O que fazer em São João del Rei – Minas Gerais
Dizem que em São João del Rei, Minas Gerais, os sinos falam. Conforme o tipo da badalada (são vários os tipos de toques), os moradores conseguem identificar os eventos na cidade, entre eles, onde e quando haverá missa, quem vai celebrá-la, procissões, entre outros.
Nós tivemos a oportunidade de presenciar “as vozes dos sinos”, durante nossa visita à cidade, em agosto de 2015, no II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagens (#eibv2). Além de São João, ainda visitamos a vizinha Tiradentes.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
E neste post de hoje, vamos contar o que fazer nesta cidade localizada a 183 quilômetros de Belo Horizonte.
A cidade de São João del Rei
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
São João del Rei: um pouco de história
Apenas para situar o leitor (afinal, conhecimento nunca é demais), São João del Rei também foi palco de um importante fato na história do país: a A Guerra dos Emboabas, que aconteceu entre 1707 e 1709.
Emboabas eram as pessoas que não haviam nascido em São Paulo (então Capitania de São Vicente) e, portanto, na visão dos paulistas, também não deveriam receber terras em Minas Gerais.
Dessa forma, a exploração do ouro na região e a posse de novas terras gerou a Guerra dos Emboabas entre os paulistas e os chamados de forasteiros (em sua maioria, portugueses). Ao final, os paulistas saíram vitoriosos.
Ainda, por duas ocasiões, a cidade esteve entre as candidatas à capital de Minas Gerais. Em 1893, perdeu para Belo Horizonte.
Onde ficar em São João del Rei
Villa Magnolia: avaliação – 9,3 (fantástico)
Pousada Rotunda: avaliação – 9,2 (fantástico)
Hotel Lenheiros: avaliação – 8,9 (fabuloso)
Pousada Villa Buonabitacolo: avaliação – 8,8 (fabuloso)
| Confira as outras opções de hospedagem em São João del Rei.
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
O QUE FAZER EM SÃO JOÃO DEL REI
Vou colocar em detalhes aqueles que nós conhecemos e citar as outras opções que também podem ser escolhidas.
➤ Igrejas – O que fazer em São João del Rei
– Igreja de São Francisco de Assis (O que fazer em São João del Rei):
Seu interior é decorado nos estilos barroco e rococós e o projeto da portada, feita em pedra-sabão, é atribuído ao Mestre Aleijadinho.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Gente, dentro da igreja tem um lustre lindo de cristal Bacart. É maravilhoso.
Cemitério da igreja
O corpo do ex-presidente Tancredo Neves, morto em 1985, está enterrado no cemitério da Ordem Terceira, localizado atrás da igreja. Nós, porém, nós não o visitamos.
Localização – A igreja e o cemitério ficam na praça Frei Orlando – centro – que é outro ponto turístico da cidade por seu paisagismo belíssimo, composto de palmeiras imperiais e jardins.
– Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar (O que fazer em São João del Rei):
Localização – A Catedral está localizada na Rua Getúlio Vargas – centro
– Igreja Nossa Senhora do Rosário (O que fazer em São João del Rei):
Nós não chegamos a entrar nesta igreja, que foi construída em 1719, mas tivemos a oportunidade de vê-la por fora, durante a apresentação das “Lendas São Joanenses“.
Dados históricos apontam que a igreja é a construção religiosa mais antiga da cidade, levando em consideração a primeira capela que existiu neste mesmo lugar.
As demais foram erguidas em locais diferentes da sua primeira construção.
Localização – a Igreja do Rosário fica na Praça Embaixador Gastão da Cunha – centro
Outras igrejas
Além destas três, que tivemos a oportunidade de visitar, São João del Rei ainda tem a Igreja Nossa Senhora do Carmo (Largo do Carmo) e Igreja Nossa Senhora das Mercês (Praça Dom Pedro II).
➤ Centro Histórico – O que fazer em São João del Rei
Além das igrejas, o centro histórico de São João del Rei é um verdadeiro museu a céu aberto: suas casas em estilo colonial e suas ruas de pedras preservam uma das histórias mais importantes do estado e do Brasil.
Entre os lugares bacanas do centro histórico, estão duas pontes de pedras (as mais importantes): a Ponte da Cadeia (construída em 1797) e a Ponte do Rosário (1800). Esta última fica em frente ao Memorial Tancredo Neves.
É no centro histórico que também ficam o Museu Regional e o Museu de Artes Sacras.
➤ Museu Regional – O que fazer em São João del Rei
Leia mais detalhes sobre o Museu Regional no post A história de Minas Gerais no Museu Regional de São João del Rei.
Para ler mais detalhes sobre o Memorial, basta acessar o post Memorial Tancredo Neves – São João del Rei.
➤ Passeio de Maria Fumaça até Tiradentes – O que fazer em São João del Rei
O trem circula por 12 quilômetros entre São João Del Rei e Tiradentes, na Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada por Dom Pedro II, em 1880.
Para ler mais detalhes sobre o passeio de trem, basta acessar o post Passeio de Maria Fumaça – São João del Rei até Tiradentes.
➤ Solar dos Neves – O que fazer em São João del Rei
Residência do ex-presidente Tancredo Neves entre 1957 e 1985 (ano de sua morte), o Solar dos Neves não está aberto à visitação, mas é um ponto turístico na cidade.
Segundo moradores de São João del Rei, a casa fica sempre fechada.
Localização – Praça Embaixador Gastão da Cunha – centro (ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário).
➤ Serra do Lenheiro
Para ler mais detalhes sobre a Serra do Lenheiro, basta acessar o post Figuras rupestres de seis mil anos na Serra do Lenheiro – São João del Rei.
Outras atrações em São joão del rei
Como disse, não deu tempo para ver tudo da cidade. Mas quem tiver mais alguns dias, pode conhecer ainda:
➤ Museu de Arte Sacra
No dia de nossa visita, o museu estava fechado. Mas dizem que entre os itens do acervo está uma escultura de Cristo flagelado, de autoria de Aleijadinho.
Localização – Rua Embaixador Gastão da Cunha 08 – Centro
➤ Museu Ferroviário
Aos fundos do Complexo Ferroviário fica o Museu Ferroviário. Nós não chegamos a visitar, mas dizem que é muito bacana.
Tem documentos, fotos, telefones, máquina de telégrafo, calculadoras ferramentas, carros, vagões, entre outros objetos ligados ao trabalho na ferrovia.
Fazendo uma pesquisa rápida na internet, descobrimos que o Museu dispõe de uma coleção com 11 locomotivas a vapor Baldwin, dos Estados Unidos. Também está disponível a primeira locomotiva da EFOM, com o antigo vagão em que viajou o imperador Dom Pedro II.
O Museu, que foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1989, funciona de quarta a sábado das 9 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Ao domingos, das 9 às 13 horas.
Endereço: avenida Emílio Alves, 366 – Centro
➤ Biblioteca Municipal “Baptista Caetano d’Almeida”Rei
Inaugurada em 1827, foi a primeira biblioteca pública construída em Minas Gerais.
Endereço: Praça Frei Orlando, 90
➤ Fortim dos Emboabas
Foi usada como forte para os portugueses e brasileiros, durante a Guerra dos Emboabas, entre 1707 e 1709.
➤ Museu da FEB
➤ Teatro Municipal
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
4 Comentários
[…] (MG) – fotos.5 – Pousada Buonabitacolo: onde ficar em São João del Rei. 6 – O que fazer em São João del Rei (MG). 7 – Mistério e história com as lendas São Joanenses.8 – Santuário do Caraça […]
[…] Bárbara – São João del Rei (de carro) – 4:30 horas de viagem – Hospedagem na Pousada BonabitacoloDiária para 3 […]
[…] São João del Rei, Minas Gerais – top 10 viagens […]
[…] Minas Gerais (Sítio Arqueológico Pedra Pintada/Cocais, Lavras Novas, Santuário do Caraça, São João del Rei, Tiradentes) e São Paulo (Aparecida, Taubaté e Campos do […]