito Santo
Telefone: +55 27-3329-0420
Valor: Gratuito
Leia mais sobre nossa viagem ao Espírito Santo:
O D&D Mundo Afora conheceu o Convento da Penha através da parceria com a Deni Táxi, que não nos cobrou o transfer até o local. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações aqui relatadas são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
5 Comentários
[…] – Deni Táxi4 – Onde comer em Guarapari – Review restaurante Pedra da Paquera5 – Convento da Penha – Vila Velha6 – Os Passos de Anchieta Espírito Santo – Lúcia Sanches7 – o que fazer em […]
[…] 32 quilômetros de praias e importantes monumentos históricos, como o Convento da Penha, datado do século XVI, o Forte de São Francisco Xavier (XVII), o Farol de Santa Luzia (XIX) e a […]
[…] eles: o Convento da Penha, Museu da Vale, Associação das Paneleiras de Goiabeiras, praias e outros pontos de Vila Velha e […]
Nossa Fernanda, que bacana!!!!! A Deni Táxi é, realmente, uma ótima empresa. E o Espírito Santo é belíssimo. Gostamos muito, embora tenhamos tido pouco tempo para explorar tantas coisas bacanas!!!! Queremos voltar com mais tempo…… abraçossss
Estive em Vitória-ES em setembro de 2014 e fiquei totalmente encantada! Vários lugares que adorei conhecer como: A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que possui uma escadaria e um altar, após a subida, a contemplação de uma vista maravilhosa, de Vila Velha e Vitoria. Parque da pedra da cebola é uma excelente opção de passeio para relaxar junto a natureza. Praia de Camburi ótima para uma boa caminhada, oferece uma linda vista da cidade de Vitória.
Também vale a pena conhecer Guarapari, que tem praias para todos os gostos, fiz um tour pelas praias acompanhada por Deni Táxi, um ótimo profissional que fornece atendimento em passeios turísticos por todas as rotas capixabas, com segurança, pontualidade e conforto. Fizemos um levantamento muito legal e deu para conhecer várias praias que o município oferece com tanta beleza, como: a praia das Castanheiras, praia dos Namorados, praia do Morro, praia da Areia Preta, e tive a oportunidade de banhar em duas praias, a de Peracanga é um lugar simplesmente maravilhoso, ao lado da praia da Bacutia, ambas ficam na Enseada Azul, é dotada de águas azuis e calmas, com pequenas ondas, e não deixando de comentar da Igreja de Santana que fica na Praia de Meaípe, nossa sem palavras! Possui uma visão encantadora.