Dica: Livro Contam que…, de Lincoln de Souza
A dica de livro desta semana surgiu depois da nossa viagem até São João del Rei, em Minas Gerais, nos dias 15 e 16 de agosto de 2015, durante o II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem (#eibv2). Uma das atividades programadas para o evento foi assistir ao espetáculo “Lendas São Joanenses“, encenado pelos atores do Rumos em Rotas (parceira do Encontro).
O espetáculo é baseado no livro Contam que…, do escritor, poeta e jornalista Lincoln de Souza. Ele reúne 12 lendas recheadas de mistério, suspense e terror, costumeiramente contadas de geração em geração pelos moradores de São João del Rei.
APROVEITE PARA LER TAMBÉM:
Eu encontrei o livro apenas na internet, onde é possível lê-lo na tela do computador (veja o site abaixo, ao final do post).
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking. No buscador, você encontra as melhores opções, com os menores preços, pode parcelar e ainda paga em Real.
DICA: LIVRO CONTAM QUE … : LENDAS SÃO JOANENSES
Entre tantas lendas contidas no “livro Contam que…” , duas me chamaram a atenção, talvez por ter assistido à encenação das mesmas, durante o espetáculo Lendas São Joanenses. São elas:
O Segredo: Livro Contam que…
“O Segredo” é a história de uma senhora que, por ciúmes do marido com uma escrava, mata-a, retira o seu coração e o serve para o marido em um banquete.
Ele, que não desconfia de nada, se delicia com o coração da escrava e até repete o prato, de tanto que gostou da iguaria.
O Sacrilégio: Livro Contam que…
A outra lenda muito bacana é “O Sacrilégio“. Nesta, um padre é chamado no meio da noite para retirar uma hóstia da boca de um defunto que havia comungado sem ter se confessado.
O padre, então, vai até a igreja de São Francisco, em São João del Rei, a encontra aberta, toda iluminada e com um caixão ao centro. Conforme instruído pelo desconhecido, o padre abre a boca do morto e encontra a hóstia inteira.
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa.
Ao voltar para casa, percebeu que não tinha visto mais o homem que o havia chamado. Também notou que a igreja estava totalmente fechada e com as luzes apagadas.
Já com medo, o padre ouve alguém o chamar e vê que era o rapaz que vinha lhe agradecer. O padre percebe, porém, que já tinha visto aquele rosto antes.
De repente, assombrado, lembra-se que ele era o defunto que estava deitado no caixão. Quando se dá conta disso, o homem, simplesmente, some diante de seus olhos.
Outras histórias
Mas o livro ainda contém outras histórias tão boas quantos essas.
Um menino que desapareceu e foi trazido de volta por Nossa Senhora da Glória. Uma bisbilhoteira que sabia da vida de todo mundo até que mudou de vida depois de ter recebido um objeto para guardar.
Tem ainda a de uma mulher que espiava o amante pelo espelho enquanto assistia a missa e ficou louca com uma visão (esta é horripilante). A da mula sem cabeça. E várias outras.
São histórias de horror e de mistério, mas nada muito diferente daquelas que costumávamos ouvir nas rodas entre amigos ou de pessoas mais velhas, quando fazíamos alguma travessura…
Ficha Técnica do livro:
Gostou desse post? Então, se inscreva para receber as novidades!
Descubra mais sobre D&D Mundo Afora
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
3 Comentários
Muito bacana mesmo!!!!
Li esse livro.Muito interessante.