O que fazer em Vila Velha – onde nasceu o estado do Espírito Santo
Neste guia completo, vou contar um pouquinho do que fazer neste destino tão incrível. Mas, antes, quero situar você sobre a cidade. Muitos não sabem (e nós também não sabíamos), mas o estado do Espírito Santo nasceu em Vila Velha em 23 de maio de 1535. De forma bem resumida, essa foi a data em que o português Vasco Fernandes Coutinho chegou à cidade para tomar posse das terras dadas a ele pela coroa portuguesa. Por ser dia de Pentecoste, Coutinho batizou a capitania de Vila do Espírito Santo.
O lugar onde eles chegaram, conhecido como Prainha, fica aos pés do morro da Penha. Foi exatamente ali que nasceu o Espírito Santo. Neste mesmo lugar, foi construído, anos mais tarde, na enseada de Inhoã, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, em 1702, para defesa da baía.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Importante também destacar que Vila Velha foi a capital do estado capixaba até 1550, quando passou para Vitória, após os constantes ataques indígenas.
Foi nessa época que também chegaram à localidade os Jesuítas, inclusive o importante Padre José de Anchieta (vide matéria sobre Guarapari, onde contamos um pouco sobre o roteiro turístico que reproduz os passos de Anchieta no estado).
Mas, somente em 1889, é que a Vila ganhou status de Estado.
Localização de Vila Velha
Situada a 12 quilômetros de Vitória, Vila Velha é a cidade mais antiga do estado e a segunda mais populosa (dados da Wikipédia).
Possui 32 quilômetros de praias e importantes monumentos históricos, como o Convento da Penha, datado do século XVI, o Forte de São Francisco Xavier (XVII), o Farol de Santa Luzia (XIX) e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (século XVI).
Dentre as principais praias, estão a Praia da Costa, Praia de Itaparica, Prainha, Praia de Itapoã, Barra do Jucu, Praia da Concha, Balneário Ponta da Fruta e Praia de Piratininga.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Onde ficar em Vila Velha
Antes de mostrar o que fazer em Vila Velha, selecionamos 5 opções de hotéis na cidade. As hospedagens estão avaliadas como muito boa/fabulosa.
Hotel Santorini: avaliação – 8,8 (fabuloso)
Quality Suíte Vila Velha: avaliação – 8,3 (muito bom)
Itaparica Praia Hotel: avaliação – 8,3 (muito bom)
Champagnat Praia Hotel: avaliação – 8,3 (muito bom)
Tulip Inn VIla Velha: avaliação – 8,3 (muito bom)
Confira as outras opções de hospedagem em Vila Velha.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
O QUE FAZER EM VILA VELHA
Nosso passeio em Vila Velha aconteceu no dia 22 de abril de 2015, último dia de nossa visita ao estado do Espírito Santo. Até então, conhecemos um pouco de Guarapari e suas lindas praias.
Nós contratamos o City Tour básico com o Deni Táxi para conhecer os principais pontos turísticos de Vila Velha e Vitória, no mesmo dia.
Entre os locais que visitamos estão:
1 – Convento da Penha: o que fazer em Vila Velha
Um dos santuários mais antigos do Brasil, o Convento da Penha teve sua construção iniciada em 1558 a mando de Frei Pedro Palácio.
Está situado a 154 metros de altitude e tem entrada gratuita.
Funciona: de segunda a sábado – das 6 às 17 horas | Domingo – das 4 às 17 horas
Endereço: Rua Vasco Coutinho, s/n – Vila Velha – Espírito Santo
Telefone: +55 27-3329-0420
Valor: Gratuito
*Atualizado em agosto de 2024
2 – Lojinha da Garoto: o que fazer em Vila Velha
É onde são vendidos diversos produtos da Garoto. No dia de nossa visita, pegamos uma promoção: na compra de dois ovos de páscoa, o terceiro era de graça.
Também tem o Museu e a Fábrica de Chocolates, mas por conta do pouco tempo (iríamos voltar para Belo Horizonte à noite), conhecemos apenas a lojinha.
Mas você sabe como a Garoto surgiu?
Tudo começou quando o alemão Henrique Meyerfreund iniciou a fabricação de balas, em Vila Velha.
Depois de prontas, elas eram colocadas em tabuleiros e vendidas, por garotos, nas esquinas e nos pontos dos bondes.
Com o tempo, todo mundo dizia que ia comprar as balas dos garotos e o nome “pegou”. Por isso, a logo da empresa é um garoto com um tabuleiro nas mãos.
Segundo dados da empresa, a Garoto é hoje a maior fábrica de chocolates do Brasil e a quinta do mundo.
Loja Garoto
Funciona:
Loja: de segunda a sexta – das 9 às 17 horas | Sábado – das 9 às 14 horas
Museu – de segunda a sexta – das 9 às 17 horas | Sábado – das 9 às 14 horas
Chocotur – somente com agendamento pelo site
Endereço: Praça Meyerfreund, 01 – Glória – Vila Velha
Valor: Loja: gratuito | Museu: R$ 25 | Chocotur: consultar na hora do agendamento
* Valores atualizados em agosto de 2024
*Em agosto de 2024, o “Chocotur visita à fabrica” estava passando por melhorias e, por isso, temporariamente suspenso
Obs. Para conhecer a Fábrica e realizar o Chocotour, é preciso agendar a visita, que dura em torno de 2 horas
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
3 – Museu Vale: o que fazer em Vila Velha
O Museu Vale – reúne toda a história da Estrada de Ferro Vitória Minas.
O lugar conta com acervo permanente com mais de 18 mil itens (dados obtidos nos informativos disponíveis aos turistas).
Tem fotos, plantas, mapas, documentos e objetos que resgatam as memórias desta ferrovia que corta mais de 900 quilômetros entre Minas Gerais e o Espírito Santo.
O Museu é mantido pela Vale.
Funciona: o museu está fechado temporariamente
Endereço: Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n – Argolas – Vila Velha – Espírito Santo
Telefone: +55 27 3333-2484
Valor: gratuito
*Atualizado em agosto de 2024
* Em 2024, o museu está fechado temporariamente porque vai mudar de endereço. A previsão é de um novo museu aberto em 2026
4 – Praias de Itaparica, Itapoã, Costa e Sereia
Além dos pontos turísticos, ainda passamos rapidamente por algumas praias.
A Praia da Costa é mais famosa e movimentada de Vila Velha, com cinco quilômetros de extensão. Fica a três quilômetros do Convento da Penha.
Com águas calmas, a Praia da Sereia é separada da praia da Costa pela ponta da sereia, uma pracinha muito charmosa.
Seu nome surgiu depois que o comerciante Lúcio pintou uma sereia na fachada de seu bar e este se tornou ponto de referência na região.
A Praia de Itapoã, assim como da Sereia, também é uma continuação da Praia da Costa.
Por fim, com cinco quilômetros, a Praia de Itaparica dá continuidade à Praia da Costa e Itapoã e é a mais animada da orla de Vila Velha.
OUTRA ATRAÇÕES EM VILA VELHA
5 – Morro do Moreno
O morro é perfeito para os aventureiros. No local, dá para fazer uma trilha até o topo e ter uma vista espetacular de Vila Velha e Vitória. O local também é conhecido para a prática de esportes radicais como o parapente.
6 – Farol de Santa Luzia
Construído no século XIX, o farol ainda está em funcionamento. A vista do mirante é incrível e o local oferece um passeio tranquilo para quem quer aproveitar a natureza.
7 – Parque Estadual Paulo César Vinha
O parque oferece trilhas ecológicas, lagoas, praias e uma rica biodiversidade, proporcionando uma conexão direta com o meio ambiente.
8 – Ilha das Garças
Uma pequena ilha acessível por barco, conhecida pela observação de aves e pelo contato com a natureza.
O D&D Mundo Afora conheceu Vila Velha através da parceria com a Deni Táxi, que não nos cobrou o transfer e o passeio. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações aqui relatadas são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.
Leia mais sobre nossa viagem ao Espírito Santo:
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
8 Comentários
[…] destino. Não foi diferente quando fomos conhecer o Espírito Santo, mais precisamente Guarapari, Vila Velha e Vitória. Hoje, vamos contar um pouco sobre essa nossa experiência em terras capixabas pra […]
[…] Olinda, Caruaru, Nova Jerusalém), Alagoas (Maragogi), Espírito Santo (Guarapari, Vitória, Vila Velha), Minas Gerais (Sítio Arqueológico Pedra Pintada/Cocais, Lavras Novas, Santuário do Caraça, […]
[…] O que fazer em Vila Velha. […]
[…] 1 – Vila Velha – onde nasceu o estado do Espírito Santo2 – Onde ficar em Guarapari – Review hotel Bristol Guarapari Residence3 – Serviço de transfer e passeio no Espírito Santo – Deni Táxi4 – Onde comer em Guarapari – Review restaurante Pedra da Paquera5 – Convento da Penha – Vila Velha6 – Os Passos de Anchieta Espírito Santo – Lúcia Sanches7 – o que fazer em Vitória – a capital do Espírito Santo8 – Receita de Moqueca capixaba – a comida típica do Espírito Santo9 – Roteiro de 5 dias no Espírito Santo10 – O que fazer em Vila Velha (ES) – Museu Vale11 – Parque da Cebola – Vitória12 – Associação das Paneleiras de Goiabeiras – Espírito Santo13 – O que fazer na cidade de Guarapari.14 – Hotéis em Guarapari: 11 dicas de hotéis e pousadas. […]
[…] 1 – Vila Velha – onde nasceu o estado do Espírito Santo2 – Onde ficar em Guarapari – Review hotel Bristol Guarapari Residence3 – Serviço de transfer e passeio no Espírito Santo – Deni Táxi4 – Onde comer em Guarapari – Review restaurante Pedra da Paquera5 – Convento da Penha – Vila Velha6 – Os Passos de Anchieta Espírito Santo – Lúcia Sanches7 – o que fazer em Vitória – a capital do Espírito Santo8 – Receita de Moqueca capixaba – a comida típica do Espírito Santo9 – Roteiro de 5 dias no Espírito Santo10 – O que fazer em Vila Velha (ES) – Museu Vale11 – Parque da Cebola – Vitória12 – Associação das Paneleiras de Goiabeiras – Espírito Santo13 – O que fazer na cidade de Guarapari.14 – Hotéis em Guarapari: 11 dicas de hotéis e pousadas. _________________________________________________________________________________Onde ficar em Guarapari, no Espírito Santo? Hotéis em GUARAPARI. Faça sua reserva aqui No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços. […]
[…] que o português Vasco Fernandes Cutinho e sua comitiva chegaram a Vila Velha para tomar posse das terras doadas pelo rei de Portugal, Dom João II, enfrentaram diversos ataques […]
OLá Denilson,
Obrigada por acompanhar o blog. Ainda temos várias matérias da sua linda cidade Espírito Santo. Foi um prazo conhecer você seu irmão…..Que bacana essa caminhada. Quem sabe um dia poderemos participar!!!! abraços
Olá pessoal do blog d&d , parabéns pelo belo trabalho e achei excelente a matéria sobre Vila velha-ES . Continuem assim com toda esta dedicação e profissionalismo. A propósito a Caminhada de Anchieta ( Passos de Anchieta ) conforme citado na matéria teve início hoje 04/06/15, onde os andarilhos irão percorrer os quase 100 Km , chegando a cidade de anchieta no domingo 07/06. Abrçs Deni.